Marketing de Permissão: quais as suas vantagens?

Marketing de Permissão: quais as suas vantagens?

Marketing de Permissão é uma estratégia desenvolvida por Seth Godin, em 1999, com o propósito de estabelecer uma abordagem direcionada, capaz de impactar os usuários que pediram por determinado conteúdo.

Para funcionar, é essencial que a marca tenha o consentimento da audiência, algo que está totalmente de acordo com o perfil do consumidor moderno.

Por causa da velocidade com que a internet se expande, a maneira como a organização se comunica e oferece seus produtos passou por algumas transformações para se adaptar ao excesso de informação e ao pouco tempo disponível.

As pessoas, por sua vez, começaram a selecionar cuidadosamente os conteúdos que querem consumir, rejeitando qualquer tipo de material que não tenha sido solicitado ou que possa interromper sua experiência de navegação.

Por exemplo, ao assistir um vídeo, o usuário não deseja ser interrompido por uma propaganda, assim como não quer passar por essa experiência ao ouvir música ou até mesmo na hora de acessar um site.

Para que a experiência seja mais agradável, é fundamental saber trabalhar o Marketing de Permissão.

Este artigo vai explicar seu conceito, falar sobre as vantagens da estratégia, mostrar para que serve, como ela pode ser aplicada e o que fazer para montar uma estratégia bem-sucedida.

O que é Marketing de Permissão?

Marketing de Permissão é uma estratégia que tem um nome auto explicativo, visto que se trata de ações de comunicação e marketing direcionadas para pessoas que autorizaram esse contato.

O objetivo é conquistar a permissão dos consumidores para enviar mensagens e estabelecer uma relação mais próxima entre a marca e seus clientes.

Por meio dele, uma companhia que disponibiliza transporte de containers vazios consegue atrair e transmitir informações para seu público-alvo, e essa prática sempre funciona porque ela surgiu muito antes do YouTube.

Foi desenvolvida em uma época em que as pessoas eram bombardeadas por propagandas, e embora as coisas continuem da mesma forma, já não é tão fácil prender a atenção dos consumidores.

O que acontece é que, antigamente, os comerciais de TV simplesmente interrompiam a programação, os outdoors mexiam com o visual da cidade, o telemarketing era inconveniente, entre outras ações muito comuns no passado.

Foi diante dessa realidade que surgiu o Marketing de Permissão, fazendo com que as organizações começassem a respeitar o espaço do consumidor, ao mesmo tempo em que transformavam suas estratégias de marketing de maneira mais produtiva.

Vantagens do Marketing de Permissão

O Marketing de Permissão traz várias vantagens para as empresas que investem na estratégia, e entre elas estão:

  • Redução de custos;
  • Aproveitamento de recursos;
  • Aumento da conversão;
  • Mais credibilidade;
  • Clientes mais satisfeitos.

Por meio da estratégia, um fabricante de abraçadeira união vertical consegue reduzir os gastos, visto que se trata de uma estratégia direcionada que aumenta o custo-benefício.

O direcionamento também ajuda a aproveitar o tempo e o conteúdo com mais eficiência, consequentemente, fica muito mais fácil nutrir e converter leads.

Por ser uma estratégia que respeita o espaço do potencial cliente e direcionar conteúdos que realmente sejam interessantes para ele, a imagem da marca também melhora.

Ela adquire mais credibilidade e respeito por parte dos consumidores, o que ajuda a construir um legado positivo ao longo do tempo.

É uma ação que respeita a privacidade do potencial cliente, e alinhando essa característica ao sentimento de reciprocidade, fica mais fácil fidelizá-lo e aumentar seu nível de satisfação com os produtos e serviços.

Função do Marketing de Permissão

Além de direcionar conteúdos para as pessoas que desejam recebê-los, essa estratégia de marketing possui outras funcionalidades fundamentais para qualquer negócio.

É uma forma de estabelecer um relacionamento recíproco com clientes e potenciais clientes, divulgar materiais estratégicos, captar leads para o negócio, fidelizar compradores e aumentar a credibilidade da empresa.

Nesse contexto, uma clínica que realiza exames para animais pode adaptar a estratégia, de acordo com as necessidades do negócio, por meio de ações de marketing que vão ajudar a aproveitar melhor o recurso.

Como aplicar o Marketing de Permissão?

Para aplicar a metodologia e alcançar o sucesso com essa estratégia, existem alguns passos importantes que precisam ser trabalhados. São eles:

Criar bons conteúdos

Para ter a permissão do consumidor e criar um relacionamento mais próximo, é necessário oferecer algo atrativo para as pessoas. Geralmente, as organizações costumam investir em Marketing de Conteúdo e SEO.

O objetivo do Marketing de Conteúdo é reproduzir e divulgar materiais relevantes, segmentados e capazes de atrair e engajar o público.

O SEO, por sua vez, se resume a estratégias que melhoram a página para que ela pareça bem posicionada nos resultados de pesquisa.

São boas práticas para manter o público no controle da situação, além de reduzir os investimentos em campanhas pagas.

Disponibilizar formulários

O Marketing de Permissão feito por uma produtora de forro mineral 60×60 será bem-sucedido se a empresa conseguir o consentimento do público, e para isso, deve criar meios de conversar com as pessoas.

Em sites e blogs, uma boa opção é criar um formulário de inscrição ou uma landing page para que as pessoas se cadastrem. Se a empresa já tiver uma base de clientes, pode enviar um e-mail perguntando se as pessoas querem fazer parte da lista.

O cadastro também pode ser realizado por meio de contato pessoal, no caso de negócios que possuem espaço físico. Mas independentemente do meio usado, é fundamental deixar claro qual é a razão do preenchimento do formulário.

Abrir espaço para o público

A partir do momento em que o negócio está fazendo parte de um círculo restrito de contatos, precisa abrir espaço para que o público escolha de que maneira o envio será realizado.

Na primeira mensagem enviada, a empresa pode pedir para as pessoas escolherem a frequência de envios, os horários de recebimento e os temas que elas gostariam que fossem abordados.

Oferecer a opção de descadastro

Para que a estratégia de Marketing de Permissão implementada por uma entidade que trabalha com elemento filtrante diesel seja completa, é muito importante oferecer uma opção de descadastro para o usuário.

Se não houver essa opção, além de ser algo ilegal, ainda prejudica a imagem da empresa e provoca insatisfação no público.

Como montar uma estratégia

Para montar uma estratégia de Marketing de Permissão bem-sucedida, o primeiro passo é investir no conteúdo da mensagem. O bom conteúdo é aquele que considera as ações de Inbound Marketing, portanto, deve ser capaz de converter.

Existem várias maneiras de fazer isso, como usar títulos simples e diretos, usar verbos de ação, criar um bom layout e fazer testes com o formulário de inscrição.

Nesse contexto, um estabelecimento de podologia tratamento a laser para micose também precisa permitir que o público decida a maneira como o contato vai acontecer.

Isso é muito importante para respeitar os desejos individuais e evitar que o negócio acabe incomodando o cliente, usando um canal ou uma plataforma que não esteja de acordo com o que ele realmente quer.

Quais são os erros mais comuns?

Além de entender qual é o funcionamento do Marketing de Permissão e saber de que maneira colocá-la em prática, também é muito importante saber quais ações podem prejudicá-lo.

Uma delas é quando a empresa se torna invasiva logo no primeiro contato, pois de nada adianta pedir a permissão do público, se no primeiro contato a organização interrompe o consumidor. Assim sendo, o ideal é deixar que o público encontre o caminho.

Até mesmo uma distribuidora de pista fria para restaurante não precisa pedir muitas informações para oficializar os cadastros, pois basta solicitar nome e e-mail da pessoa interessada.

Também não se deve quebrar acordos firmados, pois se a empresa prometeu enviar uma mensagem por semana, não pode ultrapassar essa quantidade, a não ser que se trate de algo muito urgente ou se o cliente solicitar mudança na frequência.

A organização também não deve compartilhar os dados de seus contatos com outras empresas, pois a partir do momento em que alguém concorda em interagir com a marca, quer conversar apenas com ela.

Por fim, uma oficina especializada em vistoria veicular para Uber nunca escondi a opção de descadastro, Visto que os assinantes têm total liberdade para deixar de receber determinada informação, caso não seja mais do seu interesse.

Considerações finais

O Marketing de Permissão é bem-sucedido quando existe reciprocidade na relação entre as empresas e os consumidores.

Se a organização precisa do consentimento de seu público, demonstra respeito pelo espaço e pelas necessidades das pessoas.

É uma troca que traz benefícios para todos, pois o público recebe conteúdo antecipado, pessoal e relevante para as suas necessidades.

Em troca, a marca conquista clientes engajados e que realmente estão qualificados para comprar os produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

Ana
Ana

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.