Como funciona a troca de links?

Como funciona a troca de links?

A troca de links, também conhecida como backlinks, é uma estratégia usada para guiar o leitor até a página do blog ou o site com conteúdo relevante e complementar àquilo que está sendo lido.

O propósito dessa ação é expandir o conhecimento do leitor, ao mesmo tempo em que aumenta o tráfego e traz mais qualidade para a plataforma.

Uma das estratégias mais importantes dentro do marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization), uma ação que consiste em otimizar a página para que ela seja bem ranqueada nos resultados de pesquisa.

Essa estratégia reúne diversas outras práticas, e uma delas é o link building, e quando se trata do Google, seu algoritmo considera cerca de 170 fatores de ranqueamento e dois deles são muito impactantes.

O primeiro é a qualidade do conteúdo e o segundo é o número de backlinks que a plataforma recebe. Assim sendo, trocar links é uma estratégia que gera muitos impactos no SEO de uma página.

Mas antes de fazer essa troca, é necessário entender seu conceito, em qual contexto as trocas acontecem, o que os buscadores pensam sobre a compra e troca de links e quais são os benefícios e perigos da estratégia.

O que é troca de links?

Troca de links nada mais é do que inserir um link de um site para outro, e os buscadores, a exemplo do Google, usam a qualidade e a quantidade de backlinks como um sinal para ranquear a página.

Isso fez com que a estratégia se tornasse imprescindível para a prática de SEO, e hoje em dia é muito difícil conseguir um bom posicionamento para a palavra-chave escolhida por conta da competitividade nos resultados de pesquisa.

Os backlinks usados por uma empresa de limpeza de ar condicionado central em sua plataforma são entendidos pelos mecanismos de busca como uma indicação, ou seja, o site está indicando seu visitante para uma página relevante sobre o assunto.

Isso significa que o canal em questão considera o conteúdo indicado como algo de qualidade. Cada vez que a página recebe uma indicação dessas, aumenta seu nível de autoridade.

Quanto mais autoridade o site tiver, maiores as chances de conquistar um bom ranqueamento. Só que não se deve acreditar que qualquer link vai ajudar a construir a autoridade da plataforma.

Ter muitas indicações é importante, mas elas também precisam ser de qualidade e provenientes de uma fonte confiável.

Contexto das trocas de links

A troca de links é um processo que pode trabalhar dois contextos diferentes, sendo a troca de links passiva e a troca de links ativa.

O site de uma empresa de pintura residencial interna vai fazer a troca passiva se seu foco for a produção de conteúdo de qualidade. Por essa razão, não faz parte das estratégias de SEO o link building ativo.

Quando o site mostra autoridade por meio de conteúdos bem trabalhados, vai ranquear muito bem para os termos usados, e isso aumenta a visibilidade para sites e blogs.

A plataforma começa a ser procurada por pessoas interessadas em fazer a troca, mas isso só acontece com canais que possuem muito tráfego. Só que antes de aceitar a troca de links, é necessário avaliar a confiabilidade da fonte.

Também existe a troca de links ativa, usada quando o proprietário da plataforma acredita que precisa de mais links apontando para o site. Nesse processo, é ele quem vai enviar os e-mails fazendo a proposta.

Ele não vai solicitar que o dono da outra plataforma faça uma referência, na verdade, ele pede uma troca, inserindo um link em seu site.

De acordo com as diretrizes do Google, a página não pode barganhar links, visto que eles precisam ser naturais e espontâneos, mas ao mesmo tempo não tem nenhum problema solicitar essa troca.

O que os buscadores pensam sobre a troca de links

Um fabricante de cortina efeito wave pode investir nessa estratégia sem problema algum, mas antes é necessário conhecer a opinião dos buscadores sobre a prática.

O propósito dos mecanismos de busca é oferecer o melhor conteúdo para os usuários, com isso, estão sempre em busca de plataformas que burlam as diretrizes e desconsideram seus algoritmos.

Eles descartam links de origem duvidosa com o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas em seus resultados. A melhor forma de fazer isso é investir em boas práticas, criando conteúdos de qualidade e exclusivos.

É assim que outros sites vão se interessar e criar links mencionando a plataforma de maneira natural.

Benefícios da troca de links

Investir nessa estratégia traz muitos benefícios para a plataforma, principalmente quando tudo acontece de maneira natural. Algumas das principais vantagens são:

  • Gera autoridade para o site;
  • Aumenta o tráfego;
  • Melhora a experiência do usuário;
  • Melhora o posicionamento.

Se o site de uma confecção de camisa polo lisa atacado receber links espontâneos e naturais, consegue aumentar sua autoridade de domínio, consequentemente, se torna mais confiável.

É uma estratégia que oferece recursos adicionais para os usuários e mostra que a plataforma compreende suas necessidades e oferece boas soluções.

É como se outro site dissesse que confia naquilo que está sendo dito por outro canal, direcionando os usuários para seus conteúdos.

A troca de links aumenta o tráfego do site, e a partir do momento em que ele atrai novos usuários, naturalmente vai fazer mais conversões e esses leads um dia podem se transformar em clientes.

O aumento do tráfego também mostra para os mecanismos de busca que a plataforma está recebendo mais visitas, algo que vai melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por fim, ao receber links, o site de uma empresa de limpeza shopping melhora a experiência do usuário.

Se dentro do conteúdo alguns termos e ideias conseguirem exemplificar o assunto, o visitante acessa informações complementares que ajudam a resolver um problema. Ao longo do tempo, ele passa a confiar mais nas publicações.

Perigos da troca de links

Até aqui ficou claro que a troca de links ocorre quando duas empresas inserem mutuamente links indicando seus sites dentro de seus conteúdos, mas esse processo não deve ser algo artificial.

A linkagem precisa ser natural e essa situação deve estar bem clara para o usuário e para o algoritmo do buscador, assim, a estratégia será tão benéfica quanto receber naturalmente um indicação.

Geralmente, as indicações espontâneas costumam acontecer entre empresas que fazem parte do mesmo grupo empresarial, mas nada impede que outras organizações consigam a mesma coisa.

Por exemplo, uma empresa de lavagem de tapetes a seco pode indicar o conteúdo presente no site de uma marca de produtos de limpeza.

Mas uma vez que os links são previamente negociados, se forem inseridos de maneira artificial ou forçada, tentando manipular o algoritmo, a situação pode se complicar e é até mesmo passível de punição.

Mesmo que o objetivo seja mostrar a autoridade da plataforma, o Google proíbe essa prática em suas diretrizes. Um exemplo que prejudica a classificação nos resultados de pesquisa é fazer muitas trocas de links.

Alguns negócios cometem o erro de combinarem entre si, que cada vez que um deles fizer uma menção, o outro também vai fazer. Também é proibido criar páginas de parceiros com o objetivo de fazer links cruzados.

Chega a ser injusto com as organizações, como um fabricante de armário suspenso escritório, que conseguem a troca de links naturalmente.

A punição por parte do Google pode variar desde uma queda no posicionamento até a exclusão da plataforma no buscador.

Outra coisa que é importante pontuar está relacionada às propostas de link building. Como falado anteriormente, a ação pode ser combinada, desde que seja feita de maneira natural.

Mas além de garantir a naturalidade da troca, também é fundamental analisar a plataforma da parceria.

Supondo que o domínio tenha um crescimento vertiginoso em determinado período e de repente perde uma grande quantidade de acessos, é necessário se atentar.

Antes de aceitar um convite, uma empresa de motoboy entrega de documentos deve considerar que uma estratégia de SEO que cresce rapidamente, também pode cair muito rápido.

O ideal é aceitar parcerias com organizações que realmente conseguem fazer a plataforma crescer de maneira orgânica, sem burlar ou tentar burlar os algoritmos dos buscadores.

Considerações finais

A troca de links é uma estratégia comum e importante dentro do SEO e traz muitos benefícios para as plataformas envolvidas, desde que seja trabalhada do jeito certo.

Indicar ou ser indicado mostra que o site em questão possui relevância e autoridade e se preocupa com a qualidade das informações encontradas pelos visitantes.

A estratégia é vista com bons olhos pelos mecanismos de busca, principalmente quando é genuína e natural.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.