Iniciante Hotmart: Começando a ganhar dinheiro na internet

Iniciante Hotmart: Começando a ganhar dinheiro na internet

Para quem está dando os primeiros passos em um negócio, o grande desafio e ao mesmo tempo a maior conquista com certeza é a primeira venda.

Por isso, você deve se preparar para conseguir realizar a primeira venda e assim conseguir vencer esse primeiro obstáculo, realizando novas e mais vendas.

No marketing de afiliados, isso não é diferente. Existem inúmeras técnicas que são aplicadas para que se venda mais e melhor, porém nem todas são aplicáveis para quem apenas está começando.

Por isso, reunimos aqui as técnicas de vendas mais efetivas para quem está começando no marketing de afiliados e que você pode aplicar no seu negócio na Hotmart.

Quando você está começando, muitas dúvidas surgem sobre qual a melhor abordagem, onde investir, como escolher e atrair o público certo e como convencer esse público a comprar o seu produto.

Vamos tentar ajudar você em cada uma dessas dúvidas ao mesmo tempo que ensinamos você a começar a vender online.

Fase 1: Cadastro e escolha do produto na Hotmart

 

cadastrando na plataforma

Você deve começar com o cadastro na plataforma, no caso falamos da Hotmart, as existem vários outros concorrentes que oferecem serviços similares.

A Hotmart é uma plataforma que reúne produtores de conteúdo e afiliados que se dispõem a vender tais produtos em troca de uma comissão.

Cada um desses papéis, produtor e vendedor, tem suas vantagens e desvantagens. Porém, para o iniciante, talvez seja mais simples ser um afiliado, já que seu trabalho é apenas vender o produto, deixando com o produtor, as responsabilidades associadas.

Portanto, depois de realizar o cadastro como afiliado na Hotmart, você terá acesso ao catálogo de produtos da plataforma, com milhares de produtos oferecidos por milhares de produtores.

Escolha do produto

 

escolhendo o produto

Cada produto possui um valor diferente e também públicos específicos que podem ser atingidos por ele. Por exemplo, produtos voltados para o emagrecimento de mulheres e produtos voltados ao ganho de massa muscular para homens, ou vice versa.

Nesse momento você poderá selecionar o produto que seja mais interessante para você, ou seja, o produto que você poderá vender com mais facilidade, geralmente em algum assunto que você tenha mais afinidade.

Após selecionar o produto, você receberá seus links promocionais, que você poderá usar para vender o produto a seus clientes. Lembrando que você pode escolher mais de um produto.

O Hotmart também indica os produtos mais quentes, ou seja, com maior aceitação para que você venda, isso pode facilitar seu trabalho.

Assim, cumprindo as etapas de registro e escolha do produto que você irá vender, parabéns, você oficialmente se tornou um afiliado. Agora vamos à próxima fase, divulgação do produto.

Fase 2: Divulgação do produto

 

divulgando o produto

Para começar, você precisa entender: não existe fórmula mágica para você vender seu produto, ou seja, não importando a técnica apresentada, tudo depende de como você aplica a sua estratégia e não há qualquer garantia de sucesso, embora na maioria dos casos de sucesso, essas sejam as técnicas aplicadas.

Portanto, não há milagre, mas sim trabalho duro, persistência e consistência. Se você se dedicar, irá conseguir o resultado que almeja.

Público alvo

Mas, para começar a divulgar e ter sucesso nessa área, que é a principal para um afiliado, considerando que a divulgação correta leva às primeiras vendas, é necessária a sua compreensão sobre o público que pretende atingir.

Selecionar o público certo não é tarefa fácil, portanto, você deve compreender qual é o tipo de pessoa que consumiria o produto que você vende.

Por exemplo, não adianta anunciar um produto voltado à gravidas para homens, seu alcance será muito menor. Por isso, saber quem é o seu público é o primeiro ponto.

Selecionando o seu público, você deve entender o comportamento dele, o que consome, quais plataformas costuma usar e os sites onde você pode encontrá-lo.

Com isso, você pode entender a linguagem e os métodos que devem ser usados para atraí-lo ao seu negócio.

Plataformas

Atualmente os consumidores estão espalhados por diversas plataformas diferentes, cada uma com sua particularidade e, portanto, métodos mais assertivos de ação.

Indo muito além dos tradicionais blogs, existem canais no Youtube, mídias sociais, como Facebook e Instagram e as redes profissionais como o LinkedIn.

Logo, cada plataforma diferentes obriga você a buscar o cliente com um método diferente. O que faz sucesso no Instagram dificilmente fará sucesso no LinkedIn, assim como o que faz sucesso no Facebook pode não fazer sucesso no Youtube ou Twitter.

Nesse caso, o foco de um afiliado iniciante deve ser buscar as redes que o seu público mais utiliza e, assim, estar presente nela, criando conteúdos e compartilhando, de modo que você tenha alguma alcance orgânico. Você também pode investir para impulsionar suas publicações e alcançar mais pessoas.

Assim, você pode ser mais visto pelo seu público e conhecido por eles. Dessa forma começará a atrair a sua primeira audiência e conseguir seus primeiros engajamentos.

Conteúdo

O segredo de uma boa estratégia de divulgaação consiste em um conteúdo bom e relevante. Mas o que é conteúdo relevante?

Conteúdo relevante é toda publicação que você fizer com capacidade de ser aplicada pelo usuário de forma simples. Isso ajuda a engajar as pessoas na sua solução, aumentando a capacidade destes de compreenderem a efetividade da solução que você propõe.

Se o seu conteúdo for fácil de consumir, com a linguagem certa, adaptada ao público, ele conseguirá atingir mais pessoas e, assim, crescer a sua audiência, aumentando o potencial de vendas do seu público.

Fase 3: Técnicas de vendas

Nesse ponto você já possui um produto e uma audiência, portanto, agora você está preocupado com a sua primeira venda.

Nosso objetivo aqui é que você entenda e aplique técnicas que poderão ajudá-lo a persuadir seus clientes e aumentar as chances de concluir uma venda.

Existem inúmeras técnicas disponíveis, porém, vamos falar aqui das melhores para quem está iniciando, ou seja, técnicas que você possa aplicar sem grandes dificuldades.

Novamente, é necessário ressaltar, que nenhuma das técnicas descritas aqui são fórmulas “mágicas”, ou seja, não basta colocá-las em prática e você se tornará milionário vendendo online. Isso tudo vem com o tempo e experiência.

O cliente e sua experiência deve ser o seu foco no processo de vendas, só assim você conseguirá resultados duradouros.

Processo de vendas

Geralmente o processo de vendas é sintetizado em um funil,que representa toda a jornada do cliente desde a descoberta da empresa até o fim do processo de vendas, com a conclusão da compra pelo cliente.

As técnicas de vendas funcionam melhor se você souber explorar as melhores etapas para aplicá-las. Por isso, é muito importante que você entenda e estude o funil de vendas para aplicar ao seu negócio.

O funil de vendas está dividido nas seguintes etapas:

  • Topo do funil: Fase em que se atrai o cliente até a empresa. Nessa etapa você deve focar sua atenção em explorar os problemas ou necessidades da audiência, sem tratar do produto em si.
  • Meio do funil: Essa é a fase em que você começa a preparar os seus clientes para a conversão, para a oferta final do produto que você deseja vender. Crie uma landing page para facilitar e aumentar a eficiência dos seus esforços de conversão.
  • Fundo do funil: Essa é a última etapa, a etapa de finalização do processo de compra. Nessa etapa você deve ser capaz de finalizar as dúvidas e responder a qualquer questão dos seus clientes. Assim, você mostrará que o seu produto é o melhor do mercado.

Técnicas de venda para você aplicar agora

Agora que você está compreendeu toda a parte de preparação para as vendas, chegou a hora de conhecer as técnicas que podem ajudar você a fazer seu negócio decolar.

1. Busque atingir a necessidade do cliente

Muitas vezes, o seu potencial cliente chega até você sem ter a consciência das suas necessidades. Portanto, sem saber que ele precisa do que você oferece, ele pode ignorar a sua oferta.

Seu objetivo, nesse caso, deve ser apontar a necessidade do cliente, fazer com que ele a reconheça e assim, você irá torna-lo consciente do problema e da sua solução. Isso tende a facilitar a realização da venda.

Para fazer isso, o mais importante é criar conteúdos relevantes, que possam de fato agregar valor à sua audiência, assim eles podem ficar cientes das próprias necessidades e da sua solução para resolvê-las.

Você pode criar conteúdos em várias plataformas, como Blogs, Youtube e Redes sociais. Cada conteúdo de valor criado e consumido pelo seu público ajuda a reforçar a sua imagem como potencial solucionador de problemas.

Outro ponto importante na criação de conteúdos é que isso vai fortalecer a sua imagem como autoridade em seu nicho de atuação, o que, para quem está começando é vital para estabelecer a sua imagem e facilitar a venda dos seus produtos.

2. Busque acabar com as objeções

Objeções são extremamente comuns em vendas. Por isso, todo bom vendedor deve saber como vencer as objeções dos seus clientes. Essa será uma oportunidade de ouro para você mostrar a sua solução de forma mais ampla e decisiva.

A verdade é que nós, consumidores, usamos as informações disponíveis como um parâmetro para definir se uma compra é ou não uma boa opção. Por exemplo: quando vamos comprar um produto novo, geralmente um cliente busca reviews, comentários, características e as funcionalidades de um produto.

Se a quantidade de informações for deficiente, esse cliente tende a decidir por não comprar tal produto. Portanto, você deve sempre focar no tipo de informações mais necessárias e as objeções mais comuns dos clientes devem ser mapeadas e respondidas satisfatóriamente.

Foco no valor, não no preço

Valor e preço são duas características diferentes. Preço é o quanto você paga por um bem, valor é o que você efetivamente leva.

Ou seja, o valor de um produto é determinado pelo benefício que ele pode conferir aos seus compradores. O preço de um produto pode ser caro ou barato dependendo do valor que se agrega ao potencial cliente.

Por exemplo: Uma pessoa vagando no meio do deserto do Saara, sem água, mas com um saco de dinheiro, comprará água por qualquer valor que encontrar, pois para ela a água tem mais valor do que o dinheiro que ela possui.

Essa é a diferença entre preço e valor. Com esse enfoque, busque apontar ao cliente as vantagens e características de valor do seu produto para que ele perceba a vantagem de comprá-lo.

Vídeos reviews

Investir em vídeos reviews em que você consiga apontar as principais características do produto que deseja vender é uma boa alternativa.

Geralmente vídeos são peças de conteúdos mais fluidas de se consumir e mais fáceis. Muita gente não gosta de ler grandes textos, e preferem consumir conteúdos por meio de vídeos. Por isso essa é uma grande alternativa para você.

3. Copywriting e gatilhos mentais

As técnicas de copywriting e gatilhos mentais são excelentes alternativas para conseguir prender a atenção dos seus leitores e, assim, ajudar você a explicar os benefícios do seu produto a esses clientes.

Gatilhos mentais podem auxiliar você a dirimir as maiores objeções e a conseguir vencer os principais obstáculos no que tange a atrair os clientes para a sua oferta. A seguir uma breve descrição de alguns dos principais gatilhos:

Prova social

Antes de comprar um produto, é muito comum que os usuários busquem comentários, avaliações e reviews com as opiniões de quem usa ou usou tal produto e suas impressões sobre ele.

Esse gatilho é poderoso pois transmite segurança para alguém, pois valida um produto e o torna mais aceitável. Portanto, expor os comentários e testemunhos de quem já utilizou o produto é interessante para conseguir acionar esse gatilho.

Autoridade

Esse gatilho é muito bom de se utilizar, já que ele pode usar a sua autoridade no assunto, caso você tenha algum tipo de expertise, ou a autoridade e respaldo de alguém reconhecido para endossar o produto que esteja vendendo.

Escassez

Você já deve ter se deparado com algum tipo de promoção limitada de algum produto. Seja uma limitação temporal ou por quantidade, esse é o chamado gatilho da escassez.

Seu objetivo é estimular uma decisão rápida por conta do cliente para que este faça a compra o mais rápido possível, para não perder as condições.

Com isso, você pode aumentar as suas vendas em uma promoção por um curto espaço de tempo.

Afinidade

Esse é um gatilho que é muito utilizado para criar uma emoção entre o cliente e a história que você esteja contando.

Você pode contar a sua história e como tal produto mudou a sua vida, conte como era antes e o que sentia, dessa forma você pode criar uma conexão com o cliente que se identificar com a história. Isso ajuda muito na hora da venda.

4. Não se esqueça do pós venda

Muitas vezes, como afiliado iniciante, você não terá uma base de clientes muito grande. Mas, com o tempo, você deve conseguir cada vez mais clientes e, assim, aumentar a sua base.

Porém, você deve entender que, cada cliente que compra seu produto se torna cliente do produtor do conteúdo, não seu.

Mas, para manter o relacionamento, uma dica é que você ofereça algum bônus extra para o cliente que comprar o produto. Isso significa que o cliente que comprar deverá entrar em contato com você para receber o bônus. Isso ajuda você a manter esse potencial cliente em sua base, podendo seu alguém que pode comprar novos produtos no futuro.

Portanto, o pós venda é uma parte muito importante da estratégia de venda, já que, se você conseguir reter clientes você poderá conseguir novas vendas e aumentar o seu negócio.

Existem algumas estratégias que você pode utilizar para reter alguns desses clientes, vamos a elas:

Ofereça conteúdos exclusivos

Sendo um afiliado, você pode oferecer conteúdos exclusivos para quem adquirir o produto com você, de forma que você agregue ainda mais valor na oferta do produto que deseja vender.

Esses conteúdos podem ser de vários tipos, sejam apostilas, materiais complementares, vídeos, guias ou qualquer tipo de conteúdo de valor.

Vantagens na compra de outros produtos

Você também pode oferecer vatangens para quem adquirir um produto na aquisição de outros produtos que você oferece. De preferência, essas ofertas devem estar relacionadas.

Suporte fácil e eficiente

O suporte que você oferece aos seus clientes ou potenciais clientes é um diferencial competitivo na hora da compra, já que diminui as chances do usuário desistir da compra do produto.

Com o tempo e o crescimento da demanda, você não poderá continuar a responder os e-mails manualmente, nesse caso é uma boa ideia investir em um software de helpdesk.

No caso da Hotmart, eles oferecem um serviço de suporte excelente aos compradores de produtos da plataforma.

Conclusão

Embora o assunto seja muito extenso e esse post seja apenas um resumo, você precisa entender que cada etapa do processo deve ser muito bem estudada por você para que seu sucesso seja maior e mais duradouro.

Logo, o contínuo estudo das técnicas e ideias utilizadas na área é necessário para a manutenção de um negócio de sucesso.

Outro ponto que você não deve esquecer é que não dá para chegar no topo em um dia ou uma semana. Esse é um processo demorado e paciência é necessária.

Por fim, basta você se dedicar e fazer um bom serviço que com o tempo seu negócio começará a crescer.

E você, tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço,

Gilberto

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.