5 dicas de como criar um Call To Action eficiente

5 dicas de como criar um Call To Action eficiente

Call To Action é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas porque ajuda a incentivar o público a realizar uma ação esperada por parte da empresa, como baixar um material ou até mesmo comprar um produto ou serviço.

Para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor, uma das coisas que as marcas precisam fazer é trabalhar o funil de vendas.

Ele representa todas as etapas pelas quais as pessoas passam, desde o momento em que conhecem uma marca até o momento em que estão prontas para comprar. Mas para trabalhar o funil de vendas, primeiro é necessário incluir os leads dentro dele.

Leads são potenciais clientes que em algum momento demonstraram interesse pela organização, por exemplo, quando um visitante do site baixa o material disponibilizado na página em troca de alguns dados de contato.

Para induzir essa ação, a empresa precisa ser clara como visitante e dizer o que ele precisa fazer, e é nesse momento que entra em ação o CTA.

Para entender melhor essa estratégia, o artigo vai explicar o que é Call To Action, qual sua ligação com a conversão de clientes, como colocá-lo em prática, sua importância e dar algumas dicas para criar um CTA eficiente.

O que é Call To Action

Call To Action (CTA) é uma chamada que pode ser visual ou textual e serve para levar o leitor a realizar uma ação esperada pela empresa. É considerado como uma ferramenta fundamental para promover as ofertas de marketing e gerar leads.

Mas para aproveitar esse recurso, é fundamental saber escolher o CTA certo, isso porque existem diferentes tipos.

Como exemplo tem-se o link que leva o visitante para uma publicação relacionada ou a oferta de um material que direciona o usuário para uma landing page.

Para escolher o melhor tipo de CTA, uma confecção de uniforme de copeira empresarial precisa ter em mente que ele vai levar o visitante ao próximo passo dentro do funil de vendas.

Relação com a conversão de clientes

O CTA tem uma relação direta com as conversões e é fundamental entender como isso acontece. Há muito tempo, existe um conceito difundido e válido para o marketing e a publicidade conhecido como AIDA, uma sigla para:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação.

Com base nesse princípio, a partir do momento em que uma pessoa abre uma página até a hora em que decide tomar uma atitude, ela passa por várias etapas.

Cada uma delas exige alguns cuidados, por isso, o site deve estar preparado para alcançar objetivos específicos.

No momento da atenção, um fabricante de máquina de café expresso e cappuccino profissional vai conquistar a atenção do visitante e fazer com que ele continue navegando em sua plataforma.

Na etapa de interesse, ele terá uma primeira impressão sobre o que está vendo e com isso decidir se procura mais informações sobre a oferta.

O desejo consiste em uma análise detalhada sobre o que está sendo oferecido para entender os benefícios e as características e se certificar de que estão relacionados às necessidades do visitante.

Por fim, a etapa da ação é a decisão em si e é quando a conversão acontece. O CTA é um recurso que costuma auxiliar na etapa de atenção e interesse, pois elas duram poucos segundos, e na etapa da ação quando o visitante clica no botão de chamada.

Como criar um CTA em diferentes situações

Para usar o CTA em diferentes situações, primeiro é necessário escolher qual deles faz a diferença, pois ao incluir muitas chamadas ao mesmo tempo, a empresa pode confundir o visitante e prejudicar a ação.

Algumas pessoas podem desistir quando são impactadas por várias chamadas ao mesmo tempo, e para escolher o CTA mais adequado, é indispensável trabalhar o funil de vendas.

Uma clínica especializada em fisiatra fibromialgia precisa se lembrar que os potenciais clientes estão em diferentes estágios, então, é necessário trabalhar com os estímulos certos e nos momentos mais oportunos.

Importância do Call To Action

Mesmo que essas chamadas tenham o mesmo propósito, elas nunca são iguais. O fato é que cada uma é criada de uma maneira diferente, tendo em vista que os objetivos finais não são iguais.

Para que o CTA seja uma ponte entre os usuários e as próximas etapas do funil de vendas, é indispensável que seja pensado de maneira minuciosa, pois assim vai trazer os resultados esperados.

Mas nem todos os empreendedores ou gestores compreendem que um conteúdo pode estar ligado diretamente à solução de um problema que o potencial cliente tem naquele momento.

Entretanto, as chamadas foram criadas justamente por conta disso, pois seu papel é guiar as pessoas pelas etapas que precisam seguir.

Uma empresa especializada em portaria de condomínio fechado cria um conteúdo porque precisa alcançar um objetivo e determinado resultado, e a melhor forma de potencializar esse investimento é por meio das chamadas.

Mas, mesmo sendo algo muito importante, ainda existem muitas organizações que não utilizam o Call To Action em suas estratégias de marketing.

Tanto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Small Biz Trends, cerca de 70% dos pequenos negócios ainda não trabalham com essa estratégia.

Consequentemente, também estão perdendo muitas oportunidades de negócios, além da chance de acelerar o processo de conversão.

Como criar um CTA eficiente

Para criar uma chamada para ação de sucesso, existem algumas práticas e ações que a empresa pode seguir. Entre elas estão:

Definir a persona

Antes de inserir qualquer botão na página que varie as opções de navegação, primeiro a empresa precisa saber quem é exatamente ela quer alcançar e quais são as necessidades dessas pessoas.

Qualquer usuário pode navegar pelo site de uma autoescola especializada em treinamento para habilitado, mas se a empresa souber quem são as pessoas que ela deseja atingir, poderá criar gatilhos para despertar o interesse do visitante.

Considerar a jornada de compra

O objetivo da organização é resolver um problema, por isso, não pode deixar de manter a sinergia entre a persona e a jornada de compra.

É indispensável viabilizar o caminho para quem está mais próximo do momento de comprar e fornecer mais informações para pessoas que ainda precisam aprender um pouco mais, antes de fechar negócio.

Por outro lado, iniciar uma abordagem de vendas com alguém que ainda está lendo uma publicação de topo de funil pode prejudicar toda a estratégia.

Saber posicionar o CTA

Na hora de configurar a página e definir o layout, o botão de chamada precisa ter uma boa visualização, ou seja, deve estar bem posicionado em nenhum conteúdo.

Uma empresa de locação de caminhão munck com cesto aéreo precisa garantir que o botão esteja disponível, de modo que o visitante não precise rolar a barra.

Na verdade, tudo o que for importante para o usuário precisa ser facilmente acessado, independentemente do tipo de dispositivo que ele esteja usando.

Criar um texto atraente

Se a empresa souber quem deseja alcançar, as ações que espera dessas pessoas e o lugar certo para incluir o botão, então só precisa criar um texto interessante e capaz de atrair a atenção dos usuários.

O botão de chamada não deve aparecer sozinho e fora de contexto, assim sendo, é essencial que o restante do conteúdo esteja alinhado com a intenção que a companhia deseja transmitir na chamada para ação.

O texto e os elementos presentes no site de um fabricante de porta de enrolar comercial precisam ter a mesma linguagem, pois assim vão convencer o usuário a realizar a ação esperada.

Deve-se criar um senso de urgência, usando verbos específicos para mostrar que determinada ação deve ser realizada. Lembrando que o texto precisa ser curto e transmitir o benefício da oferta.

Escolher uma boa cor

A cor também é capaz de impactar uma ação e faz toda a diferença se puder se destacar na página. O CTA precisa ser o elemento mais visível, desse modo, deve haver contraste entre a página e ele.

Isso deve ser feito com moderação para não poluir visualmente a página, com isso, uma pessoa que estava procurando sobre piscina sob medida preço e chegou até o site da empresa saberá o que precisa fazer logo em seguida.

Considerações finais

A empresa não precisa depender exclusivamente da decisão dos consumidores para conseguir bons resultados.

Na verdade, existem ótimas estratégias para induzir a decisão e até as ações dos usuários nas plataformas digitais.

Primeiro a marca precisa oferecer bons conteúdos para atrair essas pessoas, depois, vai utilizar as chamadas para ação para conduzi-los pelo funil de vendas.

Saber usar o CTA é muito importante para que as estratégias de conteúdo, e-mail marketing e funil de vendas alcancem o sucesso e a marca consiga melhorar suas conversões. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Sobre o Autor

Ana
Ana

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.