Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Produtividade e tecnologia: saiba como as duas estão interligadas

Produtividade e tecnologia: saiba como as duas estão interligadas

A alteração no ambiente de trabalho, seja em um escritório ou em uma linha de produção industrial, se projeta em diversos fatores, tendo a produtividade e tecnologia associadas de tal maneira que, a partir do século XXI, essa transformação é unânime e necessária. 

Existem várias maneiras de definir produtividade dependendo do contexto. Em termos de fabricação, a produtividade está relacionada à velocidade com que o trabalho de qualidade é executado. 

O aumento da produtividade proporciona um maior ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno sobre o investimento, deixando uma porcentagem maior de lucro disponível para crescimento e reinvestimento.

De fato, a produtividade e tecnologia se tornam essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento comercial, industrial e até mesmo rural. 

Ferramentas que somam produtividade e tecnologia

Os empreendedores devem considerar o aumento de produtividade dentro de um determinado setor, como uma assistência técnica que faz conserto de TV próximo a mim, como forma de implementar a tecnologia que melhor se adequa ao ambiente de trabalho. 

Para aumentar a produtividade, também é preciso identificar os problemas que podem impedi-la e identificar as reais necessidades do espaço.

Um dos fatores que devem ser abordados é a otimização do espaço produtivo, tanto a nível físico como no âmbito colaborativo no ambiente de trabalho.

Utilizar e otimizar cada espaço disponível com tecnologia, e de forma natural, leva a uma força de trabalho mais produtiva.

Elementos que podem causar uma interrupção na produtividade no nível físico incluem:

  • Equipamentos defasados;
  • Iluminação ruim;
  • Layout inadequado do piso; 
  • Qualidade do ar.

Em relação à saúde e bem-estar dos funcionários, procedimentos relacionados à má comunicação, opções de alimentos não saudáveis ​​e falta de espaços projetados para relaxamento e camaradagem podem afetar a produtividade.

Funcionários desengajados, estressados, ​​ou com problemas de saúde, podem eventualmente sofrer burnout, resultando em maior rotatividade para uma empresa.

Dessa forma, é preciso recorrer à tecnologia, mesmo dentro de uma consultoria empresarial, disponibilizando ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade, além de resolver problemas relacionados ao ambiente de trabalho.

  1. Sistemas automatizados

A implementação da automação nas áreas certas libera os funcionários para outras tarefas. 

A automação pode simplificar processos como pedidos de materiais, faturamento, geração de relatórios e gerenciamento de estoque.

  1. Escolha do equipamento certo

Escolher o maquinário e a tecnologia certos para obter o maior benefício é um caminho a seguir, seja dentro de uma fábrica ou em uma empresa de portaria condominial.

Dessa maneira, fica mais fácil se atentar aos cronogramas de manutenção e aos processos de reparo para limitar o tempo de inatividade causado por avarias.

  1. Implementação de sistemas ERP

O software ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, oferece muitos benefícios para simplificar os processos, fornecendo informações valiosas com base em análises em tempo real.

  1. Facilidade com rastreamento de dados

A implementação do rastreamento de dados para identificar e avaliar áreas problemáticas pode economizar tempo e energia que seriam gastos na solução de problemas e suposições.

  1. Disposição de aplicativos de gestão laboral

O uso de um aplicativo de gerenciamento de força de trabalho oferece ferramentas personalizáveis ​​para o rastreamento de tarefas e projetos, permitindo a comunicação entre funcionários e gestores em resposta a metas específicas.

  1. Gerenciadores de e-mail

Usar um aplicativo instalado por uma empresa de suporte em TI permite a comunicação aberta entre os membros da cadeia de suprimentos, o que pode ajudar a resolver os problemas de forma rápida e eficaz.

Importância da produtividade e tecnologia laboral

Melhorar a produtividade e tecnologia é importante para empreendedores e funcionários, mas esse aumento não será tão valioso sem o componente adicional de eficiência. E embora todos estejam relacionados, eles não estão em uma mesma categoria.

Agilizar os processos para criar mais resultados em um ritmo mais rápido resulta no aumento da produtividade. Mas eficiência significa que cada etapa desse processo é otimizada a partir da tecnologia, e assim produzir um produto mais valioso, com base na qualidade e no custo.

Garantir que a eficiência esteja presente no processo produtivo leva a um maior retorno sobre o investimento do que a produtividade por si só.

A eficiência pode ser expressa como um cálculo da produção padrão dividida pela produção real. A produtividade é uma medida da eficiência dos processos, inclusive com a formalização de parcerias com empresas de energia solar em Fortaleza, ou qualquer outro lugar.

Eficiência tem uma definição mais ampla, incluindo informações sobre processos individuais e otimização. 

Isso pode ser feito para garantir o uso ideal de cada componente tecnológico, sem desperdício ou risco, o que garante a qualidade dos produtos produzidos, não apenas a quantidade.

O aumento da eficiência pode ser aplicado para criar um processo produtivo enxuto, o que significa que o uso de matérias-primas e recursos são otimizados para reduzir o custo por unidade e reduzir o desperdício que gera custos.

Existem softwares que podem ajudar a calcular a eficiência com base em uma série de insumos, como o custo dos materiais. 

Todo empreendedor pode investir em software de monitoramento de maquinário usado na produção para fornecer informações sobre o desempenho em tempo real.

Produtividade e tecnologia evita desperdício

O gerenciamento adequado e a redução de materiais residuais ajudam a aumentar a produtividade na produção, assim como na proteção dos resultados.

A implementação de medidas de segurança e procedimentos de supervisão tecnológicos ajudam a construir um processo de fabricação enxuto, reduzindo a quantidade de resíduos criados, bem como reaproveitando os materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

As medidas preventivas devem ser uma defesa da linha de frente na redução do desperdício criado pela fabricação, e essas medidas preventivas incluem sistemas acionados pela tecnologia. 

  1. Controle de inventário

A eficiência no processo de controle de estoque de insulfilm janela residencial, por exemplo, é essencial, e garante que o número de materiais disponíveis corresponda à necessidade de produção.

  1. Cronogramas de manutenção

Garantir que as máquinas recebam a manutenção preventiva e programada adequada limita o tempo de inatividade da máquina, o que poderia levar a resíduos de materiais que não podem ser utilizados antes que ocorra a deterioração.

Já com a manutenção correta, garante-se a qualidade e pleno funcionamento do item, sem que paradas ocorram na produção.

  1. Organização

Outra técnica de supervisão que ajuda a reduzir o desperdício é tão simples quanto manter a organização. 

Rotação e rotulagem adequadas de matérias-primas de entrada e saída, manuseio eficiente de produtos danificados e organização básica eliminam erros e descuidos no manuseio de estoque.

  1. Os 3 R’s da produção

Quando se fala em 3 R’s de um sistema produtivo, significa “Reduzir, Reutilizar, Reciclar”, o que deve considerar materiais consumidos regularmente no departamento de embalagem e expedição que podem ser alterados ou reaproveitados para reduzir o desperdício. 

A reciclagem de matérias-primas que não podem ser reaproveitadas deve ser aplicada sempre que possível. 

  1. Auditorias

Auditorias regulares e documentação das condições do maquinário, processos, estoque e condições do armazém são uma maneira de detectar possíveis problemas antes que eles ocorram, além de identificar maneiras de melhorar a produção de resíduos.

  1. Treinamento

O treinamento é tudo nos negócios, e funcionários devidamente instruídos ajudam a reduzir o desperdício criado por erros.

  1. Documentação

Para garantir a conformidade com a legislação vigente, a documentação adequada das práticas de descarte de resíduos sólidos é vital. 

Registros impróprios podem resultar em multas caras e outras penalidades.

Benefícios da soma de produtividade e tecnologia

Quando se trata de produtividade e tecnologia, é possível afirmar que tudo está intimamente relacionado ao produto – que resulta das entradas combinadas usadas para criar um bem de consumo.

Tudo se resume a isso: maior produtividade significa mais produtos, que equivalem a mais lucro.

Os processos utilizados para aumentar a produtividade podem resultar na medição eficaz da produção em todos os departamentos, a partir da tecnologia devidamente aplicada.

  1. Maior ROI com mais produtividade

O aumento da produtividade visa diminuir os custos operacionais e aumentar a taxa de produção.

Isso leva a um maior ROI, que pode ser reaplicado para processos e práticas ainda mais simplificados, melhor tecnologia, equipamentos ou até mesmo um orçamento de mão de obra maior.

  1. Redução de risco

O aumento da produtividade a partir de um projeto de robô resulta em melhor supervisão dos processos em todos os níveis, podendo levar à redução de riscos em termos de quebras de máquinas ou processos. 

Afinal, uma quebra devido a má manutenção do maquinário resulta em menor produção e clientes insatisfeitos.

  1. Informação e automação

A incorporação do uso de informações de dados para supervisão de problemas de produção permite insights de uma empresa de vending machines, quando o foco é o setor comercial. 

A tecnologia que permite a automação de processos repetidos pode aumentar a produtividade, mas também tem impacto significativo na competitividade geral de uma empresa.

  1. Funcionários engajados e bem-sucedidos

Aumentar o foco no treinamento, documentação e autoavaliação de funcionários e gestores operacionais aumenta a produtividade e cria uma equipe mais completa e capaz. 

Também identifica os funcionários com potencial e desejo de promoção e maior responsabilidade.

Conclusão

Para qualquer empresa, negócio ou indústria, muitas peças do quebra-cabeça precisam ser cuidadosamente encaixadas para obter uma imagem completa. 

Pequenas peças se encaixam para formar grandes peças, que se combinam para criar um produto acabado, o que torna a produtividade e tecnologia partes essenciais de uma estrutura eficiente.

Sem os procedimentos, protocolos e sistemas adequados, as empresas passam a ter dificuldades para maximizar a produtividade e a eficiência.

O objetivo do negócio é o lucro. E enquanto outros benefícios podem surgir pelo caminho, como a realização pessoal, o sucesso e a felicidade dos funcionários, e até mesmo um impacto positivo na economia, nada disso seria possível sem o lucro gerado pelo negócio.

As empresas devem estar sempre atentas às formas de aumentar a produtividade e tecnologia para maximizar os esforços em direção a obter um maior retorno sobre o investimento. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.