5 dicas para planejar um fluxo de nutrição

5 dicas para planejar um fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é um processo muito importante nos negócios, visto que ajuda a encaminhar/divulgar as informações da marca e produtos aos leads (potenciais clientes) de forma regular, seguindo um cronograma e evolução, visando encaminhar esses contatos ao longo do funil.

 

O processo acontece baseado na produção de materiais e conteúdos que conseguem nutrir e guiar esses potenciais clientes de forma direcionada e adequada.

 

Muitos negócios iniciam suas estratégias de marketing com a criação de um blog para obter informações dos seus visitantes. 

 

Manter o contato pode até parecer uma tarefa simples e fácil, mas transformar leads em clientes que convertem seus investimentos em lucros para a empresa é um grande desafio, o que demanda planejamento e estratégia para ter um bom resultado.

 

Para os profissionais do marketing e vendedores, o processo de gerar leads pode ser um pouco frustrante, pois, somente gerar leads pode fazer com que o crescimento da empresa não seja tão rápido conforme o esperado. No entanto, é parte fundamental para a venda futura.

 

Sendo assim, aplicar um conjunto de técnicas para gerar esses contatos de forma qualificada e direcioná-los corretamente no funil de vendas ajuda na aceleração de vendas pode ser uma boa estratégia. 

 

Esse método é conhecido como fluxo de nutrição e, ao conhecer o conceito, os empreendedores podem colocá-lo em prática corretamente e ter bons resultados na venda de lacre de segurança para embalagens, por exemplo.

O que é fluxo de nutrição?

A nutrição dos leads é uma estratégia de marketing e vendas que consiste em educar os potenciais clientes durante a jornada de compra. O objetivo é direcioná-los para um fechamento de negócio.

 

Essas etapas que o lead percorre, na prática, forma uma espécie de funil. São eles: 

 

  • Aprendizado e descoberta (Topo de funil);
  • Reconhecimento do problema e consideração da solução (Meio de funil);
  • Fechamento do negócio (Fundo de funil).

 

Conforme o ponto de vista de quem está vendendo, seja um produto ou serviço, é importante ter em mente que o lead está em busca de soluções para as suas dores e necessidades.

 

Deste modo, a tendência é que ele realize uma série de pesquisas com o foco em comparar e encontrar as melhores ofertas para o seu problema.

 

Oferta, neste caso, não são os preços praticados pelos empreendimentos, mas envolve também outros aspectos relevantes da proposta, como a qualidade dos produtos e serviços, implementação, tempo de entrega, funcionalidades, entre outros detalhes.

 

É por este e outros motivos que a nutrição de leads, envolvendo a elaboração de um fluxo completo, é essencial para o sucesso do negócio.

 

Além de revelar ao futuro cliente que o problema dele tem solução, você pode destacar a sua marca diante dos concorrentes, sendo a melhor saída para a questão que ele necessita resolver. 

 

Como resultado, este processo aumenta as chances do lead fechar negócio com a sua empresa e até indicá-la para pessoas próximas.

A relevância do fluxo de nutrição nas estratégias de marketing digital

A nutrição dos leads é um processo que consiste no envio, de modo automatizado, de vários e-mails com conteúdos relacionados aos interesses dos usuários, ajudando na construção de um relacionamento sólido entre empresa e potencial cliente.

 

Desta maneira, é possível deixar os leads preparados para avançar nas etapas do funil de vendas e assim amadurecer a ideia de compra com dados pertinentes para cada estágio.

 

Para criar um fluxo de nutrição, seja para a instalação de ar condicionado em bh ou a venda de um produto, é necessário reunir os seus contatos em uma lista segmentada por perfis e interesses.

 

Esses dados podem ser inseridos em um sistema autorizado a compartilhar e-mails e enviar conteúdos relevantes que possam impressionar os leitores.

 

É essencial lembrar que este processo não é diretamente um fluxo de vendas direto, mas uma maneira de educar os clientes sobre o valor do seu negócio, a respeito das opções oferecidas, além de apresentar ferramentas que ajudam na tomada de decisões.

 

As vantagens desta técnica são inúmeras, podendo aumentar os resultados das campanhas de nutrição, melhorando o volume de vendas, além de reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

 

Isto posto, com um bom planejamento, é possível tornar os contatos mais preparados, regulares e direcionados, obtendo melhores argumentos da equipe de vendas. Nesta etapa, podemos dizer que o cliente já está com uma boa capacidade de compra.

Benefícios do fluxo de nutrição

De forma mais direta, alguns dos principais benefícios do fluxo de nutrição de leads são:

 

  • Mostra as vantagens dos produtos e serviços;
  • Ajuda a conquistar a atenção do público;
  • Agrega mais oportunidades de negócio;
  • Possibilita economia de tempo;
  • Aumenta o número de vendas.

 

Estes e outros ganhos podem ser aproveitados em diversos segmentos, desde a venda de produtos ao público final até em processos de locação de impressoras.

Dicas para a criação de um bom fluxo de nutrição

Um fluxo de nutrição bem organizado pode garantir que até os leads considerados incompletos, ou seja, que forneceram poucos dados, possam receber todas as informações necessárias para se desenvolver no funil de vendas.

 

Para conseguir um bom fluxo de nutrição é necessário ter um sistema claro e desenvolver conteúdos de qualidade para envio segmentado, de modo que sejam bem aproveitados durante o processo. 

 

É interessante utilizar conteúdos exclusivos para a newsletter, mas sem deixar de lado o que a organização já trabalha. Algumas opções são aprofundar materiais antigos ou trazer uma visão mais ampla sobre alguns tópicos mais complexos, ou até oportunidades exclusivas.

 

Além disso, algumas dicas que ajudam a desenvolver um bom fluxo de nutrição são:

  1. Decida quais serão os objetivos da campanha

Definir os objetivos da campanha é uma boa tática, pois ajuda a entender melhor qual será o tipo de conteúdo que será compartilhado para as listas de e-mails.

 

Se reunir com a equipe de vendas para saber o que eles vivenciam na rotina e verificar quais são as informações mais solicitadas e as situações mais recorrentes durante as vendas de sistema de alarme de incêndio ajuda na construção desse processo.

 

Desse modo, você pode traçar os principais objetivos da campanha e direcionar o conteúdo do fluxo de nutrição para os leads de forma mais qualificada.

  1. Defina a persona

O processo de nutrição dos leads se inicia com um levantamento das informações sobre os leads.

 

Uma dica interessante é tentar reunir o maior número de informações possíveis, mas o importante é não sair pedindo todos os dados de uma vez só – conforme os objetivos do negócio e o perfil dos clientes. 

 

Formulários grandes podem inibir o processo de preenchimento e a quantidade de dados solicitados podem deixar o usuário desconfiado.

 

Pedir as informações certas em cada momento e aos poucos, oferecendo formulários com ofertas diversificadas pode ser uma boa estratégia para obter os dados com mais segurança.

 

Com os dados coletados, é possível traçar as diferentes personas envolvidas no funil de vendas e, a partir disso, distribuir os conteúdos com mais eficiência.

 

Desta forma, você pode investir no processo de personalizar conteúdos e entregar diferentes materiais, conforme as características dos leads e suas necessidades.

  1. Segmente o público que irá receber as campanhas 

As pessoas que preenchem os formulários em troca de materiais ricos, demonstram que têm algum interesse nos serviços de termografia industrial, certo?

 

No entanto, para um fluxo de nutrição de qualidade, é importante considerar que cada pessoa pode estar em um momento diferente da jornada de compra.

 

Isto posto, fazer segmentação é uma maneira de se organizar, ou seja, separar essas pessoas em grupos com interesses em comum.

 

Para esse processo, você pode considerar:

 

  • Critérios da área de atuação dos leads;
  • Cargo que ocupa;
  • Conteúdos já consumidos;
  • Estágio da jornada e outros critérios.

 

A ideia aqui é garantir que os e-mails enviados aos leads sejam compatíveis com as suas necessidades e momento, contribuindo para que o lead avance para as próximas etapas do funil.

  1. Tenha um calendário editorial

É importante planejar os prazos para envios de conteúdos e também a sequência, pois esse processo ajuda muito no sucesso do fluxo de nutrição.

 

Uma grande quantidade de e-mails enviados em um curto intervalo de tempo podem fazer com que o usuário desista, ou seja, opte por não receber os e-mails ao se sentir pressionado.

 

Já intervalos muito longos podem fazer com que o lead esqueça da sua empresa.

 

Sendo assim, se organizar de modo que tenham um espaçamento interessante para o envio de e-mails para o treinamento NR 32 é o caminho para se tornar memorável no imaginário dos potenciais clientes e, principalmente, sem ser inconveniente.

  1. Saiba mensurar os resultados do seu fluxo de nutrição

Saber montar as estratégias do fluxo é importante, mas avaliar os resultados obtidos é ainda mais fundamental para saber quais ações são mais efetivas para seu negócio. Ou seja, são determinantes para o sucesso do fluxo de nutrição adequadamente.

 

Nesta fase é necessário analisar a taxa de abertura de e-mails, taxa de conversão, de cadastros e de cliques.

 

É com base nos resultados obtidos que os empreendedores do segmento de prótese capilar masculina grisalha e de outras áreas podem entender e manter o que está dando certo nas estratégias e melhorar os pontos que não estão gerando ganhos.

 

Isto posto, um fluxo de nutrição de leads de sucesso envolve um planejamento eficiente, uma construção da base dos leads, segmentação, desenvolvimento de conteúdos de qualidade para nutrição e organização da linha do tempo, ou seja, do envio de e-mails.

 

Portanto, com dicas e conhecimento sobre o fluxo de nutrição, o seu empreendimento de comprar parafusos direto da fábrica pode aumentar o volume de vendas, fidelizar clientes e se tornar uma referência no nicho de atuação.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.