Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Saiba como fazer uma boa gestão de negócios

Saiba como fazer uma boa gestão de negócios

Os processos de gestão de negócios são muito importantes em qualquer segmento. Assim, se você deseja ser um empreendedor de sucesso, é essencial entender bem as técnicas de gestão.

 

De modo geral, o conceito de gestão é muito difundido no mercado empresarial, mas poucas pessoas entendem o seu real significado e importância para um excelente desenvolvimento e crescimento da empresa. 

 

Por isso, abordaremos mais sobre esse processo no material a seguir.

O que é gestão empresarial?

Uma empresa, independentemente de ter um espaço físico ou virtual (e-commerce), precisa ter um modelo de gestão conforme as suas necessidades. 

 

Isto posto, é fundamental que os empreendedores conheçam e compreendam o conceito de gestão empresarial para aplicar as mais corretas ao negócio, otimizando os resultados conforme os objetivos traçados.

 

Na prática a gestão empresarial consiste em um conjunto de estratégias e habilidades voltadas para os processos administrativos das empresas, com base em ações, objetivos bem definidos e um planejamento claro.

 

A gestão envolve desde processos de contratação de funcionários até a venda de produtos e serviços aos consumidores, utilizando estratégias específicas e que fazem parte do controle financeiro, organização de processos de recursos humanos e outros setores.

 

Para que os responsáveis consigam executar uma boa gestão da empresa, é importante que haja uma administração efetiva dos materiais e de outros fatores importantes para a manutenção da empresa.

 

No entanto, a gestão empresarial, de negócios, é um conceito que pode ter diferentes aplicações e significados.

Diferentes conceitos, uma gestão

Primeiramente, a gestão pode ser compreendida como uma área de administração de empresas, em que os profissionais atuam de maneira focada, executando atividades mais específicas.

 

Os empreendedores iniciantes podem se deparar com essa definição, ou com o conceito de gestão de negócios apresentado de diferentes formas, como um olhar mais estratégico para o desenvolvimento do negócio.

 

Assim, basicamente, pode-se considerar que a gestão de negócios pode ser resumida na habilidade de executar processos de administração, baseada em liderança, organização, planejamento e monitoramento.

Curso e atuação

A atuação dos profissionais costuma ser bem ampla, podendo se especializar em diferentes cursos para aprender novas habilidades. 

 

Já para aqueles que desejam se tornar profissionais de gestão em negócios, podem investir neste tipo de formação.

 

Um erro muito comum é associar o cargo a funções macros, ou seja, de grande alcance nas empresas.

 

Entretanto, a gestão de negócios não só pode, como deve, ser destinada aos micros departamentos de um escritório contábil e de outras empresas em diferentes áreas, focando em setores específicos como:

 

  • Finanças;
  • Logística;
  • Marketing;
  • RH (Recursos Humanos);
  • Vendas.

 

O conceito pode representar um conjunto de estratégias, uma função administrativa e habilidades pessoais. 

 

Neste caso, os empreendedores adquirem as práticas de gestão, tornando-se aptos a gerenciar práticas da empresa, focando em um crescimento saudável e contínuo.

 

As principais características relacionadas aos profissionais consistem em excelente capacidade de tomar decisões, criatividade, organização, liderança e visão de futuro.

O que fazem os gestores de negócios?

Os profissionais no cargo de gestão têm tarefas muito importantes nas empresas, que vão muito além de dar ordens aos colaboradores e analisar se os resultados estão acontecendo conforme o planejado.

 

Assim, o gestor precisa trabalhar para promover um ambiente saudável para as equipes, ou seja, oferecer algo que deixe os colaboradores mais motivados e felizes. Assim, as atividades serão executadas com cada vez mais qualidade.

 

Saber como anda o desenvolvimento das atividades e o relacionamento das equipes, por exemplo, é importante para obter ótimos ganhos. 

 

O bom clima e relacionamento não são válidos apenas para a parte interna da empresa, mas também para a relação cliente-empresa.

 

Por isso, entender melhor o que os colaboradores pensam, mudanças de ideias e tudo que se passa na empresa são algumas das funções dos gestores.

A relevância de uma gestão estratégica para os negócios

Devido a sua abrangência, a gestão de negócios desempenha diversos papéis de importância.

 

Sendo assim, é essencial conhecer as principais funções da gestão, compreendendo o conceito de forma completa, além de identificar o melhor modo de colocar as estratégias em prática.

 

Alguns papéis de grande importância na gestão de negócios são:

  1. Administração dos recursos

Uma das principais tarefas da gestão de negócios são as atividades relacionadas à administração dos recursos da companhia, seja ela de cabeamento estruturado ou de artigos para pet.

 

O profissional responsável por esta área se torna encarregado direto pelo capital do empreendimento e de outros recursos como equipamentos, maquinários, fontes de receita e investimentos.

 

A gestão estratégica dos negócios visa gerenciar a área financeira da empresa de forma inteligente, focando na tomada de decisões baseada nos objetivos definidos e nas análises de resultados – considerando os orçamentos e metas.

 

Por mais que os gestores possam contar com ajuda de todo o setor, é responsabilidade  do profissional pensar em novas estratégias para otimizar os recursos. Deste modo é possível garantir uma boa saúde financeira para os negócios de brindes personalizados, por exemplo.

  1. Gestão de colaboradores

Os processos de gestão dos negócios também envolvem o gerenciamento de colaboradores. 

 

Neste caso, o gestor fica responsável pelos funcionários e todos os profissionais que se relacionam direta ou indiretamente com a produção e as demais atividades do negócio.

 

Sendo assim, a área precisa estar em constante interação com o setor de RH para acompanhar o monitoramento das pendências e dos colaboradores.

 

Da mesma forma que ocorre na administração de recursos, a gestão de negócios não é diretamente responsável pelos processos de demissão ou contratação. 

 

No entanto, os gestores possuem competência para tomar decisões relacionadas a este assunto, promovendo o crescimento eficiente da empresa.

  1. Resolução para os problemas

A resolução de problemas é uma parte importante da gestão de negócios nas empresas.

 

Os gestores podem determinar as melhores estratégias e as etapas que devem ser seguidas para cada situação ser solucionada adequadamente, considerando as decisões necessárias mesmo em casos de imprevistos.

 

Isto posto, os profissionais de gestão precisam ter um amplo conhecimento de tudo que acontece na empresa, pois, ao saber de tudo, pode  resolver os problemas de modo ágil e otimizado.

  1. Foco em crescimento

Também é papel dos profissionais que atuam na gestão de negócios criarem um conjunto de práticas e estratégias que focam no crescimento da empresa. 

 

As análises e decisões devem ser direcionadas a este objetivo, pensando em uma otimização nos processos de administração e buscando bons resultados.

 

É por isso que os gestores devem atuar em conjunto com outros setores, promovendo uma visão ampla sobre as demandas e melhorias do negócio.

Como fazer uma gestão de negócios estratégica?

Ao entender melhor o conceito de gestão empresarial, é importante conhecer algumas dicas que vão ajudar na parte prática, facilitando o gerenciamento e possibilitando que o seu assessoria contábil, e outros negócios, tenha ótimos resultados.

  1. Definição dos objetivos

O primeiro passo rumo ao sucesso é a elaboração do planejamento estratégico, ou seja, criar um plano de mercado.

 

Neste planejamento é importante ter informações sobre a realidade de mercado na qual a empresa está inserida, os concorrentes, fornecedores, potenciais clientes e principais tendências.

 

Com o plano elaborado, os gestores podem definir os objetivos para a empresa, como:

 

  • Expandir com filiais;
  • Tornar-se referência para outros mercados;
  • Investir em tecnologia;
  • Aumentar e melhorar o faturamento. 

 

Estes são apenas alguns exemplos de objetivos que as empresas podem ter e assim conquistar ótimos ganhos.

  1. Redução de custos

É muito importante que os gestores conheçam todos os custos de produção, margem de lucro e preços praticados pela concorrência para fazer boas escolhas com relação aos fornecedores e investimentos. Profissionais de contabilidade podem ajudar nesse processo.

 

Uma gestão estratégica dos custos é fundamental para conquistar os objetivos definidos no planejamento.

 

Esse processo pode definir o sucesso ou o fracasso da empresa, por isso, é importante pensar em uma gestão de qualidade.

  1. Realização do controle do fluxo de caixa 

O fluxo de caixa deve ser conferido e atualizado sempre,seguindo alguns limites bem definidos.

 

Um fluxo de caixa de qualidade não se resume apenas na empresa fechar o dia, mês e ano no azul, mas também controlar as entradas e saídas corretamente, considerando essa flutuação de valores e antevendo custos.

  1. Comunicação eficaz entre os setores

Um bom relacionamento entre as equipes é muito importante para o sucesso dos negócios. Com todos os setores alinhados com o planejamento, a empresa tem maiores oportunidades de se destacar no mercado e todos compreendem sua função e importância.

 

Uma comunicação eficiente permite troca de informações e insights, vem como a colaboração para atingir os objetivos e metas da empresa de forma inteligente. Assim todos saem ganhando.

  1. Aprimoramento das habilidades de gestão 

Um ponto importante que os gestores devem entender é que não é só as equipes que precisam de treinamento. Para uma gestão de sucesso, é essencial buscar novos conhecimentos e se atualizar sempre.

 

Existem vários cursos disponíveis no mercado que podem ser úteis para que os gestores e profissionais em cargos de liderança adquiram conhecimento e apresentem alta performance.

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas que podem ser implementadas para que a gestão de negócios na empresa seja um grande sucesso.

 

Portanto, pensar e desenvolver boas estratégias é o caminho para executar uma gestão eficiente. Entender o diferencial de um gerenciamento eficiente ajuda a empresa a conquistar novos clientes, ganhar mais espaço no mercado, além de melhorar os lucros.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.