Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba como implementar os pilares do marketing no seu negócio

Saiba como implementar os pilares do marketing no seu negócio

Se o seu objetivo é vender online, você precisa conhecer os pilares do marketing para o ambiente digital.

Isso porque um número crescente de pessoas busca produtos e serviços na internet.

Assim, se o seu negócio ainda não faz parte desse mundo, você está perdendo grandes oportunidades de vendas e de alcançar esses usuários.

Para criar um plano de marketing digital de sucesso, você deve conhecer os pilares do plano de marketing.

Mais do que isso, estudar como se aplica cada um e mensurar os resultados das estratégias a partir deles. Para conhecer mais sobre a técnica e como aplicá-la, prossiga a leitura agora mesmo!

Marketing: o que é?

O marketing é uma área que se concentra na criação de valor para o produto, serviço ou marca de uma empresa, com o objetivo de conquistar e reter clientes.

Para isso, o marketing trabalha com a divulgação e adequação das campanhas, criando uma percepção sobre o negócio na mente dos diferentes públicos, inclusive trazendo um olhar sobre a relação custo-benefício que a maquina de fazer velas preço oferece, por exemplo.

Assim, os especialistas de marketing devem conhecer e pensar diversos aspectos do mercado, identificando como:

  • Posicionar o negócio;
  • Atrair clientes;
  • Agregar valor ao público;
  • Gerar lucros.

No entanto, estamos falando de todo um corpo de conhecimento – não se trata apenas de vender produtos. 

Afinal, para a devida aplicação de ações por profissionais, o segmento abrange uma gama de conceitos, estratégias, canais e metodologias, evoluindo continuamente ao longo dos anos para se adaptar às mudanças sociais e econômicas.

Quais são os pilares do marketing?

Sendo uma estratégia ampla, o marketing é composto por aspectos centrais para a divulgação de diversos produtos e serviços.

No geral, os pilares dizem respeito às etapas pelas quais a avaliação de conformidade passa desde o primeiro contato com um cliente em potencial até o processo de pós-venda de forma qualificada para reter esse contato. Confira quais são os pilares nos tópicos abaixo.

  1. Planejamento

O planejamento é o passo inicial, mas não deve ser considerado unicamente neste momento, mas como algo que precisa ser avaliado e compor todos os pilares do marketing digital, ou até mesmo revisto após certo tempo.

Antes de começar a planejar, é fundamental conhecer seu produto, modelo de negócios e público-alvo.

O público-alvo é o grupo de potenciais clientes principais que deseja alcançar, pois a partir dele são criados diversos segmentos e é concebível que os hábitos e desejos do consumidor sejam identificados, sendo uma grande fonte de energia para as etapas posteriores.

Uma maneira de entender melhor um público-alvo é desenvolver personas que, diferentemente de um público-alvo, focam em entender o comportamento e os hábitos do consumidor de forma mais pessoal.

  1. Atração

Uma vez definido o seu modelo de negócio, juntamente com o seu público-alvo e todo o planejamento de estratégias e resultados esperados, é hora de começar a atrair consumidores para a reciclagem de cobre.

Nesse sentido, o segundo pilar do marketing digital busca mostrar que a marca existe e como ela pode ajudar seus clientes.

Neste ponto, as metas, recursos, canais e estratégias para captação de leads devem ser definidos.

A partir daí, o time de marketing pode colocar em prática o que foi planejado.

  1. Conversão

Nesta fase, é necessário praticar estratégias de conversão. Ou seja, desenvolver ações que gerem visitantes, leads, oportunidades e, consequentemente, novos clientes através de iscas digitais, fazendo-os evoluir no relacionamento ao ceder informações.

Exemplos incluem publicidade no Google, landing pages estratégicas, publicidade em mídia social, criação de materiais ricos (como e-books e infográficos), organização de eventos, webinars e comarketing com parceiros.

Desse modo, as iscas digitais correspondem a diferentes formatos de conteúdo que envolvem seu público-alvo e agregam valor às interações.

Cabe ressaltar que as landing pages com formulários são responsáveis ​​por coletar informações de leads interessados em fabricantes de máquinas e equipamentos industriais.

Após a conversão de um lead, é necessária uma ferramenta de gestão de marketing para seguir o caminho que o lead irá percorrer para se tornar um cliente e gerenciar melhor as interações para que esse caminho se dê de melhor forma.

  1. Relacionamento

O caminho que um potencial cliente percorre para se tornar um efetivamente requer estratégias básicas de nutrição, daí a etapa de relacionamento.

Nessa fase, é fundamental criar um relacionamento com o cliente em potencial e ajudá-lo nas etapas da jornada de compra, no processo de compra e sanar dúvidas que possam surgir.

A jornada do comprador é dividida nas seguintes etapas: explorar e descobrir, percepção do problema, considerar uma solução e tomar a decisão de compra.

O objetivo dessas etapas é auxiliar na identificação do processo do potencial cliente, de modo a qualificar as interações.

Com isso, é possível construir relacionamento com essa base de contatos, fornecer conteúdo de qualidade, esclarecer dúvidas, enfim, qualquer abordagem que aprofunde o relacionamento entre marca e consumidor.

São esses pequenos atos de interação com a base de clientes que podem produzir grandes resultados ao qualificar e valorizar a relação, ampliando a confiança e autoridade.

Com isso, os clientes em potencial se sentem mais seguros e prontos para investir em decapagem quimica, por exemplo. 

  1. Venda

Depois de atrair visitantes para o seu site, transformá-los em leads e criar estratégias de nutrição (que deve ocorrer a todo momento conforme o status do lead), agora é hora da equipe de vendas agir.

Assim, esse é o momento do time de marketing passar a responsabilidade para a equipe de vendas.

Portanto, é muito importante criar coesão entre marketing e vendas para definir claramente o que torna o prospect qualificado ou não para a equipe comercial trabalhar na negociação e quais aspectos devem ser abordados na nutrição para que esse contato chegue preparado para a compra.

Considere que você possui um e-commerce para comercializar gabinete personalizado diretamente pelo site. 

Nesse caso, é importante analisar todos os passos dos visitantes e verificar se há informações suficientes para que a equipe de vendas, ou o próprio usuário, consiga concluir a venda.

Neste caso, o ideal é enviar comunicações mais próximas, como e-mail, SMS ou WhatsApp para se aproximar de seus futuros clientes.

Para isso, conte com uma plataforma que automatiza esse envio de mensagens em massa, para economizar tempo e escalar suas vendas digitais. 

Mas lembre-se de estruturar de forma adequada as mensagens que serão enviadas e quais ações acionaram esses contatos para não afastar esse contato.

  1. Fidelizar

Muitas empresas ainda acreditam que vender é o fim de todo o processo de relacionamento com o consumidor.

Contudo, ainda existe um pilar muito importante do marketing digital e crucial para o sucesso do empreendimento: a retenção de clientes.

Este é o pilar de fidelização que inclui ações de marketing destinadas a lembrar aos clientes que você está sempre presente e pronto para ajudar e/ou vender um novo produto.

Ações de relacionamento, geralmente a partir de meios mais segmentados, e-mail marketing para clientes, envio de SMS com promoções específicas para o cliente e manutenção do contato com feedbacks são exemplos de táticas de fidelização.

Fornecer um bom atendimento ao cliente é o principal ato de retenção de clientes, seguido por oportunidades para novos serviços, como upselling e cross-selling de filtros a vácuo

Dicas para ter sucesso no marketing

Apesar de serem informações valiosas, não basta estar familiarizado com os pilares do marketing para atuar de maneira qualificada.

Para complementar esse guia, confira dicas para aplicar os princípios da melhor forma.

Ajude seus prospects até o momento da compra

Saber se relacionar significa seguir algumas regras básicas que determinam suas interações com seus clientes. Para isso, é preciso ser atencioso, cuidadoso e, se necessário, estar disponível para ajudar a cada “levantada de mão” do cliente.

Lembre-se que é essencial fornecer as informações que eles precisam para resolver seus problemas e decidir qual solução precisa até o momento crucial: a compra.

Educar seus clientes e orientá-los pelas etapas essenciais garantirá que eles tomem a decisão de compra no prazo que atenda às necessidades do seu negócio e siga o planejamento, ocorrendo de forma eficiente para o cliente também.

Acompanhe os relatórios

Os relatórios atuam como um importante indicador de feedback do consumidor. De fato, quanto o marketing de conteúdo agregou ao seu negócio?

Com base nesse monitoramento, é possível (e necessário) traçar metas mais claramente e que sejam realistas e mensuráveis.

Ou seja, os relatórios mostram o caminho de crescimento percorrido e quanto trabalho ainda precisa ser feito para tornar o guindaste giratório um produto relevante e rentável no mercado.

Compartilhe conteúdo relevante

Em todo o processo de marketing, uma das principais ações para obtenção de resultados consiste no desenvolvimento do conteúdo certo para despertar o interesse do público e direcioná-lo no funil. 

Ou seja, o conteúdo online é essencial para que as conversões ocorram.

Para isso, a produção de texto, vídeo, áudio e imagens deve seguir técnicas de marketing digital. Uma delas é usar palavras-chave que ajudarão seu site a ranquear em mecanismos de busca como o Google: o chamado SEO.

Além disso, a estrutura do conteúdo deve priorizar a escaneabilidade, ou seja, leitura dinâmica, facilitada e bem estruturada com o uso de marcadores, hiperlinks, etc, para a compreensão dos algoritmos e leitores rapidamente.

A prioridade deve ser sempre a qualidade da informação, a apresentação precisa dos dados e a confiança em fontes fidedignas, com o objetivo de resolver as dúvidas ou problemas que surgem e que podem se relacionar ao negócio, que propõem soluções para essas dores.

Invista em bom relacionamento

Manter relacionamentos saudáveis ​​com os clientes é outro aspecto que não pode escapar de suas ações de marketing digital. 

Assim, é importante criar uma newsletter para manter a frequência de acesso às atualizações.

Enviar e-mail marketing ajuda tanto quanto criar campanhas de feed de nutrição (que geram mais acesso ao conteúdo, alcance e potencial de conversão).

Considerações finais

Como você percebeu, os pilares do marketing digital precisam de pessoas capacitadas para transformar ações em resultados.

Por isso, ter uma empresa especializada no ramo é um investimento que vale muito a pena e gera diferencial em relação a seus concorrentes para auxiliar no processo de atração, contato e fidelização.

A capacitação e conhecimento devem ser componentes centrais de toda e qualquer equipe dedicada ao marketing digital, bem como qualquer estratégia, de modo que agreguem bons resultados.

A profusão de plataformas e ferramentas, aliada à velocidade das tendências da internet, fazem com que a alteração e aprendizado de novas técnicas seja cada vez mais constante.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.