Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como fazer um bom atendimento online e vender mais

Como fazer um bom atendimento online e vender mais

Um dos critérios que devem ser levados em consideração dentro de uma empresa é a oferta de um bom atendimento ao cliente. Mas, como isso funciona no ambiente virtual com o atendimento online

 

O atendimento online é uma pauta importante nos locais em que há uma loja virtual. Os consumidores vão ao ambiente online, pois é um espaço versátil em que é possível fazer a comparação de produtos, preços, além da versatilidade. 

 

No entanto, um bom atendimento também chama a atenção do cliente. Porém, muitas empresas ainda não sabem como é possível realizar um bom atendimento em um espaço virtual. 

 

Se você vai até uma loja física e o atendimento demora a ocorrer ou simplesmente sua dúvida não é sanada, o passo a ser seguido é ir embora e não voltar mais a ter contato com uma determinada loja. 

 

No ambiente digital, tem crescido cada vez mais a presença de lojas digitais, assim como marketplaces e espaços para a compra e venda. 

 

Nesse cenário, as empresas costumam disponibilizar um espaço para o cliente tirar dúvidas, enviar uma mensagem via chat ou fazer uma ligação. O problema é quando o cliente tenta entrar em contato com a empresa e não obtém retorno. 

 

Dessa forma e pensando na experiência do cliente, preparamos um artigo especial que vai explicar como é possível fazer um bom atendimento online e vender mais. Acompanhe!

Como é possível fazer um bom atendimento online?

Quando falamos sobre o  atendimento online, é importante que a empresa de licenciamento ambiental saiba que pode se tratar de ações feitas no site (por meio de um chat), redes sociais, assim como pelo envio de email e atendimento telefônico. 

 

Esses canais de comunicação precisam ser integrados e dessa forma, funcionarem bem, sendo ágeis na resposta. 

 

Por isso, a empresa precisa pensar em como monitorar seus canais de atendimento, focando em possíveis melhorias. 

 

Diante disso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais no momento da sua empresa se organizar para fazer um bom atendimento online. 

Sua resposta precisa ocorrer em tempo curto 

A pior coisa é o cliente ligar e não ser atendido, ou existir uma longa espera para isso. Além disso, gera um abandono e insatisfação o cliente enviar uma mensagem e também não responderem. 

 

Todos esses casos estão ligados ao tempo médio de resposta que uma empresa responde ao cliente no momento em que ele entra em contato. 

 

Isso é um indício de falta de qualidade no atendimento que precisa ser levado em conta por empresas como um escritório contábil até um local que lide diretamente com o público. 

 

Sua empresa deve trabalhar para oferecer um tempo curto de resposta, pois isso melhora a experiência do cliente e faz com que as negociações sejam cumpridas com velocidade e rapidez. Mas, qual é o tempo médio de resposta? Depende do canal.

 

Em espaços mais dinâmicos, como os chats, o ideal é que a empresa não leve nem 1 minuto para responder. Em outros ambientes, como email, o tempo de resposta pode ser maior.  

 

Realize o treinamento da sua equipe

Outro ponto importante para sua empresa de paisagismo é buscar alinhar as diretrizes da cultura organizacional do negócio com os seus colaboradores. 

 

A equipe faz parte da meta da empresa de contar com um bom atendimento online e vender mais. Por isso, eles precisam passar por treinamentos, assim como capacitações, de modo que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades, obter confiança e integrar o time. 

 

O ideal é que o colaborador se sinta pertencente ao grupo, pois isso traz a ideia de vestir a camisa e faz com que exista um vínculo. 

 

Diante disso, invista na qualificação profissional do colaborador, assim como busque melhorar a comunicação interna. Essa qualificação pode ocorrer por meio de aulas online ou presenciais, situações de treinamento com simulações do dia a dia, dentre outros. 

Conheça o  seu público-alvo

Já parou para pensar que o público-alvo de uma empresa de contabilidade fiscal e tributária é diferente de outras? Dessa forma, a linguagem e forma de comunicar deve ser igual? 

 

A resposta é: não! O ideal é que a empresa conheça seu público-alvo e busque aproximar a linguagem e forma de se comunicar das expectativas do seu público. 

 

Por isso, vale a pena fazer um estudo de quem são essas pessoas, buscando compreender seus gostos, preferências, hobbies e áreas de atuação.

 

Isso faz com que sua empresa crie uma mensagem bastante atraente, dentro da linguagem do público, assim como que o negócio consiga fazer um trabalho de preço adequado. 

 

Ou seja, o entendimento sobre o público contribui para que estratégias do marketing de conteúdo, assim como do inbound marketing, possam ser colocadas em prática. 

Foque na experiência do usuário

Quando uma empresa faz a entrega de Cabeamento estruturado aos clientes, ela está pensando na qualidade da experiência do usuário. 

 

Hoje em dia, as empresas não estão focadas somente nas vendas, mas sim, na experiência do cliente. Um bom atendimento, com rapidez e versatilidade faz com que o cliente tenha uma boa impressão da sua empresa.

 

Isso faz com que ele se interesse pelo seu negócio e realize a recomendação para conhecidos. Por isso, deve ser uma meta da sua empresa oferecer uma boa experiência para o cliente e uma das formas de fazer isso se dá no atendimento online. 

 

O foco deve ser solucionar os problemas dos clientes, por meio de respostas que atendam a suas expectativas. Além da parceria com uma equipe de marketing, um profissional voltado à UX pode ajudar!

Sua empresa pode ter um FAQ

Frequently Asked Questions nada mais é do que FAQ. Esse tipo de página contribui para responder algumas perguntas que são feitas com frequência pelos clientes. 

 

Essa é uma forma importante de melhorar a experiência do atendimento, assim como otimizar o tempo investido na equipe. 

 

Por exemplo, uma empresa de terceirização de limpeza deve fazer o mapeamento visando identificar quais são as principais dúvidas que seus clientes possuem. 

 

A partir disso, a recomendação é criar um material que consiga orientar as pessoas sobre essas dúvidas comuns. Essa é uma ação de praticidade, que pode estar presente dentro do seu site, assim como em redes sociais.

Invista em soluções tecnológicas

É muito importante que sua empresa foque na integração dos canais de comunicação. Para que essa ação seja ainda mais efetiva dentro das empresas de consultoria ambiental, é essencial apostar no uso de ferramentas tecnológicas, sobretudo, de inteligência artificial, aplicativos e robôs de chats. 

 

Por meio dessas ferramentas e softwares, sua empresa consegue desenvolver um sistema em que o usuário tira dúvidas, enviar sugestões ou até mesmo, pode fazer reclamações e ser atendido de forma rápida e personalizada.

 

 É muito importante que a empresa consiga analisar quais são as melhores ferramentas a depender do negócio. 

 

Nesse sentido, é possível buscar o apoio de profissionais de tecnologia da informação (TI), que podem desenvolver um material personalizado para sua empresa, assim como orientar acerca da melhor ferramenta para o seu negócio. 

 

A  fidelização do cliente está no atendimento: conclusão

Já vimos que o atendimento ao cliente no ambiente online é essencial para que a empresa tenha sucesso. Isso porque esse é um item que contribui para a fidelização do usuário, o que qualquer empresa deseja. 

 

Os clientes estão em busca de uma empresa que seja verdadeira e que trabalhe com respeito e honestidade. 

 

Por isso, não deixe de focar na capacitação técnica da equipe, assim como no investimento de softwares de tecnologia para que sua empresa de administração predial obtenha melhores resultados. 

 

A empresa que investe nas ações que estamos citando nesse artigo, garante a fidelização do usuário que é um ato bastante importante no sentido de ter boas recomendações, assim como uma boa imagem empresarial. 

 

É importante ressaltar também que um bom atendimento prestado no ambiente digital também oferece outras vantagens para a empresa, que listamos a seguir!

 

  • Aumento do número de vendas na empresa;
  • Maior possibilidade de conquistar os clientes;
  • Mais credibilidade para sua marca;
  • Possibilidade de consolidar sua marca no mercado;
  • Ação de conquistar mais pessoas para suas redes sociais;
  • Sua empresa ganha um diferencial competitivo diante da concorrência;
  • Sua empresa consegue oferecer um atendimento personalizado. 

 

Diante dessas vantagens, é essencial que sua empresa busque se adaptar diante de um cenário que depende cada vez mais do digital. 

 

É uma realidade o fato de que as pessoas estão no ambiente online para fazerem compras e buscarem novos serviços. Por isso, a empresa que deseja se destacar não pode ficar de fora. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.