Afiliados: os erros mais comuns que dificultam as suas vendas

Afiliados: os erros mais comuns que dificultam as suas vendas

O marketing de afiliados é um dos mercados mais tentadores da internet. Não só é um mercado com baixas barreiras de entrada, mas dá a possibilidade de qualquer pessoa ganhar dinheiro com pouco ou nenhum investimento.

Porém, o que acontece com grande parte dos iniciantes é que eles cometem alguns erros que comprometem as vendas e dificultam seu sucesso.

As falhas e erros podem ser vistos como parte de um processo de aprendizado natural, contudo, é muito interessante conhecer os erros mais comuns para que você evite de cometê-los e, assim, acelere o andamento da sua jornada.

Por isso, reuni aqui alguns erros comuns que os iniciantes cometem e que dificultam seu sucesso no marketing de afiliados.

Se você já cometeu alguns desses erros irá se identificar, se ainda não cometeu, aproveite e aprende para que você não tenha que passar por eles também e se você está apenas começando, aproveite para entender cada um deles para ser mais bem sucedido em seus esforços.

O que é marketing de afiliados?

O que é marketing de afiliados?

Para começar, vamos falar do básico, o que é o marketing de afiliados? Nesse blog já falamos sobre o marketing de afiliados anteriormente, mas, vamos fazer um breve resumo aqui.

O marketing de afiliados é uma área em que uma pessoa qualquer, nesse caso o afiliado, entra em uma parceria com o criador de determinado conteúdo para vendê-lo em troca de uma comissão.

Essas comissões também podem ser ganhas por vendas, cadastros ou cliques que você gera para esse criador, que podem ser pessoas físicas ou empresas.

A forma mais comum de divulgação é através de um link único de afiliado fornecido a você para rastrear os potenciais clientes gerados.

Na maioria dos casos, esses afiliados possuem um site ou blog próprios e que ajudam na divulgação, já que a maioria desses afiliados se dedica a produtos dentro dos assuntos tratados dentro da página.

Existem alguns sites que ajudam você a gerenciar seus esforços de afiliado, como a Hotmart e a Monetizze.

Esses sites possuem o cadastro de inúmeros criadores de conteúdo que disponibilizam seus produtos para o cadastro dos afiliados da plataforma.

Porém, para ser um afiliado de sucesso, não basta apenas você se cadastrar e começar a divulgar o produto, na verdade é importante que você estude e se informe sobre como fazer isso da maneira mais efetiva e inteligente.

Nesse post você verá erros comuns que você deve evitar para se tornar um afiliado de sucesso. Esses erros podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na sua jornada.

Os erros mais comuns de um afiliado

Os erros mais comuns de um afiliado

Foque em apenas um produto

Um dos erros mais comuns e também o maior erro de empreendedores que estão iniciando no marketing de afiliados é a falta de foco em um único produto.

O maior erro nesse caso é achar que, vendendo uma maior quantidade de produtos você vai conseguir vender mais facilmente. O ponto aqui é que para você ter sucesso você deve fazer exatamente o contrário.

Para ter mais sucesso é absolutamente fundamental que você saiba o que está vendendo, para que possa falar sobre o seu produto com mais propriedade.

Nesse caso, quanto mais você divide a sua atenção entre diversos produtos diferentes, menos você acabará sabendo sobre cada produto.

Você precisa de mais autoridade sobre aquilo que fala, por isso, quanto menos produtos você vende, mais você tem chance de saber com maior propriedade detalhes sobre cada um.

Conforme você for ganhando experiência como afiliado, você pode adicionar mais produtos e testar seu desempenho, mas a princípio, foque em um só produto.

Foque no seu trabalho

Assim como comentamos sobre o erro acima, o foco é extremamente necessário em qualquer fase do trabalho na área de marketing de afiliados e focar no seu trabalho é importante para o seu sucesso.

Um dos problemas mais comuns que causam a falta de foco é a procrastinação, que reduz a sua produtividade e prejudica seu desempenho.

Portanto, se você quer ter sucesso de verdade, fuja das distrações, foque no que é necessário, busque a excelência e aplique as suas ideias na prática, de modo que você consiga trabalhar muito mais em menos tempo.

Saiba também escolher os tipos de conteúdo que você consome e que agregam à sua vida.

Escolher o produto errado para você

Como falamos que você deve escolher apenas um produto e focar nele, você deve ter em mente que as suas escolhas são vitais para o seu sucesso, portanto escolha com cuidado.

A dica aqui é que você não vá atrás dos produtos que são tendências apenas por serem os mais vendidos, mas sim escolher os produtos que tenham mais afinidade com o público que você deseja atingir.

Outro erro muito comum é que você não saiba nada sobre o produto que você estará vendendo.

O problema é que se você não sabe nada sobre a área do produto que você deseja vender, dificilmente conseguirá falar sobre ele e, assim, tornará mais difícil o processo de vendas.

Falta de qualidade no seu conteúdo

Falta de qualidade no seu conteúdo

Uma característica obrigatória de qualquer campanha séria de marketing digital é a qualidade dos conteúdos apresentados à sua audiência. Sem essa qualidade, seu sucesso é mais difícil.

Portanto, tenha total atenção ao que você apresenta ao seu público e mantenha-se informado das principais novidades sobre técnicas de marketing digital e como aumentar a qualidade do conteúdo que você oferece.

Tenha extrema atenção com os erros de gramática, aumentando a qualidade e reduzindo os erros que você comete com a experiência e estudo.

Uma vantagem de aumentar a qualidade dos conteúdos que você oferece é o aumento da sua autoridade, já que todas as pessoas que são vistas como autoridades em determinado assunto, são vistos dessa forma por conta da qualidade dos conteúdos oferecidos.

Assim, além de engajar mais pessoas ao seu conteúdo, você consegue chamar muito mais atenção dos seus clientes.

Nunca ignore as métricas de desempenho

Nunca ignore as métricas de desempenho

Esse é um erro que é cometido por muitos novatos na área de marketing de afiliados. Essas métricas, como Custo por clique, ticket médio, taxa de conversão, visitas únicas, etc.

Apesar de serem complexas, não conhecer essas métricas é um erro gravíssimo cometido por afiliados iniciantes. Isso pode ser decisivo para o desfecho positivo da sua estratégia.

Essas métricas ajudam você a medir o resultado dos seus esforços. Portanto, essas métricas são as suas ferramentas capazes de medir o sucesso ou fracasso dos seus esforços.

Assim, fica mais fácil você decidir se estará ou não fazendo o certo e assim corrigir o curso do seu negócio.

Caso você tenha pouca ou nenhuma experiência com a leitura de métricas, busque se aprimorar e aumentar seus conhecimentos na área e assim conseguir trabalhar de forma mais efetiva.

Existem muitos cursos online, gratuitos e pagos que permitem você a conhecer mais sobre marketing digital e especialmente sobre métricas de desempenho. Elas são vitais em qualquer estratégia de marketing digital.

Testes A/B

Essa é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer estratégia de marketing digital e que é muito interessante para testar novas ideias na prática.

Os testes A/B consistem na aplicação de diversas ideias dentro da sua estratégia de marketing. A partir dos testes A/B você poderá medir, a partir das métricas de desempenho, a efetividade de determinadas ideias aplicadas ao mercado na prática.

Esses testes podem ser utilizados em vários locais diferentes, como aplicar mais de um CTA, para verificar qual tem maior desempenho, formatos diferentes de páginas, e-mails com diferentes palavras ou títulos, etc.

Dessa forma você poderá saber qual das ideias aumenta a sua taxa de conversão.

Assim, com essa técnica você poderá escolher o caminho mais eficiente para o seu negócio.

Falsas promessas

Você talvez já tenha entrado em algum site ou blog, lendo algum conteúdo em formato de anúncio que promete uma fórmula para você ganhar dinheiro de forma fácil e mágica.

Talvez você tenha pensado: é bom demais para ser verdade, e provavelmente é. Títulos chamativos como: Veja como eu fiz X milhões em apenas 3 meses.

Geralmente esses são produtos que iludem e enganam seus compradores, que acreditam nessas falsas promessas.

Isso geralmente é feito por afiliados que, objetivando vender mais rápido seus produtos fazem ofertas milagrosas, boas demais para ser verdade.

E isso é um erro enorme. Primeiro porque você estará enganando seus possíveis compradores e em segundo, porque você estará diminuindo a sua imagem em relação à sua audiência.

Logo, atenha suas promessas ao que o seu produto pode realmente realizar, não prometa mais do que pode cumprir.

Conclusão

Esses erros são os mais comuns no marketing digital e que, se você é iniciante, a partir de agora deve saber que não deve cometer.

Estude esses erros e busque estar sempre melhorando para que você consiga ser bem sucedido no marketing digital.

E você, tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um e-mail para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço,

Gilberto

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.