Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Aprenda a criar boas estratégias de e-mail marketing

Aprenda a criar boas estratégias de e-mail marketing

Seja começando uma estratégia de e-mail marketing, ou utilizando essa estratégia para compor parte da sua campanha de marketing digital há algum tempo, saiba que esse é um dos melhores canais para comercializar e estar em contato com os clientes de forma mais próxima.

Para os profissionais de marketing digital, a ideia é sempre procurar novas maneiras de construir relacionamento de valor e aumentar a receita. 

lead lovers
Ainda assim, algumas dúvidas podem pairar no ar, como se questionar se é preciso nutrir os assinantes com newsletter semanais, quinzenais ou mensais. Ou, por que não, diário?

Será que os envios dedicados, independentes com uma oferta, são melhores para otimizar o funil de vendas? Ou é melhor investir em resumos de e-mail?

Essas são todas as perguntas válidas que os profissionais de marketing fazem ao selecionar o formato certo para atender às metas de e-mail marketing, conforme o segmento de atuação que estão inseridos e o perfil do público que visam atender.

Do que se trata o e-mail marketing?

O e-mail marketing é um aspecto vital e econômico de qualquer plano de marketing para pequenas e grandes empresas. 

Por conta disso, requer muito planejamento, podendo ser apresentado como uma divulgação de produtos como sala comercial compartilhada, serviços e ideias a partir de um contato mais direto e solicitado.

O objetivo de um e-mail marketing é informar e convencer o destinatário a realizar uma ação específica, agregando valor às interações e levando os usuários para evoluir na jornada de compra.

Assim, a ação esperada pode ser clicar em um link, ler um artigo, baixar um conteúdo, ativar uma avaliação ou agendar uma visita junto a empresa.

Quando os profissionais de marketing desenvolvem campanhas eficazes de e-mail marketing, eles começam com um objetivo claro. 

No entanto, o objetivo final nem sempre é alcançado com um único e-mail. Estratégias eficazes de e-mail marketing fazem parte de um funil de vendas, um processo de várias etapas que conduz os clientes por cada etapa da jornada de compra.

Estratégias de e-mail marketing certeiras

O e-mail é o canal de marketing mais importante para profissionais de marketing B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer), isto é, entre empresas, e da empresa para o consumidor, respectivamente. 

Deste modo, essa é uma forma de você levar sua mensagem para as pessoas que já conhecem sua marca de conserto de iphone. Não é um contato frio, então, de certa forma, você já está na metade do caminho.

Assim, basta encontrar a estratégia certa para que o e-mail marketing seja aberto, e o retorno ocorra de forma natural e orgânica. 

  1. Invista em uma boa chamada para ação

Assim que uma pessoa abre o seu e-mail, você precisa fornecer um passo lógico para ela, portanto, certifique-se de que isso esteja claro.

Abaixo de cada oferta, inclua itens como “leia mais” ou “faça o download agora”. 

Para maximizar as conversões, considere o posicionamento dessas frases de CTA (Call To Action), ou seja, chamada para ação. Por isso, certifique-se de colocar um na primeira seção do seu e-mail. Isso tornará perceptível para um espectador assim que abrir o conteúdo.

  1. Lembre-se da assinatura e das normas de adequação

Este é um lugar para vincular e direcionar os leitores para outros recursos relacionados, ou mesmo canais de rede social. 

Se seus assinantes realmente gostarem do conteúdo da campanha de e-mail marketing que fala sobre gerador silenciado, eles o compartilharão. 

Facilite isso incorporando botões de compartilhamento de rede social e siga seu modelo de e-mail marketing.

Inclua também um logo da empresa, informações de contato e uma opção de “exclusão”. 

As informações de contato, além da opção de cancelamento de assinatura, são partes importantes da conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção Digital) para campanhas de e-mail marketing.

Cada conteúdo que você cria ou envia é um reflexo da sua marca como um todo. Certifique-se de que os elementos que você usa refletem bem.

  1. Personalize sua mensagem

Com a automação de e-mail marketing a partir de um sistema de cabeamento estruturado, você pode rastrear o site e os comportamentos de seus contatos para criar mensagens relevantes para eles. 

Isso permite segmentar suas listas para enviar apenas e-mails úteis para determinados grupos de pessoas.

Outra maneira de garantir que suas mensagens sejam personalizadas é com uma campanha de gotejamento de e-mail , que envia e-mails apenas quando acionado por eventos específicos.

  1. Esteja ciente quanto ao envio de e-mails

Com certa frequência, os profissionais de marketing podem executar uma divulgação que se torna invasiva e ineficaz ao realizar o bombardeamento de e-mail marketing

Entre os mandamentos do e-mail marketing está lembrar-se de que o “timing é tudo” por um bom motivo: os clientes querem ouvir de você, mas não querem ouvir você constantemente.

Embora possa parecer contra-intuitivo, menos e-mails também podem significar mais envolvimento, visto que promovem engajamento de valor – quando realmente faz sentido para o usuário.

  1. Não desperdice o tempo de ninguém

Mantenha suas mensagens curtas e diretas, bem como alinhadas com a promessa indicada no campo de assunto. 

Lembre-se que o número de consumidores que usam dispositivos móveis está crescendo, e mais da metade das aberturas de e-mail ocorrem em um celular smartphone ou um tablet, o que indica um menor campo para leitura do e-mail.

Portanto, a melhor maneira de se comunicar e falar sobre projetos de instalação de calhas é por meio de mensagens concisas, que sejam realmente relevantes e atrativas.

  1. Observe suas métricas

Se você não estiver acompanhando seus KPIs (Key Performance Indicator), isto é, indicadores-chave de conteúdo, relacionados ao e-mail marketing , não saberá o quão eficaz foi uma campanha. 

Felizmente, muitos pacotes e plataformas de e-mail marketing oferecem recursos de relatórios para que você saiba o que funciona na campanha e reduzir/aprimorar aquilo que não está trazendo os resultados esperados.

A necessidade de um provedor de serviços de e-mail qualificado

Para seguir os KPIs, um ESP (E-mail Service Provider), ou provedor de serviços de e-mail, é uma plataforma que permite enviar uma campanha de marketing para listas de e-mail ao mesmo tempo.

Sem passar por um provedor de serviços de e-mail qualificado para enviar um e-mail para centenas de destinatários, você corre o risco de ser marcado como spam ou, pior ainda, bloqueado completamente pelo cliente de e-mail. 

Mais uma vez, é importante que a pessoa tenha se cadastrado para o recebimento desses contatos e que tenha disponível o cancelamento dos envios. Tais fatores também evitarão que seja identificado como SPAM.

Além disso, os ESPs permitem que você acompanhe o desempenho da sua campanha de e-mail rastreando taxas de:

  • Abertura;
  • CTA (Call To Action);
  • CTR (Click Through Rate);
  • Rejeição.

Os ESPs permitem que você automatize suas campanhas, podendo configurar a partir de quando um gatilho é acionado, quando um assinante de e-mail abre ou segue o link, se é um contato existente ou novo usuário interagindo com seu site ou campanhas, qualificando o envio das mensagens.

Os templates de de e-mail marketing

Seu template, ou modelo de e-mail, também determinará a efetividade das ações e a aparência de todos os envios. Portanto, é preciso acertar, mesmo que sejam necessários alguns ajustes ao longo do tempo. 

Concentre-se em tornar qualquer modelo que você use consistente com sua marca e mensagens, recorrendo a alguns pontos técnicos principais.

  1. Seção de cabeçalho

Esta é a primeira seção que um leitor vê quando clicar no seu e-mail. 

Para causar uma boa primeira impressão sobre sua empresa administradora de condomínio, evite sobrecarregar o espectador com muitas imagens ou um bloco de texto.

Atenha-se a uma hierarquia, de início com as informações mais importantes ou valiosas em sua seção de cabeçalho, ou mesmo uma apresentação do que será abordado de forma atrativa e concisa.

  1. Elementos de design e imagens

Usar elementos de design e imagens ajuda sua mensagem a se destacar mais. 

Deste modo, para tornar a ação mais efetiva, você também pode encontrar maneiras de variar tamanhos, contraste e cores. A cópia em seu cabeçalho deve ter o maior tamanho de fonte no modelo.

  1. Marca sempre visível

Você também vai querer explorar as diretrizes da sua marca de projeto arquitetônico 3d ao projetar esta parte. Isso ajudará seus leitores a reconhecerem de quem é o e-mail. 

A identidade da marca forma uma conexão e cria confiança com seu público, uma parte fundamental do e-mail marketing bem-sucedido.

  1. Seção do corpo

O corpo é a parte principal do seu e-mail. Para manter os leitores interessados, crie o corpo do seu e-mail com o mesmo tipo de hierarquia em mente e considerando uma ordem lógica para as informações e uma construção atrativa do enredo.

Para saber ou começar a entender o processo a ser realizado na produção de material, é possível considerar o no que você daria uma olhada no conteúdo do seu e-mail e quais informações se destacariam mais, pensando como o clientes.

Lembre-se que você quer que seu leitor entenda as principais informações da mensagem sem precisar ler cada pequeno detalhe.

  1. Espaço em branco

Outra dica: não subestime o poder do espaço em branco em qualquer peça de e-mail marketing. Esta é a área em torno dos elementos principais, que precisam de destaque. 

Afinal, esses espaços atuam como uma pausa para o usuário respirar e assimilar melhor as informações apresentadas.

Pense nisso como uma maneira de organizar seu layout e as mensagens, o que ajuda os leitores a se atentarem aos pontos mais importantes.

  1. Padrões de design de layout

Para ter uma ideia desses conceitos na prática, examine os padrões de design de layout. 

Esses designs são criados para acompanhar a maneira como os leitores se movem em torno das informações. Alguns se movem da esquerda para a direita, para cima e para baixo ou em ziguezague. 

Apesar disso, há comportamentos gerais mais comuns e esperados para a interação com os conteúdos. Entenda essas ações e analise o comportamento de seus clientes e potenciais consumidores.

Além disso, lembre-se de que todo o conteúdo do seu e-mail, incluindo as seções de cabeçalho e corpo, deve ser responsivo para adequação ao celular. 

Sempre tenha uma campanhas de e-mail marketing 

Os tipos de campanhas de e-mail marketing que você envia desempenham um papel importante para manter seus assinantes engajados de modo a saber mais sobre sistema de aterramento e outros produtos e serviços disponíveis para o mercado consumidor. 

Por exemplo, e-mails de boas-vindas geralmente obtêm taxas de abertura com retorno satisfatório. Se você aproveitar isso e começar bem, esses mesmos assinantes terão mais probabilidade de abrir e-mails subsequentes.

Por outro lado, se você começar com um discurso de vendas, bombardear os usuários dia após dia, provavelmente acabará no spam, afastando-o. 

Em última análise, os assinantes gostam de e-mails que oferecem valor real, com um toque pessoal, se possível, agregando informações, conhecimento, identificação e, por vezes, até entretenimento para além da divulgação de soluções.

Conclusão

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para adquirir, engajar e reter clientes. 

Ao implementar uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida, sua empresa pode se beneficiar muito. 

Para isso, apenas lembre-se de selecionar a campanha de e-mail marketing correta para atingir suas metas enquanto uma organização visa alcançar o maior número de público-alvo possível e mais qualificado, implementando um bom relacionamento.

lead lovers
 

Além disso, quando seu cliente considera seu e-mail muito valioso, é mais provável que ele o encaminhe ou compartilhe com outras pessoas, confie na marca e se torne um potencial cliente fiel.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.