Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

6 erros que você deve evitar na hora de vender no seu Delivery

6 erros que você deve evitar na hora de vender no seu Delivery

O crescimento do sistema delivery mudou a realidade dos negócios (e foi intensificado com mudanças sociais, principalmente depois da pandemia). Por isso, é importante conhecer o conceito e como explorá-lo da melhor maneira, assim você pode evitar erros na hora de vender no delivery.

 

Entregar produtos e serviços, seja em casa ou no local que o cliente determina, é algo essencial para garantir a sobrevivência dos negócios e agrega diversas oportunidades e facilidades – tanto para o público como para a empresa.

 

Para se ter uma ideia, criar canais de vendas via delivery possibilita entender melhor as necessidades dos consumidores e atendê-los em diferentes contextos de compra, além da oportunidade de estar mais próximo desses públicos para realizar boas vendas.

 

Com a chegada da pandemia, muitas empresas que não tinham um sistema de entregas próprio precisaram se adaptar à nova realidade para vender seus produtos e serviços.

 

Se você é um empreendedor que deseja implementar ou melhorar o sistema de entregas em seu negócio, primeiramente precisará entender toda a estrutura já disponível e os processos que precisarão ser adaptados – incluindo as equipes.

 

Além disso, é preciso avaliar se o seu produto/serviço pode se adequar ao sistema delivery e aos canais que serão utilizados.

 

Ao analisar o estoque de produtos, saber como os fornecedores estão trabalhando, avaliar um possível aumento de produção e ter alguns cuidados com o processo de entrega, é possível implementar esse sistema com mais qualidade.

 

De modo a auxiliá-lo nesse processo, desenvolvemos o post para sanar algumas dúvidas desse modelo de negócio e elencar 6 erros que deve se atentar para ter sucesso nessa prática.

A importância da organização para o sucesso do delivery

Por mais urgente que seja inserir o seu negócio de insulfilm janela residencial, ou de outros nichos, no mercado para alcançar clientes, antes disso é necessário ter um bom planejamento que considere os seus impactos e o posicionamento da marca em relação à logística.

 

Isso porque, por exemplo, há empresas que criam o seu próprio delivery, outras que aderem plataformas já existentes para complementar canais oficiais e também as que montam um serviço de e-commerce completo do zero. 

 

Cada solução tem um impacto diferente conforme o seu negócio, por isso entender bem o conceito de delivery faz a diferença no momento de implementá-lo.

 

Além disso, outro cuidado para começar ou ampliar o sistema de delivery diz respeito às embalagens. 

 

Elas devem proteger os produtos corretamente, garantir condições ideais de higiene e preservar as características originais das mercadorias.

 

A escolha das embalagens é crucial para quem vende, por exemplo, alimentos.

Cuidados com horários e sistema de entrega

As diretrizes e o horário de funcionamento dos canais de atendimento tanto para o pré como no pós-venda precisam ser bem definidos e informados com clareza aos clientes. Isso é válido, seja para um negócio de alimentos ou uma empresa de portaria.

 

Garantir a qualidade dos produtos é algo fundamental para o sucesso dos negócios, principalmente no segmento de alimentos.

 

Por isso, as características dos produtos devem ser preservadas, tanto para o sabor como em relação aos cuidados com a saúde do cliente. 

 

Por esse motivo, a entrega na temperatura correta e o cuidado com as embalagens – mencionadas anteriormente -, por exemplo, é crucial para preservar o produto e entregar aos clientes corretamente e com qualidade, conforme solicitado.

 

Um ponto importante com relação às embalagens é que o seu custo deve ser calculado previamente, pois pode alterar o valor do produto final.

 

As formas de pagamento e meio de entrega são outros pontos importantes e que devem ser considerados. 

 

Afinal, a área em que a empresa irá atuar, os veículos utilizados nas entregas, tudo isso tem um impacto direto nas taxas e tempo de entrega.

 

Já em relação às formas de pagamento, é preciso ressaltar que também são determinantes para ampliar as oportunidades de negócio.

 

Por exemplo, disponibilizar máquinas de cartão para o pagamento dos clientes possibilita que mais pessoas realizem a compra, conforme o valor e as facilidades disponíveis, inclusive apenas ao receberem o produto.

 

Essa é outra dica válida, não apenas para empresas de alimentos, mas também de vending machines.

Pense na presença nas redes sociais

Após definir todas as questões relacionadas ao funcionamento do delivery, é necessário pensar em como fortalecer a presença no digital para realizar uma boa divulgação do negócio.

 

Investir na produção de posts diários para as redes sociais da empresa é algo interessante para se posicionar, destacar e chamar atenção de futuros clientes.

 

O compartilhamento de conteúdo relevante para os consumidores é outra possibilidade para gerar bons resultados e para alcançar novos potenciais clientes.

Erros que podem comprometer o sucesso do delivery

Conhecer algumas dicas do que pode ser feito para obter ganhos positivos é algo interessante, mas saber os erros que devem ser evitados nas vendas no delivery é fundamental para não ter problemas que comprometam a imagem e sucesso da empresa.

 

Alguns empreendedores não têm conhecimento de que algumas práticas corriqueiras podem gerar problemas nos processos, podendo afastar os clientes e diminuir os lucros da empresa.

 

Sendo assim, analisar todos os pontos que agregam valor ao negócio e destacar os que geram falhas são maneiras de ter sucesso no delivery, inclusive para empresas de outros segmentos, mas que deseja atuar com entregas.

 

Os principais erros que devem ser evitados são:

  1. Adotar um cardápio amplo, mas desinteressante

Um erro nos deliverys são negócios que acham que só apostar na variedade é uma maneira de se diferenciar e vender mais.

 

Essa ideia pode fazer sentido, desde que as opções sejam bem pensadas e distribuídas sob os pontos de custos de produção, lucratividade e venda média de produtos.

 

No entanto, se a sua empresa possui diversas opções que são, por exemplo, cópias do que outras empresas fazem, ou uma repetição dos próprios produtos, isso pode ser um grande erro.

 

Oferecer diversidade, principalmente, aos empreendedores iniciantes, pode gerar dificuldade na organização e gestão do estoque, além de demandar mais atenção no preparo dos pedidos.

 

Isto posto, focar em bons produtos e serviços para iniciar a sua atuação no setor de consultoria empresarial, mesmo que com uma variedade menor – mas bem pensada – é uma opção bastante vantajosa para estabelecer a identidade da marca e começar a se posicionar.

  1. Não encantar os clientes

Não encantar os consumidores é um dos erros dos deliverys de diversas áreas, algo que pode reduzir o desejo dos potenciais clientes em fazer negócio novamente com sua marca.

 

Na verdade, o segredo para ter sucesso e desenvolver uma marca renomada é encantar os clientes por meio de ações diferenciadas.

 

Não basta ter um bom produto ou serviço com preço acessível. Muitas pessoas preferem pagar mais caro, mas ter a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva.

 

Sendo assim, criar estratégias para tornar o trabalho da sua empresa acima da média, focando em oferecer produtos e serviços de qualidade, um atendimento personalizado e até mesmo o envio de brindes e sistemas de fidelidade para clientes das empresas de energia solar em Fortaleza.

  1. Entregar pedidos com erros

Um fator que pode influenciar significativamente a opinião, sendo um dos principais aspectos para a insatisfação, está relacionado à ocorrência de erros nos pedidos – que são  considerados inadmissíveis.

 

Com isso os clientes podem ficar insatisfeitos com o seu negócio, a ponto de não realizarem mais compras no delivery, e até mesmo dissuadindo outros potenciais clientes ao compartilhar a experiência negativa.

 

Deste modo, é necessário que a sua equipe trabalhe duro e tenha atenção com todos os pedidos para evitar esse tipo de erro. 

 

Utilizar, por exemplo, um sistema que ajude na organização dos pedidos é uma maneira do seu empreendimento de conserto de TV ter sucesso.

 

Assim, quando as pessoas precisarem deste serviço, utilizarão o delivery para encontrar o seu conserto de TV próximo a mim que além do serviço promove a entrega do aparelho ajustado.

  1. Oferecer poucas modalidades de compras

Para conquistar uma boa gama de clientes é fundamental estar presente em diferentes canais de venda e sistemas de entrega para conserto de TV próximo a mim, bem como plataformas e aplicativos semelhantes a e-commerces.

 

Outra possibilidade são as compras por meio das redes sociais.

 

Deste modo, os empreendedores podem utilizar Facebook, Instagram, Whatsapp Business, entre outras opções.

  1. Não ter um marketing consolidado

O apelo visual é um detalhe importante para ser explorado pelo marketing.

 

Sem estratégias criativas e publicidades assertivas, fica difícil mostrar o potencial dos seus produtos e serviços de projeto de robô

 

Isto posto, é importante priorizar o desenvolvimento de peças de arte a partir de imagens reais dos seus produtos e serviços.

 

Gravar vídeos sobre os processos produtivos é outra opção que ajuda no marketing. Usar as redes sociais com transparência, é outro ponto fundamental para ter relevância nas redes e promover a credibilidade.

 

Os clientes se sentem confiantes em fazer as compras quando conseguem ver detalhes dos produtos e serviços da empresa.

  1. Faltar qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento ao público pode parecer algo repetitivo, mas faz muita diferença no resultado final. 

 

Um péssimo atendimento faz com que o cliente não volte mais a comprar de uma determinada empresa e compartilhe a experiência ruim.

 

Deste modo, é importante treinar bem a equipe de funcionários para atender os consumidores sempre com empatia, oferecendo boas soluções.

 

Pensar na plataforma de delivery para ter recursos que facilitam a usabilidade é outro detalhe que melhora o atendimento e o processo de compra, principalmente por plataformas digitais.

 

Um fator que merece destaque é que o atendimento de qualidade é algo que deve estar presente em todas as etapas do delivery. Esta é uma informação que vale tanto para uma empresa de suporte em TI como para um negócio do segmento de alimentos.

 

Portanto, os investimentos em delivery são importantes para o crescimento das empresas, gerando mais oportunidades de vendas e ampliando o alcance da marca. 

 

Assim, conhecer os principais erros e evitá-los são maneiras de se destacar diante da concorrência, se tornar uma referência e ter ótima lucratividade, adotando melhores práticas para a entrega de produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.