Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como utilizar palavras-chave no seu site

Como utilizar palavras-chave no seu site

Todo empreendedor quer que seu negócio alcance repercussão para liderar as buscas no Google, possibilitando novos clientes. Neste contexto, as palavras-chave desempenham um papel determinante.

Isso porque essas palavras são as grandes responsáveis pela classificação nos motores de busca e a indexação correta dos termos e páginas dentro do segmento de atuação. Por isso, devem estar presentes no texto e em outros elementos do site.

Assim, mais do que um site bem projetado, também é fundamental ter os termos de pesquisa correspondentes ao negócio e as intenções de busca de potenciais consumidores para alcançar os resultados desejados com o conteúdo.

Para evitar erros nesse processo, saiba o que é uma palavra-chave, quais são os tipos e como usá-las com sucesso na web.

O que é são as palavras-chave?

Palavras-chave são o principal fator que possibilita a leitura e ranqueamento do motor de busca e consiste em palavras ou frases utilizadas pelos usuários para obter determinadas respostas no mecanismo de busca, por exemplo, “bolo de laranja como fazer”.

Ou seja, são os termos utilizados e a forma como os usuários digitam suas perguntas nos mecanismos de busca para obter respostas e resolver seus problemas, sanar suas dúvidas e curiosidades.

Basicamente, palavras-chave são a principal ferramenta para guiar pesquisas no Google e em sites similares, bem como são os alertas para que os algoritmos leiam a página em determinado segmento e a classifiquem de acordo com a intenção de resposta dos internautas, indexando as páginas mais adequadamente.

Cada pesquisa é proveniente de uma ou mais palavras usadas para apresentar o problema, como “Estudo de impacto ambiental para que serve”, sendo mais ou menos específica conforme o grau de informação, interesse e etapa da jornada que o internauta se encontra.

Se você é um profissional de marketing, as palavras-chave são termos usados para fornecer orientação ao criar páginas, postagens de blog e sites, categorizando as páginas e conteúdos.

Ou seja, quando você define palavras-chave para uma determinada página, você está enviando uma mensagem para o Google, por exemplo, de que seu conteúdo é sobre um tema/termo específico.

Se tudo der certo e você fizer a escolha certa, seu conteúdo será exibido corretamente para a pessoa que pesquisou aquela palavra-chave ou semelhantes entre os primeiros resultados, ampliando as oportunidades de fazer novos negócios.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Existem diferentes tipos de palavras-chave que podem ser usadas como estratégia de marketing.

Para entender como esse mecanismo funciona, explicaremos os principais tipos de palavras-chave e como usá-las para aumentar seu alcance.

Long tail

Long tail, ou palavras de cauda longa, são as pesquisas mais específicas inseridas em um mecanismo de pesquisa, geralmente maiores e menos abrangentes.

Esse tipo de palavra-chave costuma ser usado no final das buscas, quando o usuário busca algo específico ou voltado para o que realmente deseja adquirir, representando etapas de meio e fundo de funil.

Ou seja, ocorre após a busca por termos mais gerais. Assim, quanto mais um usuário pesquisa, mais ele tende a usar a cauda longa e saber sobre o tema. 

Consequentemente, menos pessoas a utilizam, mas tendem a ser mais qualificadas para processos de venda.

Isso significa que palavras-chave de cauda longa não geram muitos resultados porque menos pessoas digitam essas palavras específicas nos mecanismos de busca, tendo um volume de busca menor.

No entanto, as pessoas que o acessam desejam exatamente esse conteúdo/produto.

Então, pode valer a pena para a empresa de instalação de energia solar investir nelas, agregando características, marcas ou especificidades de seus produtos ou regiões que atende.

Head tail

Estas são as pesquisas iniciais, os termos mais gerais e simples inseridos nos motores de busca.

Normalmente, compõem as primeiras pesquisas que um usuário faz, até que eles especifiquem cada vez mais as pesquisas pela cauda longa.

Essas palavras têm um volume de pesquisa muito alto e, portanto, são muito mais difíceis de ranquear.

Mesmo assim, ​​com estratégias de marketing bem projetadas, você pode superar a concorrência de assinatura digital como fazer.

Para isso, é necessário combinar o uso de palavras-chave com outras estratégias de marketing e fazer um trabalho mais aprofundado.

Transacional

Esse é o tipo de pesquisa em que o usuário pretende fazer uma compra. Existem várias maneiras de fazer pesquisas transacionais.

O usuário pode estar usando o Google para pesquisar uma determinada loja, um produto que decidiu comprar ou pode querer comparar preços, marcas e modelos de brindes personalizados.

Essa é uma das buscas mais importantes para quem quer usar estratégias de marketing que trabalham com palavras-chave para ampliar as conversões e os lucros, pois é possível captar potenciais compradores que já sabem o que querem e efetivar a venda.

Se a empresa e o produto estiverem bem classificados na pesquisa transacional, os usuários certamente vão encontrar sua marca e tem alto potencial de compra.

Navegacional

Neste caso o usuário entra na página da web pesquisando diretamente no navegador. Qualquer pessoa digitando diretamente em uma página da web raramente mudará seu destino, ao contrário de alguém que pesquisa palavras-chave no site.

No entanto, é possível que ao navegar na busca o usuário utilize o Google como atalho ou como dica para sua busca completa, o que demonstra interesse pelo negócio e qualifica o usuário, criando oportunidades.

Informacional

Esse tipo de pesquisa costuma ser um pouco mais geral. Por meio de pesquisas informacionais, os usuários buscam sanar dúvidas sobre um serviço, um produto ou uma marca.

Essa busca pode ser o início de uma busca que leve a uma compra de serviços de assessoria contábil, mesmo que não seja no momento exato. Assim, é importante adotá-la corretamente para inserir e direcionar o internauta pelo funil de vendas.

A pesquisa informacional difere da pesquisa navegacional, pois o usuário simplesmente não sabe quais sites ele pode acessar com sua pesquisa. Assim, ao buscar informações, ele poderá conhecer seu produto ou marca.

Ferramentas de auxílio para palavras-chave

Como esses termos são tão centrais em qualquer estratégia de marketing digital, o Google e outros provedores oferecem ferramentas para utilizá-las de forma mais eficaz.

Confira os tópicos abaixo para conhecer os recursos e benefícios de algumas plataformas mais populares e que contribuirão com sua estratégia de palavra-chave.

Planejador de palavras-chave Google Ads

O planejador de palavras-chave do Google não é apenas uma boa escolha ao iniciar um novo site, mas também pode ser seu melhor amigo à medida que você desenvolve e produz mais conteúdo.

É fácil ver o principal benefício desta ferramenta: você poderá obter informações diretamente do Google, que provavelmente será o mecanismo de busca para o qual você otimizará seu site.

Para iniciar o processo é preciso acessar a plataforma do Google Ads e selecionar “planejamento de palavras-chave”. Posteriormente há a opção de iniciar a partir de termos já utilizados ou descobrir novos. 

Assim, basta escolher uma das opções, conforme a sua necessidade, e inserir as palavras-chave usadas ou o segmento de atuação para iniciar o planejamento.

Google Autocomplete

Assim que você começa a digitar no mecanismo de busca, é comum que apareçam sugestões de pesquisa relacionadas às primeiras letras digitadas, conforme as buscas mais realizadas.

O intuito é auxiliar o usuário a concluir a caixa de pesquisa mais rapidamente, melhorando a experiência no site.

No entanto, é possível avaliar os termos sugeridos para identificar o comportamento e os interesses dos usuários ao buscar por determinado segmento/termo, estabelecendo as palavras-chave para seu negócio também.

As previsões de pesquisa geradas pelo autocomplete refletem pesquisas reais sobre Empresa de portaria realizadas por pessoas no Google de forma automática, economizando tempo na pesquisa e no planejamento.

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as previsões podem ser úteis ou ter uma conexão real com o que a pessoa está procurando sobre sua empresa, por isso também é importante estar atento às tendências do setor e principais dúvidas/interesses do público.

De acordo com o Google, para decidir quais previsões mostrar, o sistema começa analisando consultas populares e consultas de tendências que correspondem aos termos na caixa de pesquisa.

Ubersuggest

O Ubersuggest oferece palavras-chave que não estão disponíveis no planejador de palavras-chave do Google.

Com isso em mente, recomendamos sempre pesquisar no Ubersuggest depois de verificar as palavras-chave relativas ao licenciamento ambiental no planejador.

Seu uso é simples: digite a palavra-chave e clique em “pesquisar”. Isso cria uma lista de palavras-chave que podem complementar sua listagem, indicando o volume de busca e potencial de posicionamento;

Além da visualização de dados de palavras-chave, você pode usar o menu lateral para navegar para outras funções.

SEMRush

O SEMRush mostra a competitividade dos termos de pesquisa por meio de um sistema de pontuação, evidenciando as tendências de pesquisa para as palavras-chave em questão (um recurso semelhante ao Google Trends) e mostra páginas e domínio de classificação orgânica para pesquisa de frases.

Outro ótimo recurso do SEMrush é a caixa de pesquisa para análise de concorrentes.

Para isso, basta inserir os domínios que deseja avaliar para verificar, por exemplo, as palavras-chave que melhor localizam os sites desses concorrentes para implementar uma ação mais completa e efetiva.

Keyword Tool

O Keyword Tool gera 750 sugestões de palavras-chave e funciona em 83 idiomas e 129 domínios do Google. 

As sugestões geradas são apresentadas em ordem alfabética, em termos com palavras antes e depois do termo de busca.

Outra vantagem fica por conta do recurso de navegação: simples e sem anúncios, facilitando a busca do usuário por escritório contábil

Ahrefs

O Ahrefs é uma das ferramentas de SEO mais interessantes. Foi criado em 2011 e era inicialmente usado para desenvolver estratégias de rastreamento e construção de backlinks.

Ao longo dos anos, porém, a funcionalidade da ferramenta evoluiu, a ponto de fornecer aos usuários uma base precisa que pode ser facilmente utilizada na construção de qualquer metodologia de conteúdo.

Seus benefícios vão além disso: o Ahrefs fornece dados vitais para rastrear métricas de link building, bem como recursos essenciais para reforçar os benchmarks.

WordStream

Por fim, temos o WordStream, uma das ferramentas gratuitas de pesquisa e análise de palavras-chave mais populares.

Todo esse sucesso está intimamente ligado ao fato da ferramenta oferecer long tails diversas e mais específicas do que as opções oferecidas por outras plataformas gratuitas.

O WordStream é útil para pesquisa de palavras-chave, mas pode causar alguns problemas para o planejamento de conteúdo, pois não fornece dados essenciais como volume e concorrência de termos. Para acessar essas métricas, você precisa pagar.

Conclusão

É extremamente importante conhecer os detalhes relacionados às palavras-chave para integrá-las com qualidade às estratégias corporativas.

No texto que você acaba de ler, mostramos:

  • Definição;
  • Tipos de palavras-chave;
  • Ferramentas para otimizá-las;
  • Dicas gerais.

Agora, você tem o que precisa para escolher os melhores termos e se posicionar nos mecanismos de busca.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.