É possível viver só de marketing digital?

É possível viver só de marketing digital?

Muitas pessoas buscam formas diferentes de ganhar dinheiro na internet, ter uma renda passiva ou como criar um negócio online.

Porém, a maioria de esbarra no mais importante: Como fazer o marketing dos produtos que você deseja vender na internet?

A resposta é o marketing digital, o pilar mais importante de qualquer estratégia de vendas pela internet.

Por causa disso, o marketing digital é absolutamente necessário para qualquer negócio virtual e nenhum empreendedor deve ignorá-lo.

Somente de saber o quão importante é o marketing digital para qualquer negócio na internet, você já sabe a resposta da pergunta no título. É possível viver de marketing digital? Sim é possível viver e ganhar dinheiro apenas com marketing digital.

Mas não se engane, isso não quer dizer que viver de marketing digital é um caminho fácil, na verdade você precisará ter conhecimentos em marketing digital e se especializar em alguma área relevante, de modo que o seu trabalho seja mais frutífero.

Todos os negócios precisam de marketing para prosperar, os negócios na internet precisam do marketing digital e, se você souber fazê-lo corretamente, e com resultados, seu negócio tende a crescer cada vez mais.

Mas para começar a entender como você pode ganhar dinheiro com isso, você deve entender em que consiste o marketing digital.

O que é o Marketing digital

O marketing digital consiste no conjunto de técnicas e estratégias aplicadas a fim de atingir determinado mercado na internet.

Existem muitas técnicas e estratégias diferentes, assim como objetivos aos quais essas técnicas ou estratégias são aplicadas.

Dentro do marketing digital existe um grande número de nichos que podem ser explorados a fim de ganhar dinheiro.

A criação de uma agência de marketing digital é um dos nichos mais conhecidos na área de marketing digital. Outro nicho bastante conhecido e popularizado é o marketing de afiliados.

Assim, sabendo em qual nicho você deseja atuar facilita o estudo e aprendizado das técnicas ou das estratégias que você pode utilizar visando ser mais bem sucedido no segmento escolhido do marketing digital.

Como escolher o nicho mais indicado para você?

 

Como escolher o nicho mais indicado para você

 

 

Existem muitos segmentos e nichos diferentes do marketing digital. Nesse blog temos o costume de focar mais em marketing de afiliados, que é um nicho bastante lucrativo do marketing digital.

Porém, você pode escolher qualquer dos nichos, já que a aplicação base das estratégias costuma ser muito parecida.

Por exemplo, no desenvolvimento de diversos negócios na internet, especialmente de marketing de afiliados, é muito comum a utilização do marketing de conteúdo, que consiste na utilização e geração de conteúdos de qualidade visando atrair, educar e qualificar uma audiência, para uma posterior venda.

Porém, para selecionar um nicho mais indicado, você deve entender qual é a sua afinidade, qual tipo de negócio você pretende abrir.

Por exemplo, para quem deseja criar um negócio de prestação de serviços, ser o dono de uma agência de marketing digital ou de marketing em mídias sociais é uma excelente ideia, já que esse é um nicho em que muitas empresas ainda não compreendem a importância de atuar.

Assim, você pode ajudar a gerenciar as redes sociais de muitas empresas ou personalidades, de modo que consiga atrair mais seguidores e preservar a imagem da marca.

Outro nicho interessante é o marketing de afiliados, já referido anteriormente e que se baseia na venda de produtos criados por terceiros.

Essa área, embora bastante concorrida, a depender do produto selecionado, ainda pode ser muito lucrativa, sendo necessária muita dedicação para que seu resultado seja percebido.

Nesse post explico o passo a passo de como escolher o nicho ideal inclusive com um vídeo, vale a pena dar uma conferida

Quando selecionar o produto, você deve ter em mente que este deve ser condizente com o conhecimento que você possui, ou seja, procure produtos que estejam dentro da sua zona de competência.

Isso é importante para que você possa trabalhar nesse nicho de modo que possa falar sobre o produto com mais propriedade.

O foco no nicho escolhido é o principal e pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Como trabalhar no nicho escolhido?

 

como trabalhar no nicho escolhido

Assim que você escolher o nicho que deseja trabalhar, além de foco e dedicação aos estudos e as melhores práticas de marketing, você deve ter atenção às melhores plataformas onde irá publicar seu conteúdo.

Sim, para ter sucesso no marketing digital, você deve produzir conteúdos que agreguem ao conhecimento da sua audiência, somente desta forma eles poderão encontra-lo e segui-lo.

Plataformas como Youtube, Instagram, Facebook e outras possuem audiências específicas para cada tipo e devem ser trabalhadas de maneira a atrair essa audiência com um conteúdo voltado especificamente para ela.

Após selecionar as plataformas mais indicadas para o perfil do seu público-alvo, não se esqueça de incluir nos seus perfis os links de indicação de afiliado para o seu produto.

Os conteúdos que você vai criar devem ser focados na área do produto selecionado, logo, você deve ter algum tipo de conhecimento para conseguir criar conteúdos na área do produto que deseja vender.

Não se esqueça que a regularidade é importante. Além disso, no início você produzirá conteúdos para pouquíssimas pessoas ou mesmo ninguém, mas a persistência é muito importante para que você chegue a algum lugar nesse mercado.

A consistência com a qual você cria conteúdos, a regularidade e a sua persistência irão criar com o tempo uma renda passiva suficiente para que você consiga viver só de marketing digital.

Mas leva tempo, e isso pode ser muito difícil de manter a motivação durante o período, portanto, seu foco e seu psicológico devem ser extremamente fortes para se manter nesse percurso apesar das circunstâncias.

Lembre-se de que quase todos os grandes influenciadores e produtores de conteúdo já passaram por esse caminho e sua persistência os fez atingir seu atual status. Se você fraquejar, será como muitos outros que abandonaram o barco no meio do caminho.

Escolha seu público

 

 

Escolha seu públicoO público com o qual você irá trabalhar precisa ser selecionado da forma correta, já que você não pode vender produtos voltados ao público feminino ao público masculino. Além de incorreto, seus esforços serão em vão, já que não deverá ter o mesmo sucesso que teria se focasse no público certo.

Para selecionar o público você deve construir o perfil de cliente mais indicado para consumir o produto que você deseja saber. Algumas das coisas que você deve fazer pensando na seleção correta do seu público são:

  • Analisar os perfis dos clientes que deseja atingir
  • Observe e planeje o comportamento e as respostas do cliente no processo de compra
  • Defina os canais preferidos do cliente

Sabendo onde estão seus clientes basta você se dirigir até lá e começar a sua jornada.

Atinja seus clientes em sua maior necessidade

Para que os seus clientes vejam você, é necessário que você seja diferenciado. Portanto, busque ter uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

Busque saber quais são os pontos principais que os seus concorrentes deixam a desejar e que seus clientes necessitem, de forma que você possa atingir exatamente essa necessidade e conseguir a atenção dessa audiência.

Sabendo os problemas do cliente e aquilo que precisam fazer para resolver você pode criar conteúdos baseados nessa necessidade e assim conquistar mais rapidamente a autoridade e em consequência, os resultados financeiros que você almeja.

Ofereça aos seus clientes uma proposta de valor adequada e irresistível

 

Ofereça aos seus clientes uma proposta de valor adequada e irresistível

O principal argumento da sua proposta deve ser o motivo pelo qual seu cliente não pode deixar de aproveitá-la.

A sua proposta deve possuir tanto valor para o seu cliente que, mesmo que ele não possua os recursos para comprar imediatamente ele se sentirá seduzido, de modo que tão logo ele possa comprar seu produto, ele o fará.

As melhores propostas de valor são aquelas que se mantém na mente dos clientes mesmo que ele não possa adquirir.

Seu foco deve ser oferecer aos seus clientes o que nenhum de seus concorrentes é capaz de oferecer, conteúdo, confiança, transparência, conhecimento e reputação. Tenha em mente que você deve valorizar seus aspectos positivos de modo que se destaque de qualquer outra proposta oferecida.

A chave para conseguir aumentar o valor das suas propostas é aumentar o alcance da sua imagem como uma autoridade conceituada no mercado, assim suas opiniões serão continuamente valorizadas.

Para construir uma imagem de autoridade no mercado você precisará trabalhar na criação de conteúdo relevante para fortalecer a sua imagem pouco a pouco.

Planeje seu funil de vendas

 

Planeje seu funil de vendas

Seu funil de vendas deve ser construído e constantemente otimizado para aumentar a taxa de conversão dos leads gerados.

Ter um bom funil de vendas ajuda você a atingir os clientes e potenciais clientes de forma personalizada de acordo com o estágio em que se encontram.

O funil de vendas é uma ferramenta muito importante para planejar o processo de nutrição e qualificação de leads, de modo que você consiga atingir cada um de acordo com o momento da jornada de compra em que cada um está.

Assim, você poderá completar seu processo de vendas e aumentar as conversões do seu negócio.

Conclusão

Concluindo, você deve ter em mente que, como o mercado de marketing digital é extremamente dinâmico, você deverá manter seus conhecimentos em dia e continuamente adaptar as suas estratégias às mudanças de mercado.

Dito isso, você também precisa estar ciente de que, para viver de renda com marketing digital é um trabalho que, embora recompensador, demande uma grande quantidade de trabalho, dedicação e perseverança.

Portanto, se é o seu desejo ganhar dinheiro na internet, viver só de marketing digital é uma alternativa interessante e possível, desde que você tenha consciência do que será necessário antes de começar a fazer sucesso.

Por fim, entenda que quanto mais você adiar a sua decisão, mais longe você ficará do seu objetivo. Ganhar dinheiro de casa não é simples mas é possível, basta você ser consistente e escolher um nicho de acordo com o seu perfil e capacidade.

E você tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um e-mail para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço,

Gilberto

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.