Quando se fala em marketing, por vezes esquece-se de que ele tem que estar alinhado às vendas. Assim, para alcançar estratégias mais alinhadas e com melhores resultados, existe até um conceito próprio para a técnica desenvolvida: o vendarketing!
Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa palavra, mas saiba que ela contribui muito para o sucesso de qualquer negócio.
Afinal, um empreendimento bem-sucedido é aquele cujo departamentos e equipes se mantêm sempre alinhados quanto a:
- Metas;
- Objetivos;
- Metodologias;
- Métricas.
O vendarketing dá a possibilidade de alcançar tudo isso.
Continue lendo para entender de que forma vendas e marketing devem ser alinhados, o que pode acontecer se isso não ocorrer e porque praticar o vendarketing!
Vendarketing: o que é isso?
Como você já deve ter percebido, consiste na junção das palavras “vendas” e “marketing”. A inspiração é o termo em inglês smarketing, que traz a mesma lógica.
O ponto central dessa tática é fazer com que o time de vendas e de marketing trabalhem conjuntamente, desde a prospecção de clientes até a coleta de dados.
Em outras palavras, o foco é proporcionar um ambiente mais coletivo e holístico para que as ações de marketing digital tragam os resultados esperados por meio de técnicas de vendas eficazes.
Essa sinergia é vital para garantir que todos os membros de determinado negócio tenham consciência do seu papel dentro da empresa, entre várias outras vantagens que detalharemos adiante.
Como manter vendas e marketing alinhados?
Agora vamos nos ater à parte mais prática do vendarketing, ou seja, como ele é feito na prática, no dia a dia profissional.
Leia com atenção as informações a seguir!
Integre ambas equipes
Por vezes o grande problema da falta de alinhamento está no fato de que uma equipe não compreende a rotina da outra.
Para evitar problemas desse tipo, faça reuniões e garanta que os colaboradores se conheçam e reconheçam as práticas da outra área, bem como os impactos que causam no resultado final obtido.
Mostre como cada setor opera, quais são as expectativas e metas a serem atendidas.
Assim, a integração começa a tomar forma – e o vendarketing pode, finalmente, ser colocado em prática!
Proponha metas possíveis
Não adianta ter times alinhados se as metas que você propõe não encontram respaldo na realidade da empresa.
Pense sempre no que é possível de se realizar a curto, médio e longo prazo. Reflita sobre as principais necessidades da marca.
Pense, também, em como essas metas serão monitoradas. Tudo isso importa na hora de comunicar o que você deseja que os times concretizem.
Invista em automação de marketing
É necessário ter uma ferramenta de automação que consolide os dados da base de clientes em um só lugar.
Quanto mais alinhadas as equipes de marketing e vendas estiverem, menos ruídos de comunicação e reclamações sobre as entregas acontecerão.
Com a plataforma CRM, por exemplo, é possível gerenciar de perto o relacionamento com os clientes.
Quando um vendedor recebe um lead por meio da ferramenta, ele já tem todo o histórico de comunicação da pessoa, além de informações valiosas para conduzir a conversa (nome, e-mail, profissão, entre outras).
Os problemas da falta de alinhamento
A sincronia contínua entre essas equipes representa agilidade, qualidade e equilíbrio em tudo o que a empresa realiza.
Quando o marketing identifica uma boa oportunidade de venda, já a encaminha para os vendedores responsáveis. Isso otimiza o ciclo de vendas.
Sem isso, os vendedores ficam sem informações prioritárias para dar continuidade ao atendimento.
O tempo de resposta aumenta e os clientes em potencial muito provavelmente vão desistir da compra.
Além disso, a abordagem passa a não seguir padrões de boas práticas. O resultado: menos conversões motivadas pela desorganização ou mesmo pelo desalinhamento nas expectativas de negócio/objetivos de venda.
Como ficou claro, o vendarketing nada mais é do que um grande esforço de coordenação e organização. Seguiremos detalhando as razões pelas quais você deve apostar nele a seguir, confira.
Por que fazer vendarketing?
Afinal, por que vendarketing importa? Quais são as vantagens dessas estratégias aparentemente simples? Você vai saber agora!
Aprimorar a experiência do cliente
Em primeiro lugar, a marca passa a oferecer experiências de alta qualidade a todo mundo que chega até ela.
A jornada começa já no primeiro contato: um atendente atencioso e simpático causa ótima primeira impressão.
A satisfação deve permear todos os estágios, até a hora do pós-venda. E o vendarketing opera com grande importância nisso.
Melhorar o clima organizacional
Equipes alinhadas significa um grande time de colaboradores totalmente sintonizado em termos de metas, metodologias e expectativas.
Cada um faz a sua função de acordo com o que é proposto e visando um objetivo final único. E o melhor: com comunicação mais transparente e motivada.
Tudo isso influencia diretamente na qualidade do clima organizacional.
Não perder oportunidades lucrativas
Fazer negócios pela internet demanda rapidez e agilidade. Um lead quente pode esfriar caso o atendimento demore muito.
Não deixe que isso aconteça: fique a par do vendarketing para nunca mais perder nenhuma oportunidade de venda!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.