Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo para a indústria

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo para a indústria

Vender um produto ou serviço para um cliente final é diferente de vender para uma empresa, que costumam avaliar mais racionalmente do que os consumidores finais. Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo para Indústria se mostra uma ótima ferramenta para atrair clientes e obter bons resultados, mesmo quando se tratam de outros negócios.

 

O marketing de conteúdo é considerado um dos recursos mais poderosos quando o assunto é atrair, converter, vender e encantar o cliente no universo do marketing digital.

 

No entanto, os processos de negociações no segmento industrial são diferentes comparados ao mercado B2C (Business to Customer), em português, empresa para consumidor final. 

 

Afinal, o marketing de conteúdo para indústria possui algumas particularidades.

 

Isso acontece porque o mercado neste caso é B2B (Business to Business), de empresa para outra empresa. 

 

Os processos costumam ser mais burocráticos, já que envolvem uma série de detalhes importantes e que podem influenciar a tomada de decisões – além de diferentes tomadores de decisão envolvidos no processo.

 

Isto posto, conhecer as principais estratégias de marketing de conteúdo, os seus benefícios e como elas podem ajudar nos objetivos da sua empresa de portaria.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes que se baseia na criação de materiais relevantes, como ebooks, posts em blogs e redes sociais, vídeos, textos, entre outros.

 

Esse é um método de marketing muito eficiente e que não faz promoção direta da marca, mas consegue atrair o público-alvo ao apresentar soluções eficientes para os seus problemas.

 

Com o marketing de conteúdo é possível chegar ao consumidor de modo sutil, não só para vender, mas também para conquistá-lo.

 

Um ponto importante é que não basta publicar bons conteúdos se não houver boas estratégias. É necessário pensar em palavras-chave ideais e saber distribuir o conteúdo nos canais certos para se comunicar com os clientes certos. Isso é essencial para obter bons resultados.

 

Ao pensar no marketing de conteúdo para a indústria, o objetivo é o mesmo, mas com uma diferença de que visa atender as necessidades das empresas que são representadas por tomadores de decisões e empreendedores, demandando ainda mais atenção e demonstração de autoridade.

 

Deste modo, além de atrair a pessoa, é necessário que os conteúdos tenham uma linguagem que corresponda com a visão e cultura da empresa que irá consumi-los.

Diferenças entre o marketing B2B e B2C

Considerando que a tomada de decisões entre os clientes B2B e B2C são diferentes, as estratégias de marketing também têm suas diferenças para provocar um bom resultado.

 

Enquanto o consumidor B2B é considerado mais analítico, o B2C é mais focado no desejo de compra. Isso envolve diferentes formas de comunicação para esses dois públicos.

 

Para o B2B, é mais eficiente utilizar uma linguagem mais racional e focada em um bom desempenho. Já no B2C, o segredo é apostar em uma linguagem mais emocional que possa ajudar nas vendas de brindes personalizados.

 

No B2B, o processo de compra é complexo, pois envolve várias etapas e mais de uma pessoa, além de um superior que é responsável pela decisão final a respeito da aquisição.

 

Isto posto, no B2B as decisões não são tomadas rapidamente, ao contrário do B2C em que os desejos e impulsos sempre falam mais alto e tornam a decisão mais rápida.

 

O B2B não é um processo movido ou completamente desprovido de sentimentos. O segredo é saber usar o equilíbrio entre a racionalidade e a emoção, assim você consegue envolver o leitor e pode ajudá-lo a encontrar uma solução para as suas necessidades.

 

O formato de conteúdo que pode chamar atenção do seu potencial cliente deve se relacionar a esse público e precisa possuir as seguintes características:

 

  • Transmitir confiança;
  • Demonstrar qualidade;
  • Adotar o tom de voz adequado para a persona;
  • Humanizar a marca.

 

Com essas características, a empresa de terceirização de limpeza deixa de ser uma fornecedora de serviços e passa a ajudar as pessoas, educando-as durante o processo de compra.

Benefícios do marketing de conteúdo para a indústria

As estratégias de marketing de conteúdo podem gerar excelentes oportunidades para a sua empresa.

 

De modo geral, essas estratégias conseguem aumentar o reconhecimento da marca, atrair o público para o site da sua empresa, gerar leads (potenciais clientes) e guiá-los pelo funil de vendas, algo que ajuda a construir a credibilidade da empresa diante do público-alvo.

 

Para isso, há vários formatos possíveis:

 

  • Vídeos;
  • Quizzes;
  • Textos;
  • Áudios;
  • E-books;
  • Infográficos.

 

Estes formatos e outras diferentes ferramentas permitem que empresas de terceirização RJ e setores variados possam colocar em prática as estratégias de marketing de conteúdo, produzindo materiais de qualidade e que possam ajudar outras empresas.

Saiba como colocar o marketing de conteúdo industrial em prática

Existem diferentes maneiras de colocar essa estratégia em prática, contribuindo para uma ação qualificada de marketing de conteúdo para a indústria e a obtenção de resultados interessantes. São elas:

E-commerce e mecanismos de busca

Quando o assunto é atrair novos clientes para o e-commerce (loja virtual) da sua empresa é necessário investir em um trabalho com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), para a otimização das páginas.

 

Este procedimento ajuda a melhorar o posicionamento das páginas e produtos, conforme o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

 

Assim, esse é um ponto muito relevante para a obtenção de bons resultados, considerando o fato de que os consumidores utilizam o Google e outros buscadores para chegarem até os conteúdos e até a loja virtual.

 

Mas, afinal, qual o comportamento de uma pessoa que realiza compras online? 

 

De modo geral, é comum que os usuários realizem pesquisas em buscadores como Google, Bing e Yahoo, para verificar dicas, informações e comparativos que ajudam na tomada de decisões.

 

Esse é um procedimento muito comum, seja para os consumidores finais ou para clientes B2B.

 

Por este motivo, é fundamental conhecer a persona e, a partir disso, é possível fazer um trabalho de otimização de SEO e palavras-chave para o e-commerce, por exemplo.

Planejamento adequado e blog

Um bom planejamento é fundamental para fazer com que os canais de comunicação e vendas fiquem nas primeiras posições das páginas de busca, visando obter mais acessos orgânicos, ou seja, sem custos por cliques.

 

No site, caso não haja venda direta online, mas tenha um canal para fazer orçamentos e pedidos, é interessante investir em uma boa descrição de produtos. 

 

Esse formato de conteúdo apresenta melhor o que será vendido, seja um produto ou serviço – como a abertura de empresa Simples Nacional – e assim ter algo que contribua para a conversão.

 

Para o blog da sua empresa, você pode aplicar a metodologia de inbound marketing, que consiste em entregar valor antes de pedir algo em troca ao potencial cliente.

 

O jeito de ter sucesso com essa técnica é investindo em conteúdo long form e que tenham relevância para a persona, respondendo dúvidas e propondo soluções para os problemas, além de apresentar tendências, novidades e comparativos.

 

Este canal, pode ser utilizado para atrair o público já qualificado, educar os consumidores a respeito dos serviços que o seu escritório contábil oferece. Outras possibilidades são:

 

  • Captar, engajar e nutrir os leads;
  • Direcionar as pessoas preparadas para a compra ao e-commerce;
  • Melhorar a autoridade e domínio da empresa;
  • Favorecer o posicionamento da marca nos mecanismos de busca. 

Conteúdo de valor

Além de utilizar o inbound marketing nos textos do blog, é possível aplicar a metodologia nas ofertas de valor e assim atrair os leads, construindo uma boa base de contatos.

 

A produção de conteúdo depende de materiais ricos em diferentes formatos sobre os temas de interesse da persona. Podem ser guias, e-books, vídeos, quiz, entre outros.

Redes sociais 

As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar dos clientes e consumidores com conteúdos relevantes, adequando as plataformas usadas ao público que deseja atingir. No modelo B2B, o LinkedIn se mostra uma das melhores plataformas.

 

A sua empresa de licenciamento ambiental pode aproveitar para fazer publicações exclusivas e explorar todo potencial das redes sociais para distribuir conteúdos e divulgar ofertas.

 

Você pode compartilhar materiais ricos e responder rapidamente às mensagens e dúvidas, além de publicar conteúdos interessantes. Essas são ótimas maneiras de aumentar e melhorar o engajamento nas plataformas.

 

Outro ponto importante é que esses canais podem ser reforçados com conteúdos aprofundados e de qualidade. 

 

Uma dica aqui é reunir as perguntas mais frequentes que a sua equipe de vendas recebe, e a partir das dúvidas, criar materiais para o blog e redes sociais.

 

É possível diversificar os materiais, investindo na apresentação de cases, tendências e até entrevistas, sendo bastante interessante.

 

Além disso, um aspecto importante é a constância das publicações.

 

O trabalho de produção de conteúdo possui metas de médio e longo prazo, de modo sólido, devendo haver comprometimento por parte da empresa.

 

Considerações finais

Deste modo, ao investir em estratégias de conteúdo para indústria de forma consistente, diversos ganhos podem ser observados, sendo que os principais benefícios do marketing de conteúdo para a indústria são:

 

  • Aumento das vendas;
  • Mais visibilidade;
  • Mensuração de resultado;
  • Autoridade da marca;
  • Crescimento no mercado;
  • Fidelização do cliente no pós-venda;
  • Aumento do tráfego no site;
  • Educação do mercado e audiência;
  • Impulsionamento da geração de leads.

 

Esses e outros ganhos positivos que o marketing de conteúdo para a indústria é muito importante para as empresas, assim como um bom gerenciamento de riscos.

 

Sendo assim, investir no marketing de conteúdo é o caminho para a sua indústria ter um excelente desempenho no mercado, ajudando outras empresas com soluções de qualidade, além de se tornar uma autoridade no ramo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.