Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba como o marketing de conteúdo pode ajudar nas vendas

Saiba como o marketing de conteúdo pode ajudar nas vendas

O marketing de conteúdo pode ter significados diferentes para pessoas diferentes, mas para discutir construtivamente os benefícios e importância, há uma definição que sempre vale a pena recorrer.

Em linhas gerais, o marketing de conteúdo trata de uma abordagem estratégica com foco na criação e distribuição de material em formatos diversos, desde que sejam valiosos, relevantes e consistentes para atração, aquisição e envolvimento de um público-alvo definido. 

Tudo isso serve para o impulsionamento de uma ação lucrativa que parte do próprio consumidor. 

Com essa definição em mente, fica especificado que é preciso criar conteúdo que reflita metas de marketing, além de ser personalizado para ajudar mais clientes ao longo do funil de vendas.

Por exemplo, os clientes novos para determinada marca de proteção radiológica precisam de conteúdo que construa reconhecimento de produto e empresa. 

Em se tratando dos clientes mais avançados em uma jornada em que já fizeram uma compra, estes precisam de conteúdo voltado para aumentar a eficiência de compras futuras.

Definição simplificada de marketing de conteúdo

O marketing tradicional diz ao mundo que uma empresa é incrível no que faz. O marketing de conteúdo é mostrar ao mundo o quanto essa empresa é incrível no que faz. 

Isso se refere à prática de criar ótimos conteúdos para uso em atividades de marketing digital, como marketing de conteúdo.

A capacidade de criar um ótimo conteúdo em um site que vende, por exemplo, alarmes monitorado, é uma ferramenta poderosa para atrair e reter o público. 

Isso porque, quando se cria o próprio conteúdo para um site, ele possui uma origem definida e é um material que agrega valor para usuários e algoritmos.

Objetivos do marketing de conteúdo

Sendo assim, é preciso saber como, exatamente, o marketing de conteúdo ajuda a impulsionar as vendas.

  1. Atrai o tráfego do site

O marketing de conteúdo aumenta o tráfego do site criando reconhecimento de uma marca.

Os consumidores modernos se esquivam quase completamente das mensagens de marketing orientadas para as vendas. 

Em vez de esperar que as empresas os alcancem por meio de anúncios, os clientes que buscam informações específicas, sendo estas sobre financiadora de carros ou outros tipos de mercadorias, preferem pesquisar proativamente os produtos e serviços que desejam.

Embora alguns usuários busquem por marcas e produtos específicos, muitos estão pesquisando frases mais gerais, como “os melhores tênis de corrida” ou “o custo do marketing de conteúdo”.

Se uma empresa criar conteúdo que atenda à intenção dos usuários, e seja otimizado para as palavras-chave certas, é muito mais provável que seja encontrado por clientes em potencial. 

Além do marketing de conteúdo aumentar o tráfego, ele também adiciona leads qualificados e impulsiona as vendas.

  1. Responde às perguntas dos clientes em potencial

Quando um cliente em potencial descobre uma marca online, geralmente começa explorando o conteúdo. 

Da página “Sobre nós”, a postagens do blog e vídeos sobre chaves codificadas, tudo conta uma história de quem a empresa é como marca .

Com o tempo, o conteúdo de alta qualidade responde às perguntas dos clientes em potencial e, se as respostas atenderem às necessidades deles, isso passa a criar confiança. 

Em suma, o conteúdo deve preparar os clientes em potencial para fazer uma compra.

  1. Aumenta as taxas de conversão

A etapa final da jornada do comprador, a aquisição, é difícil de acontecer. Levar os consumidores a esse estágio requer carinho. 

Para chegar a esse ponto, é preciso criar conteúdo focado em cada uma das etapas anteriores do comprador.

Da conscientização à consideração e uso, é preciso ter conteúdo de alta qualidade para cada etapa. 

A maioria dos consumidores não ouve falar de uma marca e faz uma grande compra no mesmo dia. Eles precisam estar convencidos de que tal marca oferece a solução que procuram com o melhor preço e qualidade.

O marketing de conteúdo tem, exatamente, esse objetivo.

Ao trazer assinaturas de newsletters e downloads de conteúdo, o marketing de uma empresas de segurança patrimonial, por exemplo, permite impulsionar as vendas e aumentar as taxas de conversão.

  1. Implementação de marketing de conteúdo 

Em vez de simplesmente promover produtos ou serviços para gerar vendas, uma estratégia de marketing bem executada fornece conteúdo valioso aos clientes. Isto é, conteúdo que eles desejam consumir e compartilhar.

Como implementar o marketing de conteúdo?

O núcleo da estratégia de marketing deve ser capaz de responder às seguintes perguntas: Por que está criando conteúdo sobre conexão remota (por exemplo)? Quem é o público? Como tal produto ou serviço melhora a qualidade de vida dos clientes?

Quando consegue responder a todas essas perguntas com confiança, passa a entender como o marketing de conteúdo se encaixa. 

Ainda assim, é importante saber quais elementos são necessários para incluir e implementar o marketing de conteúdo com sucesso.

  1. Defina metas de conteúdo

Embora seja sempre bom publicar novos conteúdos, é importante saber o que se deseja alcançar. Cada conteúdo pode ter uma função diferente. 

Por exemplo, a empresa pode criar algum conteúdo para aumentar a conscientização e outro para converter leads. De qualquer forma, é preciso adaptar o conteúdo ao objetivo.

Além disso, deve-se decidir se prefere o conteúdo de formato longo ou curto. O conteúdo de formato longo geralmente atrai mais tração, pois se aprofunda para responder às perguntas dos clientes.

Como dica, a equipe de marketing pode delinear os obstáculos e oportunidades que a marca pode encontrar ao se esforçar para alcançar metas de conteúdo. 

Dessa forma, quando se depara com um obstáculo, soluções já foram pensadas, encontrando maneiras de superá-lo.

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Antes de começar a entrar no âmago da questão da estratégia de marketing de conteúdo, vale realizar uma pesquisa completa de palavras-chave.

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, deve estar relacionada ao produto, serviço e marca usando as ferramentas digitais disponíveis.

Com isso, é preciso decidir quais palavras-chave são de nível superior e quais são de segundo e terceiro nível. 

As palavras-chave mais importantes devem ter mais conteúdo logo de cara.

  1. Crie diretrizes de marca

Para garantir que os materiais de marketing de conteúdo apoiem uma marca, sendo esta focada em chuveiro de emergência ou em algum outro tipo de produto, deve-se criar diretrizes de marca. 

É importante ser o mais detalhado possível, para que novos colegas possam aderir à marca rapidamente. Aqui, é importante incluir detalhes como:

  • Capitalização do nome da marca;
  • Cores referentes à marca;
  • Ortografia;
  • Tipos de imagens usadas.

Dessa forma, todo e qualquer conteúdo que for lançado terá uma voz, tom e personalidade consistentes.

  1. Contrate criadores de conteúdo de alta qualidade

É muito importante que não se economize no talento. É importante contratar profissionais de marketing de conteúdo para criar conteúdo de qualidade, pois tudo que se publica reflete na  marca. 

O conteúdo de alto nível atrai clientes em potencial de maior qualidade e os fará voltar para mais.

Também é preciso prestar atenção ao público- alvo, permitindo a criação de mapas de conteúdo. Cada parte do conteúdo deve ser criada com um público-alvo específico em mente. 

Esse mapa de conteúdo descreve as necessidades dos consumidores e o ciclo de engajamento de conteúdo.

  1. Faça um plano de promoção

Antes de lançar um novo conteúdo, a empresa precisa determinar exatamente como irá promovê-lo. Anúncios pagos? Parcerias com outras marcas? Explosões de boletim informativo?

Um bom plano de promoção deve incluir todas as plataformas que serão usadas para contar a história, além dos processos, critérios e objetivos de cada uma. 

Além disso, a empresa também deve abordar como alinhar todas as promoções para garantir um tom uniforme da marca.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

A ideia de marketing de conteúdo existe há centenas de anos. Uma das primeiras formas reconhecidas de marketing de conteúdo foi iniciada em 1895 pela John Deere – uma revista chamada The Furrow.

Esta revista ofereceu aos leitores informações úteis sobre agricultura e construiu uma comunidade mundial para a marca, que ainda está forte nos dias atuais.

O principal objetivo de qualquer tipo de marketing de conteúdo é construir confiança com os consumidores, criando conteúdo que resolva problemas, além de capturar e manter a atenção.

Em muitos casos, o conteúdo não deve promover diretamente uma empresa de portaria remota voltada para condomínios residenciais e empresariais. 

Ao invés disso, deve criar conteúdo que ofereça valor aos leitores, seja resolvendo um problema, fornecendo educação ou entretenimento. 

Se bem executado, com o tempo, os clientes se tornam embaixadores ou defensores da marca, ou da empresa, de uma forma geral.

Mais importante ainda, o marketing de conteúdo é um empreendimento de longo prazo. Algumas das marcas mais bem-sucedidas tiveram que criar conteúdo por meses ou até anos antes de começarem a ganhar força real.

Como se sabe, a confiança não se constrói em poucos instantes, mas conforme a passagem do tempo.

Conclusão

Embora impulsionar as vendas seja o objetivo final de todos os esforços de marketing, quando se trata de marketing de conteúdo, o foco deve ser a criação de conteúdo valioso e envolvente para os clientes.

Assim, é preciso ter um conhecimento profundo do público-alvo. Depois de entender desejos e necessidades, é possível criar o tipo de conteúdo que fala com eles.

E se uma empresa estiver procurando uma maneira confiável e de baixo esforço para aprender mais sobre o público-alvo, pode considerar usar um software de rastreamento de marca para coletar os dados necessários para ter sucesso.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.