Copy para afiliados: Passos para a conversão de vendas

Copy para afiliados: Passos para a conversão de vendas

Você deseja conhecer estratégias de copywriting que possa ajudar você, afiliado, a aumentar o interesse do público pelo seu produto e assim vender mais?

Caso seja esse o seu interesse, nesse post iremos ajudar você a conhecer uma fórmula prática de 3 passos que vai te ajudar a alavancar seu negócio.

A produção de conteúdo voltada para vendas deve sempre focar na exploração eficiente de gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são palavras ou expressões que aumentam o desejo dos consumidores para comprar o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Por agir na mente dos consumidores, sem manipulações ou mentiras, os gatilhos mentais conseguem despertar a curiosidade ou vontade dos clientes e assim, aumentar a chance de conversão dos clientes.

A utilização de gatilhos mentais envolve a criação de textos, vídeos ou qualquer tipo de peça publicitária que despertem o interesse no consumidor de comprar o produto que você está oferecendo.

Portanto, estudar e entender a importância do copywriting e como ele pode ajudar você a aumentar as conversões e a eficiência dos seus esforços de marketing é vital para o sucesso do seu negócio.

O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de escrita e edição de textos e outros materiais de marketing utilizando gatilhos mentais para atrair a atenção do público.

Ao contrário do que se pode pensar, o copywriting não é um texto focado em vendas, mas em uma forma de criar conexão com os sentimentos do leitor, de forma a engajá-lo a tomar uma decisão específica da forma que é sugerida na mensagem.

Portanto, para que a decisão correta seja tomada, é necessária uma chamada para ação, ou Call To Action, ou simplesmente CTA. Porém, esse não é o único componente de um copy de sucesso, pelo contrário, a mensagem possui uma importância tão grande ou ate maior do que o CTA.

O motivo é simples, sem uma mensagem bem definida, com a correta seleção de gatilhos mentais, não importa o CTA que você utilize para terminar o seu texto, ele não irá funcionar.

A linguagem e toda a estrutura do seu texto devem ser escritas tomando por base estratégias persuasivas, que por sua vez, envolvem o cliente e o ajudam a tomar a decisão que desejamos.

Tenha em mente, contudo, que quando falamos em persuasão, não estamos nos referindo a mentir para o cliente, prometendo o impossível, nem mesmo manipulação ou propaganda enganosa, estamos falando de convencer o cliente de que a sua solução é a melhor para a necessidade que ele possui.

Enganar, promoter o impossível ou mentir em sua copy, pode funcionar para a aquisição do produto, mas irá manchar a sua imagem e ferir a sua credibilidade, dificultando futuras vendas. Portanto, entenda que o cliente não deve ser enganado ou levado a crer que o seu produto é milagroso, trabalhe sempre com a verdade.

Dessa forma, usar o copywriting para alavancar as suas vendas é muito importante e eficaz para construir um grande negócio e manter um bom fluxo de vendas.

O copywriting para afiliados

O copywriting para afiliados

Um erro muito comum dos afiliados iniciantes é não dirigirem sua atenção e esforços para o público correto, isso acaba tornando seus esforços infrutíferos, já que você não possui a direção correta para os seus objetivos.

Para que você tenha os melhores resultados possíveis você deve entender em primeiro lugar quem é o público-alvo do seu produto, a quem ele se destina. Entendendo o seu público, você compreende qual linguagem poderá utilizar e assim será mais fácil criar suas peças de copy.

Além disso, você também deve utilizar uma estratégia uniforme para atingir seus clientes e conduzí-los ao longo do funil de vendas, de modo que eles sejam preparados com a mensagem certa para a compra.

Simplificando tudo, você deve atingir os clientes com uma promessa interessante, apresentar a ele o seu conteúdo com as estratégias de copy e poor fim, usar o Call To Action para levá-lo a tomar a decisão que você deseja, ou seja, a compra.

Atenção: Esse método, quando bem empregado pode ser extremamente bem sucedido, portanto, tenha muito cuidado no uso dessas técnicas.

1. Atingir os clientes com uma promessa interessante

 

Atingir os clientes com uma promessa interessante

Com vistas a atingir o público, criando um interesse e engajamento logo no princípio, você deve fazer uma promessa que o mantenha interessado no que você irá apresentar a ele.

Isso serve para qualquer tipo de peça publicitária, seja ela um artigo, vídeo, postagem ou qualquer conteúdo que você orá apresentar a seu potencial cliente.

O foco aqui é prometer que você apresentará uma solução que poderá solucionar um problema ou dor que o seu cliente possui.

Assim, você irá despertar a curiosidade pelo conteúdo, ao mesmo tempo que aumenta a expectativa do cliente em resolver tal problema.

Isso é possível de ver em grande parte das pelas publicitárias e copy que são utilizadas por empresas, por exemplo:

  • Você está acima do peso e já fez dietas e exercícios e nada funciona? Leia esse artigo até o final e você saberá o que precisa para começar a emagrecer com saúde e de forma simples e natural.
  • Você quer ficar rico na bolsa de valores mas não sabe como começar? Nesse artigo (ou vídeo) te ensinarei como e quanto você deve investir para ganhar seu primeiro milhão.
  • Ficar rico na internet te interessa? Então conheça 10 estratégias para você ganhar dinheiro na internet com pouco esforço.
  • Você ainda não fez sua primeira venda? Faça como nossos leitores e comece a vender agora mesmo com as estratégias desse artigo.

Existem várias promessas como essas na internet, algumas são verdadeiras, outras não, mas o ponto aqui é que a promessa atrai o público, e, se você cumprir o que prometeu, esse cliente ficará mais atraído para o seu produto.

O interessante aqui é que todas as pessoas que estiverem em busca de tais serviços irão se interessar pelo artigo, pois ele expõe uma dor, um desejo que o potencial cliente possui e apresenta uma alternativa para solucioná-lo.

Assim, você estará atraindo pessoas com a promessa de ajudá-los a resolver seus problemas com o seu conteúdo.

2. Apresentação do conteúdo de copy

Feita a promessa, está na hora de apresentar a solução oferecida. Não adianta nada você prometer muito e não cumprir. Isso quebra a confiança e destrói a sua imagem, prejudicando o futuro do seu negócio.

Portanto, cumpra à risca todas as suas promessas, e se for possível va além delas. Por exemplo, se você oferece a alguém, 10 estratégias para ganhar dinheiro na internet, o mínimo que você deve apresentar são 10 estratégias, não 9 ou 8.

Nesse caso, se você quiser oferecer mais estratégias como bônus, isso tende a parecer um presente seu para o leitor, o que enseja o gatilho da reciprocidade. Mas não exagere, se você apresenta 10 estratégias no seu artigo e coloca mais 10 estratégias como bônus, esse bônus perde valor.

Portanto, entenda que você não deve abusar das estratégias para não ter o efeito contrário e perder o respeito ou confiança dos seus clientes. No caso acima, o limite as estratégias bônus a no máximo 3.

Outra coisa que você deve sempre ter em mente que todo artigo que você criar deve ser capaz de instruir as pessoas com algum tipo de informação relevante.

Do contrário, seu conteúdo pode parecer pouco interessante e prejudicar a sua imagem. Um exemplo é você utilizar técnicas para aumentar o tamano de um texto, assim, um artigo que poderia ser lido em 5 minutos precisa de meia hora. Porém, o conteúdo relevante ainda tem 5 minutos, parece uma grande perda de tempo certo?

Além disso, você pode perder leitores se fizer dessa forma, já que o seu conteúdo precisa ser direto e conciso.

Portanto, fazer um conteúdo de qualidade é a chave para reter visitantes e leitores, consolidar a sua reputação e atingir as pessoas com maior facilidade.

Conhecer as dores e problemas de sua audiência é extremamente importante para que o seu copy para afiliados seja bem sucedido.

Como o produto que você vende é a sua solução, você deve mesclar o conteúdo de vendas com ideias e estratégias realmente eficazes, de modo que turbinem a efetividade do seu produto.

3. Ação desejada ou Call To Action

Esse componente deve estar presente em qualquer final de vídeo, ou postagem. O CTA é um componente obrigatório, pois é através dele que você conseguirá chamar os clientes para concluirem a ação desejada.

Ele não precisa estar necessariamente no fim de um conteúdo, pode ser no meio dele também, mas o mais importante é que ele esteja presente, de modo que induza a audiência a agirem da forma desejada.

Essa ação pode ser desde clicar em um link para uma página de captura, redirecionar os clientes para uma página de vendas ou para o download de alguma peça de conteúdo. O consumidor deve saber exatamente o que fazer através do CTA.

A vantagem de um CTA é que você poderá direcionar os consumidores, como um rebanho, exatamente para onde você quer que eles vão.

5 palavras poderosas para você usar em sua copy

1. Como

As pessoas desejam saber como podem fazer determinadas ações. Essa, inclusive é uma das principais formas de pesquisar no Google.

Faça o seguinte exercício: digite a palavra como na página inicial ou em uma pesquisa do Google e veja quantas questões diferentes são apresentadas a você. Essas são as pesquisas mais comuns no buscador.

Por isso, essa é uma palavra que atrair muita atenção dos consumidores e pode ajudar você a conseguir muito mais audiência.

2. Descubra

Essa é outra palavra poderosíssima que é utilizada para atiçar a curiosidade das pessoas. Além de conseguir descobrir como resolver algum determinado problema, a pessoa também fica fascinada pela emoção da descoberta.

Essa palavra pode ser usada em conjunto com a anterior, aumentando seu poder persuasivo.

3. Único(a)

Esse é um termo que exprime exclusividade, único método para resolver tal problema. Isso ajuda a diferenciar seu produto das ofertas dos seus concorrentes e fazendo parecer que a sua solução é a melhor, porntanto a única que funciona de verdade.

4. Comprovado(a)

Como seres sociais buscamos sempre coisas que já foram experimentadas antes de usarmos, como antes de comprar algum produto novo, buscamos avaliações de outros donos.

Assim, ter um produto “comprovado” é muito bom, especialmente se for feito por um grande número de pessoas.

O forte gatilho da prova social é muito importante nessa aspecto e faz a diferença. Afinal, você prefere um “método comprovado para ficar rico” ou apenas um “método ainda não testado por ninguém para ficar rico”?

5. Novo

Essa é uma palavra que ajuda você a posicionar um produto como novidade no mercado. O objetivo aqui é que o seu produto seja visto como uma solução diferentes e inovadora em relação às outras, que geralmente apresentam soluções muito parecidas.

Conclusão

Usar o método de três passos que falamos nesse aritog irá ajudar você a começar a atrair o público que você deseja.

Mantendo a relevância do seu conteúdo, você irá reter mais potenciais clientes que você poderá então encaminhar para o seu CTA.

Com um bom CTA você vai conseguir dirigir os clientes mais interessados na sua solução para o caminho do funil de vendas e, assim, qualificar os leads para uma futura venda.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.