7 dicas de como planejar conteúdos para as redes sociais

7 dicas de como planejar conteúdos para as redes sociais

As redes sociais são muito importantes para as empresas porque ajudam a entrar em contato com o público, interagir com os consumidores e divulgar os produtos e serviços.

Elas são tão úteis atualmente que muitos negócios as utilizam como plataformas de atendimento. Antigamente, os consumidores só podiam entrar em contato com a empresa por telefone, mas as redes sociais mudaram essa realidade.

Isso fez com que o atendimento ao cliente melhorasse muito e melhorou o fluxo desse setor. Por conta disso, esses canais são essenciais para melhorar a experiência do cliente no pré e no pós-venda.

Elas facilitam o contato com os consumidores e ainda ajudam a estreitar o relacionamento com eles, conhecer melhor seu perfil, saber quais são as preferências e entender suas expectativas.

As marcas que sabem trabalhar com as redes sociais melhoram consideravelmente sua imagem dentro do segmento de atuação, e ainda conseguem divulgar seus produtos e serviços para uma quantidade maior de pessoas.

No entanto, para aproveitar todas essas facilidades, é necessário saber planejar os conteúdos que serão compartilhados nesses canais.

Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o que é planejamento de conteúdo, dar algumas dicas para planejar as publicações nas redes sociais e explicar os benefícios desse trabalho.

O que é planejamento de conteúdo?

O planejamento ou plano de conteúdo é um tipo de guia que orienta as publicações nas redes sociais e em outros canais da marca, fazendo com que os conteúdos sejam mais eficientes.

Ele determina qual é o tipo de material que será publicado, em qual canal ele será veiculado e de que maneira será promovido.

Se uma auto escola perto quiser elaborar um planejamento de conteúdo para diferentes canais, primeiro é necessário elaborar uma lista de materiais para cada uma das plataformas.

O documento também pode assumir diferentes formatos, como um calendário, uma planilha ou um bloco de notas. Tanto é que muitas organizações usam o Excel ou Google Sheets, principalmente quando precisam trabalhar com muitas contas.

O planejamento deve ser compartilhado com todos os membros da equipe de marketing, com vistas a conscientizá-los sobre suas tarefas e prazos, e com isso melhorar a eficácia.

De que forma planejar conteúdos?

Para elaborar o planejamento de conteúdos nas redes sociais, existem alguns passos importantes que precisam ser seguidos. São eles:

1.  Definir o público-alvo

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é analisar seu público-alvo para descobrir quais são suas características demográficas e psicográficas, e de que maneira os produtos e serviços resolvem seus problemas.

Outro ponto fundamental é entender quem são os concorrentes e quais tipos de conteúdo eles produzem para atrair os consumidores.

2.  Definir os objetivos

Um fabricante de portão social de alumínio branco vai decidir os conteúdos e canais de publicação com base naquilo que pretende fazer, como atrair tráfego, formar uma comunidade de usuários, aumentar as vendas, entre outras possibilidades.

Dito isso, é necessário que o negócio decida o que espera conseguir com as publicações nas redes sociais, como poderá medir a performance do conteúdo e o tipo de mensagem que quer transmitir.

3.  Elaborar a estratégia

A estratégia precisa incluir táticas que ajudam a promover e a distribuir o material, pois isso aumenta a probabilidade de alcançar um número maior de pessoas e gerar impactos positivos.

Algumas questões devem ser consideradas nesse sentido, como as redes sociais que a marca vai usar, de que maneira ela pretende lançar sua campanha publicitária e se vai criar um blog.

4.  Criar um mapa de conteúdo

O mapa de conteúdo é muito útil para planejar, organizar e visualizar o conteúdo que deve ser criado e publicado dentro de um período.

Existem muitas informações que podem ser incluídas, como o título da peça, uma descrição, palavras-chave que serão usadas, o formato do conteúdo e em qual plataforma ele será publicado.

5.  Criar um calendário

Uma loja de móveis para cozinha modulada em U precisa criar um calendário para garantir que peças parecidas não sejam publicadas ao mesmo tempo.

Esse recurso é muito útil para programar a publicação relacionada a eventos e datas específicas com antecedência, além de evitar atrasos e erros.

6.  Desenvolver os materiais

A companhia pode desenvolver diferentes tipos de materiais para inserir no planejamento de conteúdo, sempre considerando os objetivos de marketing e as necessidades do público-alvo. Entre as principais opções estão:

  • Artigos de blog;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Guias e manuais.

Outras opções muito comuns são os check-lists, podcasts, newsletter, entre outras possibilidades que se encaixem nos objetivos da empresa e nas características de seu público.

7.  Medir os resultados

O último passo do planejamento de conteúdo é medir e comparar o rendimento dos materiais para fazer os ajustes necessários e as melhorias.

Um restaurante que oferece kit lanche gourmet precisa saber quais foram as publicações de maior alcance, a reação do público a cada publicação e quais mudanças são necessárias para melhorar os resultados futuramente.

Benefícios do planejamento de conteúdo

Criar um plano de conteúdo traz várias vantagens para a empresa, pois a partir do momento em que ela tem um planejamento estabelecido, consegue elaborar cada publicação em tempo hábil, sem prejudicar a qualidade do material.

O planejamento também é a melhor forma de evitar imprevistos, e isso reduz inconsistências nas postagens, entre outros problemas que possam afetar a reputação da marca na internet.

Se ela tiver um bom plano em mãos, poderá criar uma linha editorial que vai manter a coerência, a unidade temática e o estilo dos materiais.

O público gosta de receber publicações organizadas, relevantes e de qualidade, e esses critérios são indispensáveis para que os usuários se sintam satisfeitos.

Se fizer um bom planejamento, um fabricante de piso concreto textura consegue estabelecer uma comunicação efetiva e direta com sua audiência.

Como escolher as redes sociais da marca?

Como falado anteriormente, as redes sociais são muito importantes para as empresas para que possam alcançar seu público e divulgar os produtos e serviços. Só que existem muitas opções diferentes, o que dificulta na hora de escolher a opção ideal.

Uma das formas de ser assertivo nessa escolha é identificar todas as características do público-alvo. Essas informações vão ajudar a saber onde as pessoas passam mais tempo online e o tipo de material que deve ser compartilhado.

Por exemplo, uma loja de roupas para o público jovem pode usar o TikTok e o Instagram para impactar sua audiência.

Mas além de identificar as características do público, um buffet para inauguração de loja também precisa levar em conta o tipo de material que pretende publicar.

Essa informação é necessária porque cada rede social possui um estilo único de conteúdo. Por exemplo, o Instagram é voltado para materiais audiovisuais, como fotos e vídeos curtos, enquanto o YouTube é ideal para vídeos mais longos.

Considerar o tipo de publicação que a empresa produz é essencial para escolher a plataforma ideal para as estratégias.

Outro ponto importante dessa escolha é acompanhar a concorrência e entender o que essas marcas estão fazendo nesses canais. Além de determinar quais são as redes sociais mais eficazes para o setor, essa observação traz outras informações.

É possível entender qual é o formato de conteúdo mais usado, a linguagem adotada por essas empresas, entre outras ações que as ajudam a obter sucesso.

No entanto, uma clínica para tratamento de cabelo também precisa considerar o tempo e o orçamento disponíveis, principalmente se sua intenção for gerenciar várias plataformas ao mesmo tempo.

Esse processo é muito trabalhoso e pode ser praticamente impossível fazer manualmente, por essa razão, é primordial considerar o tempo e o orçamento envolvidos no gerenciamento dos perfis.

Não é recomendável estar presente em várias redes sociais ao mesmo tempo se o negócio não tiver condições de administrar todos os meios de comunicação.

Para os pequenos negócios, é muito mais viável estar presente apenas em algumas plataformas bem administradas e com uma presença forte do que criar muitos perfis.

Todas essas dicas podem ajudar um canil especializado em bully micro pocket a trabalhar suas estratégias nas redes sociais da melhor forma e melhorar as ações de comunicação da companhia.

Mas é essencial fazer avaliações regulares para realizar as alterações necessárias e conseguir alcançar o público com muito mais eficácia.

Considerações finais

Como foi possível ver, as redes sociais são canais indispensáveis para qualquer marca que queira fazer um bom trabalho de divulgação. Elas melhoram a comunicação e levam a empresa ao conhecimento de mais pessoas.

Seja qual for o segmento de atuação da companhia, ela precisa estar presente nesses canais, por meio de conteúdo de qualidade.

Com as estratégias certas e bons conteúdos, é possível chamar a atenção dos usuários e construir uma comunidade em torno do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Sobre o Autor

Ana
Ana

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.