Como fazer um e-book e ganhar dinheiro na internet

Como fazer um e-book e ganhar dinheiro na internet

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro na internet, algumas mellhores do que outras, certas formas mais rápidas e simples que outras.

Porém, a maioria das opções de ganhar dinheiro na internet demandam bastante dedicação, e, na maior parte dos casos, uma dose de paciência.

Mas, se você deseja uma alternativa pela qual possa ganhar dinheiro de forma passiva na internet, ou seja, ganhar dinheiro sem a necessidade de se envolver ativamente em qualquer ação, você deve pensar em criar um e-book.

E-books são livros eletrônicos, que compilam diversos conhecimentos sobre determinado assunto e seu objetivo é informar a audiência interessada com aquilo que estes de sejam.

Existem muitas vantagens associadas com a produção de um e-book para o seu negócio, as quais falaremos adiante.

Nesse post você vai entender o que precisa fazer e como fazer um e-book para ganhar dinheiro na internet, mas, mais do que isso, vai entender como um simples e-book pode abrir as portas para um grande negócio na internet que pode ajudar você a ganhar muito mais renda passiva.

O que é um e-book?

Um e-book é um livro digital, um infoproduto que possui o objetivo de informar ou entreter uma certa audiência com determinado assunto.

Os e-books não possuem limite de páginas ou de assuntos, podendo abordar qualquer tipo de mercado ou audiência e pode ser disponibilizado em diversas plataformas diferentes.

Como um livro eletrônico, ele pode ser consumido em qualqer dispositivo de mídia, como smartphones, computadores e tablets. Por isso, existe uma comodidade para o consumo desse tipo de produto.

Para ser bom um e-book não precisa ter 1000 páginas, mas sim conseguir cumprir a missão a que se propõe diante do seu consumidor, entreter, informar ou capacitar alguém em determinado assunto.

Portanto, se você possui algum tipo de conhecimento em determinado assunto, vale a pena se dedicar a criar um livro digital, um e-book, para compartilhar esse conhecimento e assim ganhar dinheiro.

Para que serve um e-book?

Um e-bbok, como dissemos tem a missão de passar conhecimentos ou entreter uma audiência selecionada, mas além disso, ele também possui a capacidade de testar o mercado consumidor da sua ideia.

Por exemplo, se você pretende criar um curso, mas não sabe qual é o tamanho do mercado potencial deste produto, criar um e-book para testar esse mercado pode ser uma ótima opção.

Mas como você deve fazer? Vamos ensinar o passo a passo a seguir para você.

Por ser o método mais simples, o e-book é perfeito para quem está começando no meio digital e, para isso selecionamos algumas dicas valiosas para que você tenha mais sucesso no seu projeto de criação de um e-book.

Como criar um e-book

Para criar um e-book, você deve começar pela ideia de assunto que você deseja discorrer em seu livro digital.

Além disso, você também vai precisar de um computador básico, um editor de texto, mesmo os gratuitos servem e uma conexão com a internet.

Contudo, apesar de que o e-book é o formato mais simples de infoproduto que você pode oferecer, isso não significa que seu produto não deve ter um alto padrão e você deve se dedicar para minimizar erros e aumentar a qualidade do conteúdo ali descrito.

Por isso, é importante estar ciente da dedicação necessária para criar um material que tenha a capacidade de agradar a potenciais clientes.

Além disso, você não deve deixar de lado o aspecto profissional do projeto, a qualidade das imagens e da linguagem utilizada no conteúdo.

O que você deve ter me mente é que o e-book pode ser apenas o começo de um grande projeto de negócio que inclua vários outros infoprodutos complementares para essa mesma audiência.

Assim, com esse produto, você poderar abrir portas para aumentar as vendas de outros produtos e criar um verdadeiro negócio.

Vamos agora à aplicação prática da criação de um e-book.

A escolha do tema

O tema ou assunto do e-book será a sua primeira escolha, a partir dela você deverá desenvolver seu projeto.

Mas como esoclher o tema ideal para o seu e-book? A resposta é simples, embora sua execução não seja fácil.

Comece pelos conhecimentos que você possui e assim defina quais temas poderiam ser abordados no seu e-book e que teriam algum valor de mercado. Se o assunto for de interesse geral e o seu conhecimento permita a você construir um conteúdo profundo e relevante, tende a ser mais bem sucedido.

Você deve ter em mente na escolha do assunto que o seu produto deve entregar exatamente o que o seu potencial cliente espera de você:a solução para o problema que ela enfrenta e que você, através do seu e-book se propõe a ajudar a resolver.

Se você já possui algum tipo de canal de interação com seu público, seja um blog, canal no Youtube ou perfil nas redes sociais focado no tema, você pode usar os conteúdos compartilhados como base para o seu e-book.

Mas não só isso, utilize também as interações com os usuários, as principais queixas por exemplo, como um formador de pauta dos assuntos mais emergentes para que você aborde e assim consiga solucionar as necessidades e problemas mais comuns entre os seus clientes.

Outra dica importante é que você deve segmentar o assunto tratado no seu e-book, evitando uma grande concorrência e aumentando a sua capacidade de focar e trabalhar com um problema específico, de forma a tratar dele com o máximo de detalhes que a matéria exige.

Organize o conteúdo

Após a decisão do tema que o seu e-book irá tratar, você precisará organizar o assunto em tópicos e organizar cada um de forma a ser mais fácil e simples de compreender.

Nesse ponto, você deve ter em mente que o principal atributo da organização é tornar o conteúdo mais apresentável, ou seja, tenha uma sequência de apresentação lógica, assim você poderá mostrar ao comprador exatamente tudo o que você oferece e como você conseguirá resolver o problema dele.

Nessa organização, é importante separar o conteúdo em partes, de modo que cada segmento seja parte de uma sequência lógica de conteúdos relevantes e importantes.

Assim, seu leitor poderá consumir o conteúdo de forma linear e acompanhar facilmente todas as informações contidas no produto.

Desenvolvimento do conteúdo

Esse é o momento em que, definido o conteúdo e a ordem dos assuntos tratados, você deverá começar a escrever o seu novo e-book.

Se você já está acostumado a escrever diariamente no computador, você deve conseguir escrever o seu e-book de forma fluida.

Porém, se você não tem o costume de escrever, pode ser que tenha alguma dificuldade no início, mas com o tempo, você vai pegando prática e a escrita se torna muito mais rápida e fácil.

Para que você tenha sucesso na sua empreitada de escrever um e-book, você deve ficar atento para não cometer erros. Aqui vão algumas dicas para que você escreva melhor o seu e-book.

Dica 1: Se atente às regras gramaticais e ortográficas. Um e-book com muitos erros de concordâancia prejudicam a leitura, assim como muitos erros ortográficos podem causar estranhamento e impressão de desleixo ou falta de atenção.

Dica 2: Adapte a linguagem do seu e-book à linguagem da sua audiência. Essa dica é importante porque certas linguagens ou termos técnicos e jargões podem dificultar a compreensão da audiência. Por outro lado, uma linguagem muito simples pode espantar uma audiência mais qualificada na áres. Portanto você deve pesar a decisão de acordo com a audiência esperada pelo seu produto.

Dica 3: Evite frases e parágrafos muito longos. A questão aqui é simples, um parágrafo que ocupe um página inteira é mais cansativo de ler do que parágrafos menores de até quatro linhas. Portanto, reduza o número e o tamanho das frases dentro de cada parágrafo para conseguir aumentar a fluidez do seu texto.

Dica 4: Use subtítulos para tornar a leitura mais agradável. A vantagem dos subtítulos é permitir que o leitor entenda o texto dentro de cada parte e possa evoluir de forma mais interessante e gradual. Além disso, um texto bem dividido se torna mais claro e agradável.

Dica 5: Objetividade e profundidade são a alma do seu texto. Trate seus leitores com respeito, demonstre isso ao ser objetivo, não escreva 20 frases quando apenas 2 são necessárias. Também busque se aprofundar ao máximo possível dentro de cada assunto, oferecendo seus conhecimentos aos seus leitores de modo rápido e objetivo.

Dica 6: Tenha total atenção com expressões e gírias. Essa dica é semelhante à dica 2, porém, aqui, a dica é que você evite gírias e regionalismos, de forma que você garanta que a sua audiência entenda o seu conteúdo.

Atenção à porção gráfica

Muita gente não se atenta ao fato de que, apesar de um e-book ser majoritariamente composto por texto, ele também pode (e deve) incluir imagens, como fotografias ou ilustrações.

Elementos visuais, como desenhos, ilustrações e fotografias aumentam a atratividade do texto e a capacidade de compreensão do assunto que está sendo estudado.

Você já deve ter ouvido o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, isso é muito verdade quando se trata de compreensão de textos. Isso acontece pois o nosso cérebro consegue associar o elemento visual de forma mais fácil e, assim, interpretar o texto de modo mais completo.

Portanto, para que o seu texto tenha o m´ximo de impacto com os seus leitores, pesquise e selecione imagens que estejam em sintonia com o assunto tratado e que possam reforçar e embasar o material que você está disponibilizando.

Gráficos e infográficos também são ferramentas visuais muito poderosas para aumentar o impacto do conteúdo criado. Evite, porém o uso de recursos visuais em excesso.

As imagens são um importante recurso, porém, se usadas com excesso perdem grande parte da sua força. Por isso, atente-se para usar esse recurso na quantidade e forma corretas.

Formatação do conteúdo

Após concluir a escrita do seu e-book, você deve fazer uma etapa que ainda é ignorada por alguns escritores, a formatação.

A formataçãao do conteúdo permite que você torne o conteúdo mais profissional e aumenta a credibilidade passada através dos conteúdos ali presentes.

Existem muitos tutoriais disponíveis na internet sobre a formatação e é um trabalho relativamente simples, basta pesquisar.

Porém, você também pode fazer a contratação de um profissional para a formatação do seu conteúdo, de modo que ele faça a formatação para o padrão mais comum em livros eletrônicos.

Revisão do conteúdo

Nessa etapa, a última da elaboração do seu e-book, você deve revisar todo o conteúdo elaborado. Nessa etapa você deverá corrigir os erros, frases que não estão bem elaboradas, com duplo sentido ou erro de concordância, enfim, é hora de verificar se todo o texto está compreensível e se não há como melhorá-lo.

Tanto a etapa anterior quanto esta podem ser feitos por um profissional freelancer. Isso é interessante pois ter o olhar de outra pessoa ajuda a detectar erros que podem passar despercebidos por você, já que foi quem escreveu o conteúdo.

Se não puder contratar alguém, busque a  ajuda de algum conhecido para melhorar ou corrigir possíveis erros no conteúdo.

Escolha a plataforma de produtos digitais

Agora que o seu e-book está pronto, chegou a hora de lançá-lo no mercado. Aqui você deve escolher aonde seu produto ficará para que seja vendido ao público.

Existem diversas plataformas que oferecem o serviço de distribuição e venda de infoprodutos. Algumas destas plataformas, inclusive possuem um “exército” de afiliados dispostos a vender os produtos ali disponíveis em troca de uma comissão de parte do valor.

Entre os principais pontos que você deve ter em mente para selecionar a plataforma certa para você estão:

  • Simplicidade de uso da plataforma
  • Métodos de pagamento
  • Estabilidade da plataforma
  • Confiabilidade
  • Número de usuários
  • Facilidade de acesso ao material
  • Comissões e taxas

Divulge seu e-book

Essa é a etapa final, em que você, depois de criar e hospedar seu e-book na plataforma selecionada, irá divulgar e vender seu infoproduto para a sua audiência.

Nesse passo você deve garantir que o seu produto vá chamar a atenção do público alvo. Por isso, você deve formular as melhores estratégias de marketing para divulgar o e-book.

Você pode divulgar seu produto em redes sociais como Facebook e Instagram, pode utilizar as plataformas de ads de ambas ou mesmo investir em Google Ads ou Native Ads.

Se você já possui um blog falando do mesmo assunto, use ele para divulgar seu e-book. Se não possui um blog, considere utilizar um, já que ele pode ajudar muito você a criar sua autoridade e aumentar a sua audiência.

Um blog compõe parte das estratégias que são conhecidas como estratégias de tráfego orgânico, enquanto o investimento em plataformas de ads são estratégias de tráfego pago.

A vantagem do tráfego pago é trazer resultados mais rápidos, porém a um custo mais elevado, já que depende dos seus investimentos.

Por outro lado, o tráfego orgânico traz visitantes sem a necessidade de investimentos, porém é uma estratégia que demanda tempo para ser executada e até começar a dar certo.

A melhor alternativa é mesclar as duas estratégias, porém, se você não dispõe de recursos para investir, faça o tráfego orgânico ele lhe dará excelentes resultados no médio e longo prazo.

Conclusão

Após ler esse artigo você compreendeu todos os passos para criar o seu e-book e começar a ganhar dinheiro na internet.

Assim, você compreende que transformar seus conhecimentos em um negócio lucrativo não é tão difícil.

Existem muitos nichos diferentes explorados por pequenos empreendedores que criaram e-books e começaram a vender na internet.

E, a maioria dos grandes vendedores na internet começaram com infoprodutos mais modestos, como é o caso dos e-books.

Conforme o sucesso e o aumento da autoridade, eles foram criando novos produtos e aumentando as suas receitas diante da audiência.

Por isso, não perca tempo, comece agora mesmo a criar o seu e-book para que você também comece a ganhar dinheiro e lucrar na internet.

E você, tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço,

Gilberto

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.