Como definir uma linha editorial perfeita para uma marca

Como definir uma linha editorial perfeita para uma marca

A linha editorial de uma empresa define sua essência, premissa e valores que determinam as ações da marca. Para que a estratégia seja bem desenvolvida, é necessário estudar a persona, segmentar o conteúdo, analisar o mercado e ter criatividade.

Para construir estratégias de sucesso dentro de um blog, o negócio precisa pensar e considerar uma linha editorial para seguir.

Em outras palavras, ele precisa trabalhar com as principais categorias e temas que serão abordados nos conteúdos, além de pensar nas características da persona, nas dúvidas dos usuários, em seus pontos de interesse e na proposta de valor do negócio.

Todo o tráfego recebido pode ser segmentado, além da possibilidade de qualificar o público que faz sentido para a empresa, ou seja, saber quais são as pessoas com mais possibilidades de conversão.

Tudo isso é importante porque de nada adianta ter muitos acessos se eles não geram valor para as estratégias de marketing. Dito isso, o certo é investir no conteúdo ideal para a persona e de maneira segmentada.

Para entender um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar o que é linha editorial, o que considerar na estratégia, como definir uma linha editorial, a importância desse recurso e a diferença entre ele e o calendário editorial.

O que é linha editorial

A linha editorial se originou no jornalismo e pode ser usada tanto para o público quanto para os profissionais, de modo que tenham clareza sobre o que existe por trás dos assuntos e da abordagem que será tratada.

O processo leva em conta diferentes fatores, como interesses políticos e econômicos, mercado de atuação e perfil do público-alvo.

Nas estratégias de marketing digital usadas por um fabricante de reforço estrutural com perfis metálicos, a linha editorial tem praticamente o mesmo conceito, mas é aplicada nas redes sociais e em outros canais usados pela empresa.

Ela trata da definição dos temas e das abordagens trabalhadas no conteúdo publicado dentro do perfil de cada marca.

O que considerar na estratégia?

Para trabalhar com marketing digital, independentemente do tipo de estratégia, a organização precisa considerar alguns aspectos para direcionar as ações e conseguir bons resultados.

Por exemplo, quando o negócio vai criar anúncios pagos, precisa fazer uma segmentação detalhada, considerando características como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Interesses;
  • Dados demográficos;
  • Análises comportamentais.

Isso significa que a organização tem um controle absoluto e específico de como e onde esse conteúdo deve ser veiculado. É exatamente isso que faz muitos gestores pensarem no porquê de criar uma linha editorial se já sabe o que precisa saber.

O fato é que ao trabalhar com uma linha editorial, uma marca de refletores para fachada vai além da atração de leads porque ela passa a ser a essência do conteúdo.

Se a empresa não é vista, também não será lembrada, assim sendo, construir um posicionamento no mercado com base em premissas, objetivos e essência é indispensável.

É isso que vai criar a sensação de unidade e garantir que o negócio seja forte o suficiente para ser lembrado pelos usuários. Não faz sentido disparar um conteúdo com a garantia que ele será entregue, mas fazer isso de maneira rasa e pouco proveitosa.

É fundamental saber usar a capacidade total dos conteúdos ao saber quem são as pessoas que terão contato com ele, consequentemente, as chances de conversão serão muito maiores.

Como definir uma linha editorial?

Para definir a linha editorial do negócio, é necessário traçar um caminho inteligente e simples, mas sempre tendo muita atenção em relação aos dados e pesquisas. O passo a passo para desenvolvê-lo envolve seguintes prática:

Entender os serviços

A equipe de marketing precisa entender claramente qual é o serviço oferecido pela empresa, seu nicho de mercado, concorrentes e desafios.

Para ter uma visão completa e acumular recursos que serão transformados em conteúdos, um consultório de oftalmologista gatos pode utilizar a matriz SWOT, com isso, vai conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.

Essa ferramenta consegue colocar em prática diferentes projetos, e um deles é criar um blog institucional.

Encontrar um nicho

Além de entender o que fazer, é fundamental saber como as coisas serão feitas, por isso, mesmo tendo um panorama relacionado aos serviços e à proposta da empresa, as informações devem ser destrinchadas para encontrar um nicho de temas.

Saber se posicionar como especialista em assuntos específicos, mesmo que gere impactos em menos pessoas, é encarado com mais confiança pelo público do que quando a marca afirma que conhece de tudo.

Estudar a persona

Estudar a persona traz informações fundamentais para definir a linha editorial. Por exemplo, no caso de uma academia que quer criar conteúdos para atletas profissionais, alguns conceitos já não precisam ser aplicados.

São pessoas que não precisam mais entender nomenclaturas e questões básicas, por isso, o blog da academia pode falar sobre assuntos mais complexos do dia a dia.

Analisar o mercado

Um fabricante de crachá de identificação para educação infantil precisa conhecer o mercado como um todo para conseguir abordar conteúdos diferentes e que tragam proposta de valor que ainda não é conhecida pelo público.

Também é uma maneira de identificar assuntos que não são trabalhados de maneira suficiente para saber se posicionar na frente e conquistar um ranqueamento melhor.

Criar categorias

No universo jornalístico, as categorias abordadas podem Cidades, Comportamento, Cultura, Política, entre outras, e esse mapeamento divide os assuntos por interesse.

Com o blog, o funcionamento é basicamente a mesma coisa e isso facilita muito na hora de produzir as publicações.

Importância da linha editorial

Uma oficina mecânica mais perto precisa de uma linha editorial por diversas razões. Em primeiro lugar, ela ajuda a gerar mais conversões, visto que a empresa vai direcionar os conteúdos para as pessoas certas.

É uma forma de desenvolver uma comunicação aliada, coerente e capaz de transmitir as ideias do negócio para o público certo. Isso torna o trabalho mais organizado, focado nas metas e não existem preocupações em relação ao caminho seguido.

Se a organização souber estabelecer uma comunicação, sua estratégia será muito mais eficiente, seus conteúdos deixam de ser genéricos e as conversões são garantidas.

Diferença entre linha editorial e calendário editorial

Como falado anteriormente, a linha editorial é a linha de pensamento que vai guiar a produção de conteúdo com o objetivo de ajudar a audiência, agregar valor para a marca, além de alinhar as expectativas e necessidades da audiência com os produtos.

Com base nessa linha de raciocínio, uma empresa de impermeabilização muro divisa vai definir os assuntos que serão abordados nos materiais e nas plataformas onde serão veiculados.

Os assuntos precisam estar relacionados com a persona nos diferentes estágios de compra e ter a capacidade de trabalhar toda a jornada, desde o primeiro contato entre o cliente e a marca, até a compra de produtos e serviços.

Resumidamente, ela vai direcionar toda a produção no cotidiano do negócio, mas isso não significa falar apenas sobre um assunto. É impossível agradar a audiência se a organização trabalhar apenas em cima de um tema ou uma categoria.

Existem outros interesses por parte dos consumidores e diferentes assuntos vão complementar a jornada de compra.

É necessário criar uma linha ou um assunto principal, e ter outras linhas e assuntos relacionados ou paralelos. Por exemplo, um fabricante de etiqueta redonda 5×5 pode ter como assunto principal o uso de rótulos em produtos.

Dentro disso, pode-se falar sobre a importância dos rótulos, como elaborar bons modelos, o que considerar na hora de escolher, entre outras questões pertinentes.

O calendário editorial, por sua vez, trata da programação do conteúdo, sim do baseado nos assuntos definidos na linha editorial.

Ele funciona como um cronograma daquilo que será falado, quando será falado, como isso vai acontecer e o formato que deve ser utilizado.

Trocando em miúdos, ele trata da maneira como o assunto será abordado e como será a distribuição ao longo da semana, tendo como objetivo alcançar o propósito do negócio.

Para trabalhar em seu calendário editorial, uma empresa de transporte de equipamentos industriais precisa conhecer os diferentes formatos e decidir em quais plataformas eles serão publicados.

A programação deve envolver uma variedade de assuntos definidos na linha editorial. Por exemplo, se a marca quiser publicar 3 vezes por semana, terá que colocar um assunto em cada dia, pois assim não fica desinteressante ou exaustivo para o público.

Considerações finais

Na era da informação, uma das coisas mais importantes para as empresas é produzir conteúdo de valor para os consumidores.

Além de trabalhar com assuntos interessantes para o público-alvo, esse trabalho precisa ser feito com organização.

Para que a estratégia seja perfeita e consiga alcançar os objetivos do negócio, é fundamental trabalhar com uma linha editorial.

Ela vai guiar todos os assuntos para que a marca não perca o que está sendo abordado, não fuja de seus objetivos e seja capaz de entregar valor para os usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Tags:

Sobre o Autor

Ana
Ana

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.