Ícone do site Gilberto Teixeira

Vendarketing: o que é e como aplicar corretamente

Vendarketing

Não há como negar que existe uma conexão importante entre a área de vendas e a de marketing de qualquer companhia. Diante disso, a estratégia de Vendarketing trata justamente dessa unificação. 

É comum verificar que o marketing e as vendas de uma companhia nem sempre estão alinhados. No entanto, isso é um erro que precisa ser corrigido. Afinal, a junção de ambas é uma estratégia fundamental para o sucesso de uma marca. 

Assim como existem ações específicas dentro da área de marketing, na área de vendas isso também se verifica. Dessa forma, nada mais apropriado do que buscar uma conexão entre ambas.

Muitos dos departamentos de uma companhia são independentes. Isso quer dizer que eles não dependem do funcionamento de uma determinada área para conseguir realizar as suas tarefas. 

Porém, fica claro que uma equipe de marketing que vai desenvolver uma campanha precisa entender melhor quais serão as técnicas de vendas, o que quer dizer que os vendedores precisam estar alinhados com o time de marketing. 

Afinal, o cliente que vê uma peça de campanha apresentando o serviço de lavagem de persiana SP vai entrar em contato e precisará falar com os vendedores para poder fazer a contratação.

Por isso, entender o conceito de vendarketing é fundamental. Desse modo, o presente texto mostrará a definição desse termo, como ele funciona e quais são as formas de aplicar o vendarketing em uma empresa.

O que é Vendarketing?

Tal como um cliente precisa entender o que é uma bateria estacionária 150 amperes para poder utilizá-la de modo integral e completo, quem trabalha na área de vendas ou de marketing precisa conhecer o vendarketing. 

Para começar a definir, é preciso levar em conta que o termo se trata da junção das palavras venda e marketing. Sendo assim, é natural que ele se trate de uma junção de estratégias de ambas as áreas para otimizar a jornada do cliente em uma companhia. 

Essa questão é bastante necessária tendo em vista que uma coordenação estratégica é o caminho ideal para que empresas consigam se posicionar adequadamente no mercado, podendo assim melhorar o seu faturamento e atingir metas mais facilmente. 

Não é difícil imaginar que uma companhia especializada em concreto usinado bombeado depende de uma boa articulação do seu setor de marketing com o de vendas, de forma que pode, assim, encontrar mais oportunidades e obter retornos maiores. 

De modo geral, o vendarketing tem como objetivo favorecer e promover a troca de dados e de informações que sejam relevantes para ambos os setores, permitindo que a equipe consiga se entrosar a ponto de otimizar a experiência do cliente com a loja.

Não é preciso obter muitas informações para imaginar que as empresas que unificam essas áreas acabam tendo resultados mais visíveis e recorrentes do que as companhias que deixam esses departamentos isolados. 

Isso porque as áreas de marketing e de vendas estão diretamente relacionadas com a tratativa com os clientes. Ao não primar por essa unificação, é possível que ambos os departamentos tenham dificuldades em conduzir a jornada do cliente com sucesso. 

Apenas para ilustrar, basta imaginar que o registro individual feito por cada cliente, que são pedidos para um potencial comprador no momento de baixar um eBook, por exemplo, são fundamentais para que um vendedor faça a sua oferta de serviço.

Sendo assim, tanto uma empresa que trabalha com poço artesiano residencial quanto quaisquer outras de segmentos diferentes devem entender de vendarketing para investir e preparar a melhor experiência para os seus potenciais clientes. 

Como funciona o vendarketing? 

Apesar de parecer muito complexo, o funcionamento do vendarketing é bastante prático e intuitivo. Isso porque, ao parar para definir os objetivos do setor de marketing e do setor de vendas, a resposta será a mesma: fazer com que a companhia venda mais. 

No entanto, é claro que as funções específicas de cada um desses departamentos muda. Justamente por isso, é necessário unir os esforços para que o alinhamento aconteça da melhor maneira possível. 

Enquanto o time de vendas é responsável por atender ao cliente de forma personalizada, de modo a realizar uma abordagem direcionada, o marketing é aquele que cuida dos canais da companhia, qualificando os prospects de acordo com o potencial de compra deles. 

Sendo assim, o alinhamento e a consolidação de troca de informações entre ambos os departamentos é capaz de fazer com que essas duas áreas trabalhem de modo convergente, garantindo um processo de compra cada vez mais eficiente. 

Diante disso, é fundamental que essa união entre os departamentos, sejam eles de uma empresa especializada em rede para cobrir piscina ou em qualquer outro setor do mercado, invistam em práticas como:

Tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais inclinadas ao universo digital, é essencial que as áreas de marketing e de vendas se alinhem para suprir essa demanda de forma integral. 

Para isso, o investimento em transformação digital é essencial para que a companhia tenha uma presença online mais forte e constante. 

Com isso, o próximo passo se torna o desenvolvimento de técnicas e de estratégias que se voltem para o mundo virtual. Ao mesmo tempo, criar uma comunicação multilateral é uma forma de estar presente em todos os canais da companhia. 

Por fim, também é essencial que exista a automatização de tarefas, que vão desde a inteligência de dados até a implementação de chatbots para que o atendimento da empresa esteja disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Com isso, tanto uma companhia especializada em persiana vertical sob medida quanto uma loja de roupas infantis é capaz de unir esforços das equipes de marketing e venda e desfrutar dos benefícios dessas ações em conjunto. 

2 dicas para aplicar essa estratégia corretamente

Depois de entender o que é o Vendarketing e como ele funciona, nada mais importante do que conhecer dicas que ajudam na aplicação correta deste recurso. Algumas das formas de realizar essa ação são:

Compartilhamento de dados entre os departamentos

Tendo em vista que as ações praticadas precisam estar em sinergia entre os dois departamentos, uma das medidas que precisa ser aplicada rapidamente é a abertura de dados de ambos os departamentos. 

Normalmente, cada uma dessas áreas armazena os dados coletados de forma individualizada. Mas, para que o Vendarketing funcione bem, é preciso que esse compartilhamento ocorra. 

Afinal, quando os vendedores possuem acesso às interações com os prospects e com o conteúdo das ações de marketing, a abordagem passa a ser mais eficiente. Isso porque, quanto mais embasamento, mais a relação gera resultados. 

Em paralelo, quando a equipe de marketing conhece o roteiro de vendas que é aplicado pelos vendedores, o desenvolvimento das campanhas de marketing passa a ter mais personalidade. 

Com isso, ambas as áreas são beneficiadas, tornando o trabalho mais direcionado e capaz de converter clientes com tranquilidade, centralidade e melhor aproveitamento. 

Análise precisa das métricas

Outro ponto de grande importância é o alinhamento de objetivos que deve ocorrer em ambas as áreas. Afinal, se há desalinhamento entre elas, torna-se difícil encontrar erros e verificar acertos para que as decisões sejam tomadas com maior embasamento. 

Para que isso seja possível, o melhor caminho é a integração de análises, que costuma ocorrer em cada um desses departamentos. Ao optar por esse caminho, as falhas são encontradas mais rapidamente e podem ser solucionadas sem grandes dificuldades. 

Os resultados passam a ser melhores em decorrência disso, pois as fontes e objetivos são os mesmos, otimizando ações dentro de cada um desses departamentos. 

Além disso, quando o Vendareting de uma empresa de persiana rolo automática, por exemplo, é implementado, a verificação de métricas traz dados valiosos sobre taxas de conversão e sobre custos envolvidos na aquisição de clientes. 

Ou seja, esse conhecimento se torna mais um componente de grande importância para a companhia, pois ambos os departamentos acabam sendo ainda mais lucrativos e eficientes para a companhia como um todo. 

Considerações finais

Não importa em qual segmento uma companhia atue. Ela pode investir desde as vendas de sistema de vigilância eletrônica até prestação de serviços de contabilidade, mas para ter bons resultados, ela deve vender bem. 

As boas vendas derivam de estratégias efetivas, o que pode incluir a unificação das áreas de vendas e de marketing de qualquer companhia. Diante disso, nada mais natural do que apostar em vendarketing. 

Dessa forma, o resultado obtido pela empresa é maior, graças às ações realizadas, como no caso do compartilhamento de dados entre os setores e na unificação das análises, de modo que os retornos obtidos podem ser cada vez mais eficientes e interessantes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile