Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Qual a importância das hashtags para as mídias sociais?

Qual a importância das hashtags para as mídias sociais?

O século 21 é considerado um marco da tecnologia, pois a maior parte da população mundial está conectada na internet, utilizando principalmente sites e redes sociais. Portanto, é essencial compreender a importância de algumas ferramentas, como a hashtag.

A internet é uma área livre, onde qualquer pessoa pode postar informações em diferentes formatos, como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Lives;
  • Gifs;
  • Animações;
  • Ilustrações;
  • Códigos.

Enfim, qualquer modelo de informação é válido e possui diferentes plataformas para ser disponibilizado.

Dessa forma, devido ao grande volume de informações disponibilizadas nas mídias sociais, foram surgindo ao longo dos anos diversas ferramentas voltadas à organização e facilitação de navegação por conteúdos, sendo uma delas as hashtags.

Dentro das mídias sociais, possuir um bom marketing digital é essencial para posicionar uma marca, empresa, pessoa, dentre outros exemplos.

Compreender a utilização de hashtags e outras ferramentas é algo que todos devem saber, principalmente os empreendedores que estão começando agora seus negócios no mundo digital.

Seja uma pessoa que abriu uma loja online ou oferece serviços, como o caso de tatuadores, cuidadores de idosos, autônomos que realizam impermeabilização de fachada de prédio, dentre outros exemplos.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o conceito de hashtag, qual a sua importância, benefícios e dar algumas dicas de como otimizar o marketing digital utilizando essa ferramenta.

O que é hashtag e quais suas funções?

A hashtag é uma expressão bastante utilizada nas mídias sociais, mas não possui um significado definido.

De forma geral, a hashtag é uma palavra-chave antecipada pelo símbolo cerquilha, também conhecido como jogo da velha no Brasil.

As hashtags são utilizadas nas mídias sociais para organizar os conteúdos postados, dessa forma, ao digitar a hashtag na barra de pesquisa ou clicar em cima da palavra-chave, o usuário encontra todos os posts sobre o assunto que deseja.

Por exemplo, a palavra-chave renovações de CNH, pode ser utilizada por autoescolas para promover esse tipo de serviços, tornando-se mais fácil para um possível cliente encontrar a empresa.

Outro exemplo interessante é quando alguém está procurando assuntos específicos, como “vida saudável”, ao utilizar as hashtags na barra de pesquisa irá encontrar diversas postagens sobre com a temática.

Saiba como surgiu a hashtag

A hashtag foi criada em 2007, no Twitter, pelo designer Chris Messina, permitindo a busca de conteúdos de forma específica nessa rede social.

Atualmente, as hashtags já estão presentes em outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Linkedin, dentre outros exemplos.

Portanto, quando um vendedor cria um post sobre seu produto e utiliza a hashtag, por exemplo, letreiro 3D acrílico, todas as pessoas interessadas em adquirir ou estudar sobre letreiros vão ter acesso a esse post em qualquer rede social.

Além disso, este símbolo evoluiu e deixou de ser apenas um organizador de conteúdo, sendo uma ferramenta que alimenta movimentos sociais, políticos e ambientais a nível global.

Provavelmente a hashtag não vai cair em desuso tão cedo, assim como o símbolo de arroba para mencionar contas nas redes sociais.

A importância das hashtags e seus benefícios

A ferramenta hashtag é uma das mais potentes para auxiliar no aumento do alcance de posts, melhorando o posicionamento de marcas, empresas e pessoas.

Pois, ao utilizar hashtags o usuário pode interagir, acessar e compartilhar conteúdos de forma mais fácil, devido a organização, através das mídias sociais.

O alcance da postagem e o aumento dos seguidores é quase que imediato, se o usuário souber utilizar essa ferramenta, pois o recurso permite a categorização de conteúdos e o destaque deles.

Ou seja, os benefícios são inúmeros, pois todas as pessoas desejam estar bem colocadas nos sites e nas redes sociais, até mesmo aquelas que fabricam e comercializam rótulo de refrigerante personalizado.

Pode-se dizer que praticamente ninguém posta conteúdo esperando que o alcance seja pequeno, mesmo aquelas pessoas que possuem poucos seguidores nas redes sociais.

A maioria deseja que seus conteúdos sejam entregues para seus seguidores, e para aqueles que almejam sucesso, até mesmo para pessoas que não os seguem, como é o caso de empresas e influenciadores.

Uso das hashtags por empresas e influenciadores

Compreender que a internet é um mar de informações é essencial para um usuário sempre estar buscando maneiras de se posicionar na internet. Principalmente, as empresas que comercializam produtos e serviços, como o de serviços de vigilante.

E os influenciadores digitais, que trabalham recomendando produtos e serviços, têm uma tendência de trabalho da década atual.

A hashtag é uma poderosa ferramenta utilizada no aumento do SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização dos mecanismos de busca.

Os mecanismos de buscas mais utilizados atualmente são o Google, Yahoo, Bing, dentre outros exemplos.

Ao pesquisar um tema nos mecanismos de busca, palavras-chave são digitadas na barra de pesquisa.

Geralmente, milhões de resultados são encontrados em questão de segundos e, para apresentar essas informações, os algoritmos dos buscadores posicionam nas primeiras páginas os resultados mais relevantes.

A relevância de um site na internet é calculada de diversas formas, mas os usuários não sabem ao certo quais são esses fatores.

Porém, pesquisas indicam que a relação da palavra-chave digitada nos buscadores e as palavras-chave presentes no texto são um dos fatores, junto com a popularidade da postagem, posicionamento da marca, data de postagem, dentre outros exemplos.

As ferramentas de SEO são um conjunto de técnicas que auxiliam no posicionamento desses sites nos buscadores.

Afinal, quanto mais distante dos primeiros resultados uma página está, mais difícil aquele conteúdo será acesso. Para as pessoas que trabalham vendendo conteúdos digitais, bens e serviços, isso é algo inadmissível. 

Dentre essas ferramentas, a hashtags é uma das mais efetivas, pois aumenta as chances do conteúdo postado alcançar as primeiras páginas dos buscadores.

Afinal, ao publicar um post com diversas hashtags, há mais chances de as pessoas que procuram por esses hashtags encontrarem aquele conteúdo.

 4 dicas para otimizar a utilização de hashtags

Para a maior parte dos usuários, principalmente os mais novos e antenados nas mídias sociais, utilizar hashtags não é algo difícil.

Quando uma pessoa está apenas postando um post descontraído sobre fragrâncias e utiliza uma hashtag com a frase melhores franquias de alimento, tudo bem se não atingir um grande público, mas para algumas pessoas isso pode ser um grande problema.

Entretanto, quando a hashtag passa a ser utilizada como ferramenta de posicionamento de uma empresa, seu uso deve ser planejado com mais cautela. Portanto, quatro dicas para otimizar a publicação de hashtags, são:

  • Utilize ferramentas de palavra-chave;
  • Se informe sobre as tendências;
  • Escolha a rede social;
  • Se atente aos detalhes.

Essas dicas são simples, mas, com certeza, auxiliam qualquer pessoa que deseja impulsionar suas publicações na internet a utilizarem essa ferramenta da melhor forma possível.

1. Utilize ferramentas de palavra-chave

Postar uma publicação vinculada a uma hashtag, como um vídeo, imagem ou até mesmo um texto, pode parecer uma coisa simples na hora da decisão da palavra-chave utilizada na hashtag.

Mas, às vezes, essa hashtag pode não estar gerando a popularidade esperada pelo empreendedor.

Para solucionar esse problema, existe uma série de ferramentas que apontam qual a melhor combinação de palavras-chave dentro daquele tema.

O Google já disponibiliza um site gratuito que auxilia nessa escolha, o Google Ads, que apresenta ao usuário as palavras-chave mais utilizadas e em alta na internet.

2. Se informe sobre as tendências

Além de possuir esses aplicativos que avaliam quais as melhores palavras-chave para serem utilizadas, é necessário estar por dentro das tendências.

Por exemplo, algumas empresas podem estar comercializando produtos que não são uma tendência, como balcão de lojas ao invés de mesa call center Nr17.

Para estudar as tendências do mercado, o Google também disponibiliza sites que apresentam essas estatísticas de forma gratuita, como o Google Trends.

No Google Trends, ao digitar um termo de pesquisa, como uma palavra-chave, é possível avaliar sua popularidade através de gráficos, que são apresentados até mesmo a nível mundial.

É possível também avaliar o que é uma trend apenas entrando no site e vendo o que está em alta, ou seja, quais palavras foram bastante digitadas nos últimos dias, semanas e até mesmo meses.

Com o auxílio dessas ferramentas, é possível escolher qual palavra-chave está em alta para utilizar na hashtag.

3. Escolha a rede social

Cada rede social proporciona interações diferentes entre a hashtag e o usuário, devendo o empreendedor compreender onde seu público está, ou seja, qual mídia social ele mais utiliza e aplicar as dicas anteriores.

4. Se atente aos detalhes

Criar e postar uma hashtag é uma coisa muito simples, entretanto, é essencial estar atento aos detalhes para não cometer erros e prejudicar o alcance do post.

Por exemplo, sempre se atende aos erros gramaticais e ao uso de caracteres especiais e espaços, que não costumam ser muito populares nas hashtags.

Considerações finais

Com as dicas apresentadas ao longo deste artigo, qualquer empreendedor vai conseguir aumentar o alcance dos seus posts, até mesmo aqueles que trabalham com quarto de casal planejado com TV.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.