Data Storytelling: o que é?

Data Storytelling: o que é?

Data Storytelling, também conhecido apenas como Storytelling, é uma estratégia baseada em dados que transforma as informações de uma história. É uma técnica que combina diversos formatos de visualização, como mapas, quadros e gráficos.

O propósito dessa ação é contar uma história de maneira simples, usando uma quantidade de dados complexa.

A sociedade é cada vez mais orientada à informação, com isso, contar uma história utilizando dados transmite mais credibilidade para as estratégias de marketing da marca.

O marketing de conteúdo ganhou muito espaço porque leva informação para as pessoas, algo que os consumidores prezam na hora de consumir produtos e serviços, mas quando a empresa conta uma história, prende ainda mais a atenção do público.

As histórias são capazes de despertar emoções e criar laços com as pessoas, por isso o storytelling se tornou uma estratégia imprescindível para o marketing digital. Mas ele pode ficar ainda melhor ao transmitir dados pertinentes ao assunto.

São conteúdos com alto grau de atração, que cativam o público, melhoram as conversões e favorecem a fidelidade.

Para entender um pouco mais, este artigo vai explicar o conceito de data storytelling, como aplicar essa estratégia e como contar uma história utilizando dados.

O que é data storytelling?

Data storytelling é uma estratégia que usa dados para contar histórias, sendo uma forma muito útil de apresentar informações, podendo ser usada para a comunicação com o público interno e externo.

Mas é muito importante saber diferenciar a narração de dados da prática de visualização de dados, visto que essa última representa informações graficamente, mas sem contar uma história.

Se uma empresa de cartucho impressora quiser apresentar um relatório, pode vender ainda melhor suas ideias utilizando gráficos, infográficos e tabelas, visto que são materiais que prendem a atenção do público de maneira eficaz.

Eles facilitam o processamento das informações e ainda ajudam nas tomadas de decisão. O data storytelling representa tudo de maneira atraente, mostrando como e por que as informações mudaram em determinado período.

Para isso, precisa contar com uma narrativa, contexto e personagens, fatores muito importantes para envolver o público com o conteúdo.

Formas de aplicar o data storytelling

Para aplicar o data storytelling do jeito certo, é necessário seguir algumas práticas, e dentre as principais estão:

  • Ser claro e conciso;
  • Ressaltar insights;
  • Combinar palavras e imagens;
  • Criar conteúdo compartilhável.

O propósito de investir em data storytelling é facilitar a leitura de uma grande quantidade de dados complexos, mas para que isso realmente aconteça, a companhia precisa usar uma linguagem concisa.

É necessário considerar a carga cognitiva da persona e escolher imagens que levem todas as informações necessárias, utilizando o mínimo de espaço. Quanto mais a empresa conhece seu público, mais chances terá de acertar nessa etapa.

Um fabricante de letra caixa luminosa precisa tornar os dados mais acessíveis para expressar um ponto de vista e vender suas ideias.

Para fazer isso, deve identificar as principais informações que deseja transmitir, caso contrário, as chances de criar um conteúdo com visualização de dados serão muito baixas.

É durante o momento insight que a organização consegue criar uma estrutura que vai divulgar as informações provenientes da combinação de dois ou mais conjuntos de dados.

É necessário determinar o objetivo da estratégia para que ela funcione ainda melhor, e a organização pode inspirar o público, contar uma história engraçada, entre outras possibilidades.

Utilizar o data storytelling não significa contar uma história sem palavras, na verdade, elas precisam ser usadas para que as imagens sejam ainda mais atraentes e claras.

Ao mesmo tempo em que a organização pretende reduzir a carga cognitiva de seu público, também pretende destacar informações relevantes e fixá-las na mente das pessoas, assim, devem ser apresentadas por meio de textos e imagens.

Mas para que o material de uma empresa de entrega expressa motoboy alcance uma grande quantidade de pessoas, é necessário que seja criado de maneira simples para o compartilhamento.

É importante se lembrar do apelo visual, considerando elementos compatíveis com os gostos do público, além de identificar formatos e padrões de design mais adequados.

Também não se deve subestimar o contexto, considerando o motivo pelo qual a companhia está contando a história por meio dos dados envolvidos.

Em outras palavras, é fundamental pensar na razão pela qual as pessoas se importariam com eles, pois independentemente do quão bonita é a história, só vai interessar se abordar algo do interesse do consumidor.

Como contar uma história usando dados?

Para contar uma história usando dados, é necessário trabalhar com algumas estratégias, entre as quais estão:

Selecionar os dados estrategicamente

A empresa pode extrair relatórios com diversas informações sobre o público, mas precisa ter um objetivo em mente para que o material não fique confuso ou chato.

A primeira coisa é pensar nos resultados que deseja alcançar com a campanha e utilizar os dados relacionados a esse propósito.

Quanto mais concisa for a história empresa especializada em poda de coqueiro de jardim, maiores serão as chances de impactar o público de maneira positiva.

Se a marca tiver produtos exclusivos para determinada necessidade, precisa conhecer o que as pessoas estão buscando, quais são os seus desafios, quem são esses indivíduos, de onde eles são, sua faixa etária e os canais digitais que utilizam.

De nada adianta extrair essas e outras informações se a organização não for se aprofundar naquilo que realmente importa. Dessa forma, se houver um insight de uma história, é possível criar categorias daquilo que é relevante e necessário para desenvolvê-la.

Obter os dados

É muito importante contar com soluções tecnológicas para captar, ordenar e analisar uma grande quantidade de dados. A empresa também precisa ampliar suas capacidades analíticas para que consiga alcançar a inteligência de dados.

Um fabricante de empilhadeira linde h20 pode contar com diversas plataformas para responder a esse desafio e criar um material realmente cativante.

Filtrar os dados

Companhias que usam ferramentas para extrair dados podem personalizar os filtros. Isso ajuda a garimpar informações interessantes para a história e selecionar dados que realmente fazem sentido.

Alguns critérios que podem ser usados são o período de análise de dados, segmentação de público, localização, reações positivas a determinada ação, percepções negativas sobre ela, além de fatores como gênero e profissão.

Encontrar a história

A organização vai observar que existem valores discrepantes entre os dados, bem como tendências inesperadas e evidências que podem refutar crenças.

A melhor forma de lidar com tudo isso é fazer perguntas e buscar ideias de conteúdos nos dados obtidos.

Trabalhar com conteúdo multimídia

Uma empresa de renovação da ANTT pode apresentar relatórios e dados retirados do Excel, mas terá um desempenho muito melhor se fizer isso retirando de ferramentas apropriadas.

Outra coisa muito importante é investir em formato multimídia e explorar os recursos visuais para apresentar as informações e combinar tudo isso com textos.

Marcas que têm sucesso com o data storytelling são aquelas que produzem gráficos, vídeos animados, infográficos e outros elementos que são mais eficientes na mensagem transmitida para as pessoas. Por isso é importante ter criatividade.

Saber apresentar as histórias

Além de variar os formatos e utilizar conteúdo multimídia, é necessário saber contar a história de maneira agradável.

Uma empresa de análise setorial energia elétrica precisa verificar a narrativa que está utilizando para potencializar o alcance das mensagens em suas histórias.

Fazer conteúdos compartilháveis

Antes de se debruçar sobre essa estratégia, primeiro é necessário responder algumas perguntas. A marca deve entender o que deseja atingir e como trabalhar a autenticidade e paixão em cada capítulo da história que vai começar.

Pensar sobre esses aspectos é fundamental para criar um conteúdo compartilhável, ou seja, algo que as pessoas vão querer levar para outros de seu convívio.

A melhor forma de fazer isso é por meio de uma boa curadoria de dados para transformá-los em materiais acessíveis e compartilháveis nos canais usados pela empresa.

Saber estruturar narrativas

Por fim, uma empresa de motoboy entrega de documentos precisa estruturar narrativas cativantes.

Isso significa que ela deve transformar as informações obtidas por meio dos dados em histórias que vão fornecer valor, ensinar, esclarecer dúvidas, ampliar perspectivas e inspirar ações e decisões.

Considerações finais

As empresas já perceberam que as pessoas gostam de histórias e que isso ajuda a envolver o público com a marca, mas as coisas podem ficar ainda melhores se a empresa utilizar dados concretos para falar com sua audiência.

O data storytelling entrega justamente essa proposta, mas é necessário saber implementá-lo do jeito certo para aproveitar todos os benefícios que ele traz e estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.