Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Por que entender o que é marketing de conteúdo?

Por que entender o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo atrair os clientes, por meio de materiais relevantes em diferentes formatos. Seu objetivo não é promover a marca em si, mas oferecer soluções para os problemas das pessoas.

O marketing digital há muito tempo deixou de ser uma tendência para se tornar algo indispensável para as empresas, independentemente de seus segmentos ou porte. Se a marca quiser se manter relevante, precisa conquistar visibilidade online.

Não basta apenas estar na internet por meio de um site institucional ou ter perfis nas redes sociais. É necessário saber construir uma boa presença e se destacar em meio aos concorrentes.

Para alcançar esse objetivo, a empresa deve adotar as melhores estratégias para atrair novos consumidores, e uma delas é o marketing de conteúdo. Ele é tão importante que vem sendo usado pelos maiores especialistas e empresas no mundo todo.

O consumidor moderno está ávido por informação e deseja se relacionar com as empresas, antes e depois de comprar seus produtos e serviços, além disso, também precisam confiar nelas.

O marketing de conteúdo ajuda nesse sentido, e neste artigo, iremos mostrar sua importância, os benefícios de investir e como criar bons conteúdos.

Importância do marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia voltada para a produção de materiais ricos e relevantes, direcionados para uma audiência qualificada. Ou seja, são conteúdos específicos para o público-alvo do negócio.

Ele trabalha por meio das etapas de distribuição dos materiais para que seja possível ampliar o alcance da audiência. São responsáveis por atrair visitantes para as páginas, aumentam as possibilidades de vendas e trazem autoridade de marca.

Quando uma pessoa procura informações sobre reforma de poltronas estofadas na internet, não está interessada apenas em saber informações sobre preço e qualidade.

Ao fazer essa pesquisa, deseja encontrar respostas para suas dúvidas em relação ao assunto, e quando a organização oferece essas respostas, passa a ser reconhecida e se torna uma referência naquilo que faz.

Se futuramente o usuário precisar de seus produtos e serviços, logo vai se lembrar do negócio e optar por suas soluções.

O marketing de conteúdo também é importante porque ajuda as empresas a conhecerem melhor os consumidores, ajudando a elaborar estratégias personalizadas e eficientes para impactá-los.

Mas para que o marketing de conteúdo traga os resultados esperados, é necessário contar com profissionais qualificados.

É assim que os materiais vão gerar e promover mais reconhecimento para a marca, incentivar a lealdade do consumidor, atrair e interagir com os leads, educar, informar e entreter os clientes, além de criar um relacionamento com eles.

A ação também aumenta o engajamento e torna os investimentos em marketing mais acessíveis, principalmente se comparado com as campanhas pagas.

Para trabalhá-lo, uma empresa de zeladoria e portaria precisa usar diversos canais, dentre os quais estão:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

Trata-se de uma estratégia conveniente e que pode ser adotada por negócios dos mais variados ramos de atuação e tamanhos.

Benefícios do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para as empresas, atualmente é possível notar que a maioria das marcas já investem nessa prática, desde os pequenos negócios até marcas conhecidas internacionalmente.

As pessoas estão cada vez mais bem informadas e se a empresa quiser atrair a atenção do público, precisa criar materiais relevantes para ele. O marketing de conteúdo ajuda nesse propósito e ainda traz vantagens como:

Aumenta o tráfego do site

Os usuários utilizam mecanismos de busca para se informar, por isso, os maiores buscadores do mundo funcionam como porta de entrada para que os clientes conheçam o seu negócio.

Produzir materiais relevantes ajuda a colocar a plataforma na primeira página de resultados, aumentando consideravelmente o número de visitas. Para se ter uma ideia, se você produzir 13 conteúdos por mês, vai alcançar 4 vezes mais visitantes.

Aumenta o nível de engajamento

Uma vez que, mais pessoas vão acessar o site, a qualidade dos conteúdos vai fazer com que elas tenham uma percepção positiva do negócio.

Um bom nível de engajamento ajuda um fabricante de pele de vidro bronze a estabelecer um relacionamento próximo e constante com pessoas selecionadas.

A produção de conteúdos de qualidade aumenta a interação dos usuários com a marca e eleva o nível de engajamento, como resultado, seu negócio conquista consumidores que vão recomendá-lo e defendê-lo para outras pessoas.

Ajuda a vender

Obviamente, o objetivo de toda e qualquer empresa é vender, por isso, trabalhar com uma estratégia que não tem como foco vender produtos e serviços pode parecer remar contra a maré.

No entanto, a produção de conteúdo tem como objetivo gerar leads que serão qualificados e passarão por todas as etapas do funil de vendas, mas isso só é possível se os materiais tiverem qualidade.

É assim que uma confecção de uniformes para hotéis vai preparar seus potenciais clientes para a tomada de decisão.

Aumenta o LTV

LTV é uma sigla para Lifetime-Value, uma métrica que mostra o valor total que o cliente gasta com a empresa como um todo.

É muito mais barato vender de novo para alguém que já comprou com você do que conquistar um cliente novo. Vale a pena criar conteúdos com esse objetivo, aumentando o engajamento de clientes recorrentes e o valor de suas compras.

Diferentes tipos de conteúdos podem ser usados no pós-vendas, como no caso das newsletters que oferecem produtos e descontos de maneira direcionada.

Gerar brand awareness

Produzir conteúdos de valor também é fundamental para que as pessoas reconheçam a marca, seus produtos e serviços.

Isso é muito importante porque uma pessoa está mais propensa a comprar cursos de estética com uma escola reconhecida do que com outra que já não tem tanto espaço no mercado.

Mais do que isso, os consumidores também preferem comprar com marcas indicadas por amigos e familiares.

Se o negócio possui leitores assíduos em seu blog, eles vão preferir adquirir as soluções dessa empresa quando precisarem delas. Isso acontece porque esses usuários já conhecem a marca e já foram ajudados por ela várias vezes.

Como criar bons conteúdos

Para aproveitar todos os benefícios do marketing de conteúdo, é muito importante saber criar materiais de qualidade. Algumas dicas para isso são:

Oferecer informações e respostas

Quando uma pessoa tem alguma dúvida, a primeira coisa que faz é pesquisar na internet e o marketing de conteúdo se baseia justamente nesse comportamento.

Se uma lavanderia perto souber oferecer as respostas de maneira satisfatória, terá muito mais chances de converter os visitantes em clientes.

Ela vai educar e ajudar os usuários, iniciar um diálogo com eles e futuramente poderá transformá-los em seus clientes.

Fazer conteúdo evergreen

Conteúdos evergreen são aqueles que não perecem ao longo do tempo, ao contrário, por exemplo, de uma notícia. São materiais que poderão ajudar os consumidores por um bom tempo.

Esse tipo de material ajuda a manter o número de visitantes no blog crescendo continuamente, ao contrário dos resultados trazidos pelos anúncios.

Embora os efeitos dos anúncios sejam imediatos, eles só aparecem enquanto houver investimento. Ou seja, a empresa não terá mais resultados se parar de pagar suas campanhas.

Com a criação de conteúdo, os resultados se baseiam em qualidade e não no valor financeiro investido.

Em outras palavras, os conteúdos publicados no blog de um fabricante de capinha de celular com popsocket vão trazer resultados, independentemente do tempo.

Fornecer respostas no formato ideal

Sabendo quais são as perguntas que as pessoas estão fazendo na internet, fica muito mais fácil fornecer as respostas certas. Ou seja, a marca vai saber os temas que precisa abordar para agradar o público.

Mas além de definir as pautas, também é necessário variar os formatos dos materiais, podendo ser textos, vídeos, áudios, imagens, entre outros.

Se ele for útil e informativo, as chances de ser encontrado pelos clientes são ainda maiores, mas é muito importante estar atento a algumas armadilhas.

Certifique-se de que seu material está realmente focado em responder às perguntas das pessoas e não em promover o produto.

Além disso, um fabricante de persiana painel blackout deve ter certeza de que seus conteúdos são sucintos e realmente focados nas preocupações dos clientes.

Considerações finais

Estamos vivendo na era da informação, por conta disso, nada mais natural do que se ver diante de consumidores interessados em saber mais sobre diferentes assuntos que permeiam o mercado.

Eles também preferem comprar com empresas conhecidas, bem posicionadas e que realmente entendam aquilo que fazem, e nada melhor do que o marketing de conteúdo para atender a essa necessidade.

Neste artigo, apresentamos um pouco mais sobre essa importante estratégia de marketing digital e todos os benefícios que ela pode trazer para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.