Como evitar a procrastinação

Como evitar a procrastinação

A procrastinação é uma das principais barreiras que bloqueiam seu crescimento, impedem a tomada das decisões corretas e viver os sonhos que sempre sonhou.
Estudos recentes mostram que as pessoas se arrependem mais das coisas que não fizeram do que das coisas que fizeram.
Mais do que isso, sentimentos de arrependimento e culpa resultantes de oportunidades perdidas tendem a permanecer com a pessoa por muito mais tempo.
De vez em quando, as oportunidades parecem estar ao alcance das nossas mãos mas não conseguimos alcançá-las.
Quando você procrastina, você desperdiça o tempo que poderia estar investindo em alguma coisa útil.
Se você conseguir superar esse inimigo obstinado, você conseguirá fazer muito mais e dessa forma, utilizará todo o potencial que a vida tem para te oferecer.
Sabemos que o mundo atual estimula a procrastinação e, saber como superar esse desafio é uma das maiores habilidades que você poderá aprender.

Porque as pessoas procrastinam?

Pouca força de vontade é muitas vezes percebida como a principal causa da procrastinação, por isso, temos que buscar uma motivação interior que nos ajude a superar o hábito de procrastinar no dia a dia.
Indecisão
Atualmente, o número de oportunidades de vida que nos são oferecidas é absurda. A sociedade moderna idolatra as liberdades individuais na crença de ue quanto mais livre uma pessoa é, mais feliz ela será.
Porém, isso não explica o porque as pessoas hoje em dia são bem menos felizes do que no passado. A resposta para isso é que a liberdade conquistada permite que tomemos nossas próprias decisões e sigamos nossos próprios caminhos, isso dificulta a nossa escolha de prioridades.
A desmotivação que as pessoas sentem é causada por essa falta de priorização. Sem saber escolher o que é essencial e o que não é, o que é certo e o que é errado acabamos paralisados sem tomar nenhuma decisão.
Precisamos conhecer e seguir valores e visões pessoais saudáveis e cultivar hábitos positivos de forma a vencer a indecisão.
Essa é uma característica essencial para superar não somente a procrastinação, mas todos os outros obstáculos que a vida os traz.
Ignorar o valor do tempo
Todos nós, assim como nascemos, sabemos que algum dia iremos morrer. O tempo que passamos na terra é limitado e finito.
Por causa disso, o tempo é a coisa mais preciosa que você tem. Não é como dinheiro, que você pode pedir emprestado, poupar ou ganhar mais.
Você não pode prolongar a sua estadia na terra da forma como fazemos com qualquer outra coisa, por isso, cada segundo que você desperdiça se foi para sempre.
Quando você compreende que a vida é finita você passa a entender que precisa gerenciar o seu tempo com mais cuidado.
Isso também vai te fazer pensar sobre como você acha que é a melhor maneira de usar o seu tempo aqui na terra.

Falta de disciplina

Você pode considerar a disciplina ou autocontrole como aquele momento que você precisa fazer alguma coisa, mas tem muito dificuldade de cumprir a tarefa.
Essa não é a principal causa de procrastinação, mas é um importante componente. Para ser disciplinado, você precisará da motivação correta e aprender a manter e trabalhar em hábitos positivos.
Tipos de motivação e porque você não deve “apenas” perseguir seus objetivos

Motivação extrínseca

Recompensas e punições ou sobremesa e chicote foram maneiras desenvolvidas para forçar pessoas a cumprir determinadas ações que elas jamais pensariam em fazer por si.
Mas, quando pessoas fazem algo que não gostariam, ficam infelizes e seus cérebros liberam menor quantidade de dopamina.
Muitos estudos confirmam que usar a motivação extrínseca diminui o desempenho de atividades que requerem mesmo baixo nível de capacidade intelectual.

Motivação baseada em objetivos

Essa motivação leva pessoas adiante, impelindo-as a trabalhar duro por seus objetivos, o que significa que mais cedo ou mais tarde, eles irão alcançá-los.
E, quando finalmente alcançam esses objetivos, uma dose única de dopamina é liberada no organismo, resultando em uma intensa sensação de alegria.
O problema é o que acontece a seguir, um fenômeno mais conhecido como adaptação hedônica. Ela causa um sentimento inesperado de dever cumprido, isso significa que após alguns dias, horas e até minutos, todas as sensações positivas desaparecem.

Motivação Intrínseca

Significado e visão se transformam em motivação duradoura e satisfatória. Quando as pessoas vêem o propósito em suas ações, particularmente quando elas desejam cumprir essas ações, uma das mais fortes formas de motivação aparece, ela é chamada de motivação intrínseca baseada em uma jornada.
Esse tipo de motivação é baseada no conceito de possuir uma visão pessoal. Ao contrário de perseguir objetivos, uma visão pessoal é a expressão de algo duradouro.
Isso responde a questão de como você gostaria de usar o seu tempo de vida. Ela foca em ações, não em resultados. Foco na jornada, não no destino.

O que a procrastinação não é

Procrastinação não é preguiça
Procrastinadores muitas vezes param de fazer coisas, deixam outras para a última hora ou mesmo passam tempo olhando para uma parede. No entanto, cuidado, procrastinação não é sinônimo de preguiça.
Gente preguiçosa simplesmente não fazem nada e estão satisfeitas com isso. Procrastinadores, por outro lado, tem o desejo de fazer algo, mas não conseguem ter forças para começar.
É uma boa ideia começar a usar a palavra procrastinação ao invés de usar termos como preguiça ou deixar coisas de lado.
Isso ajuda a descrever melhor a sua situação. Só dando o nome certo para o seu problema você pode começar a trabalhar nele.

Relaxamento não é procrastinação

Não confunda procrastinação com relaxamento. Relaxar recarrega as suas energias, ao contrário da procrastinação que suga as energias que você tem.
Quanto menor seu nível de energia, mais estressado ou mesmo deprimido você ficará e maiores as chances de deixar as suas responsabilidades de lado.
Então, o oposto de procrastinação é de fato fazer as coisas e ser capaz de relaxar, fazer o seu trabalho bem e ser feliz no longo prazo.

Mito: Trabalhamos bem sob pressão

Muitas vezes ouvimos a desculpa de que as pessoas amam deixar as coisas para o úlrimo minuto. Elas justificam as suas ações ao dizer que são mais produtivos quando estão sob pressão.
No entanto, estudos científicos mostram que o oposto é verdade. Deixar as coisas para a última hora cria as condições ideais para o surgimento de stress, culpa e ineficiência.
Você já deve ter ouvido o ditado: “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. É antigo mas não deixa de ser verdadeiro.

Como parar de procrastinar

Você pode aprender tudo o que quiser sobre autodisciplina, motivação, planejamento e gerenciamento de tempo, mas, a menos que você torne isso parte de sua rotina diária, seus hábitos, seus padrões de pensamento e seus modelos mentais, essas informações serão inúteis guardadas em sua memória sem nunca poderem ajudar você.
Qualquer artigo, livro ou vídeo pode te dar ferramentas, mas é você que decide quando e como usá-las.
Então, quais ferramentas podem te ajudar a não procrastinar?

Visão Pessoal

A sua visão pessoal é uma das ferramentas mais importantes, já que ajuda você a entender as suas habilidades e prioridades.
Ao criar a sua visão pessoal, você nunca se sentirá perdido sobre aonde está e o que deseja fazer com a sua vida.
Uma visão pessoal te ajuda a focar seus esforços nas atividades corretas e definir prioridades que evitam a troca contínua entre diferentes ações, problema muito comum em procrastinadores.
Entenda o que te motiva, e você será capaz de manter a sua disciplina e fazer o máximo que puder em cada dia.

Lista de afazeres diários

Lista de tarefas muito longas tendem a se empilhar e isso acaba levando você em direção à procrastinação.
Ver longas listas de afazeres pode nos frustrar tanto que temos a tendência a desistir e abrir mão de cumprir tais tarefas completamente.
O método de listas diárias foi criado para ajudar você a fazer as tarefas mais urgentes e importantes todos os dias, enquanto ajuda na priorização do trabalho na sua agenda e limita tarefas novas que não fazem parte do seu objetivo.
Com a ajuda desse método, você passará a ser capaz de fazer e cumprir muito mais a cada dia, com muito menos stress e cansaço.

Lista de hábitos

Aprender novos hábitos é um dis elementos básicos para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo.
Se nós temos o hábito de fazer alguma coisa, a sua realização requer muito menos energial mental para fazê-lo.
Aprender novos hábitos é, portanto, muito importante. Mas, há muitos mitos sobre o que de fato funciona e o que não funciona na tentativa de aprender novos hábitos.
Uma lista de hábitos é baseada na pesquisa científica sobre o correto planejamento, aquisição de hábitos e acompanhamento, o que deve nos motivar ainda mais para seguirmos em frente.
Encontrando consigo mesmo
Essa ferramente irá ajudar você no caminho para ter a sua própria experiência de “encontrar consigo mesmo”. Esse éum tempo dedicado somente a você.
Durante seus encontros, você pode focar em planejamento de longo prazo e na retrospectiva geral do seu crescimento pessoal.
Essa ferramenta foi feita para que você se pergunte qual a distância que você já percorreu desde o início do processo e qual o seu progresso.
Para considerar a direção que você gostaria de seguir na vida e pensar sobre o que você pode fazer para melhorar ainda mais.
Conclusão
A procrastinação é um problema que tem afetado muitas pessoas e para ser resolvido demanda muita força de vontade.
Portanto, se você sofre desse mal deve saber que conseguir vencê-lo é um processo, logo esteja preparado para o tempo que deve ser necessário.
Além disso, a motivação e o propósito devem estar muito bem definidos em sua vida para que você saiba exatamente onde deseja chegar e acompanhar cada passo da sua jornada rumo ao seu objetivo.
Como dissemos antes, a jornada é o que importa e o seu foco deve estar nela, de forma que você tenha a consciência de estar vivendo cada passo que dá.
Ser bem sucedido ou não é o resultado de vários fatores que ocorrem na sua jornada, então estar focado na jornada permite que você se concentre no que importa que é o hoje, fazer o agora, sendo assim, quando você ver, estará no destino.

Se você tem alguma dificuldade não consegue evitar a procrastinação, ou alguma dúvida sobre qualquer outra questão no Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço

Gilberto

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.