Quem não quer ver o número de reações de curtidas ou comentários nas publicações dos principais canais da empresa crescendo? No entanto, se concentrar apenas em curtidas pode prejudicar a visão sobre os resultados. Isso porque essas são as métricas de vaidade.
Muitas agências prometem pacotes milagrosos para aumentar o número de seguidores e outros itens descritos no comportamento de uma rede social. Porém, essa pode não ser a melhor medida para se observar durante o gerenciamento da marca.
Essa ideia pode atingir diversos empreendimentos, de muitas áreas diferentes, a fim de evoluir a trajetória do empreendimento e crescer no nicho instalado. Como empresas com foco em transporte de máquinas pesadas ou até mesmo uma pequena lanchonete do bairro.
Pensando nisso, preparamos um artigo para alertar e explicar sobre as Métricas de vaidade e o perigo que existe ao se tomar decisões pensando nelas. Fique conosco e aprenda mais sobre esse item para não cair em soluções baratas do mercado.
O que são métricas?
Antes de conhecer as métricas de vaidade, vamos entender o que são as métricas no geral. Em grande maioria, as métricas são fundamentais para as estratégias, e você deve contar com elas para decidir os próximos trabalhos com base nelas.
As métricas de marketing são indicadores para que o gestor consiga medir e avaliar o desempenho do trabalho da empresa em diversas áreas, da comunicação, engajamento ao setor de vendas.
A partir delas, o empreendedor conseguirá tomar as decisões para modificar ou ampliar o planejamento das estratégias de marketing da companhia, além de ter uma ideia mais objetiva sobre a real situação da empresa.
Cada métrica vai oferecer dados reais da relação entre cliente e empresa, investimento, seguidores, volume de vendas e muitas outras ações. Algumas das principais métricas existentes são:
- ROI: Retorno sobre o investimento;
- CAC: Custo para aquisição de clientes;
- Taxa de abertura de e-mail;
- Pageviews;
- Taxa de rejeição.
É importante lembrar que os indicadores mencionados acima podem servir para a análise de diversas marcas ou empresas, não importa a categoria: da oficina automotiva para a loja de roupas usadas.
O que são as Métricas de vaidade?
Dentro do escopo das métricas, temos as Métricas de Vaidade. Elas ganharam um destaque maior com o aumento do uso das redes sociais.
A imagem que se tem da empresa nesses canais se tornou uma preocupação de diversos setores, mas deve ser avaliada com cuidado.
De fato, elas são importantes. Afinal, quem não quer que a sua rede social não seja vista por dezenas ou milhares de pessoas?
As métricas de vaidade são, assim, as responsáveis por demonstrar o número de curtidas, visualizações, compartilhamentos e comentários nas postagens dos canais da empresa.
Aqui, você pode considerar qualquer tipo de segmento. Uma companhia especialista em controle tecnológico de concreto, por exemplo, que irá publicar os principais métodos, explicações sobre o serviço e dicas gerais.
A principal diferença com as chamadas métricas relevantes, é que com essas últimas você sempre terá um indicador de porcentagem, uma taxa ou um número mais específico que vai demonstrar o quanto a sua empresa está crescendo.
Já para as métricas de vaidade, você possui apenas o número das interações. Sem um contexto para basear esses números e tomar essas decisões, elas podem não significar muita coisa.
Como identificar as métricas de vaidade?
Para que esse estudo fique um pouco mais claro, é preciso entender quais são e como identificar as métricas de vaidade.
Lembrando que elas não são totalmente descartáveis, sendo importantes para ter ideia de como estão os números do seu negócio.
Quantidade de curtidas, páginas salvas, favoritadas
Esses são recursos encontrados nas três redes sociais principais do momento: Twitter, Instagram e Tik Tok.
Elas são ótimas para acompanhar o andamento e alcance da campanha ou da empresa no geral.
Contudo, sem a devida contextualização com outros dados, essas informações numéricas podem ludibriar ao precisar tomar uma decisão concreta para as instalações elétricas prediais.
Cliques
O número de cliques é interessante pois significa o número de pessoas que estão movimentando o seu site ou anúncio.
Mas, se o seu foco inicial não é o clique em si, mas a conversão do visitante para um lead, esse dado demanda complementos.
As pessoas podem estar clicando muito no seu site, mas ficando pouco. Ou podem de fato estar apenas clicando, sem se converterem até a jornada final.
Nesse sentido, muita atenção para o número de cliques, seja qual for seu negócio: do transporte de medicamentos para a fábrica de brinquedos.
Eles são ótimos para se sentir bem, mas nem sempre interessante para o contexto geral do seu negócio.
Downloads de aplicativos
As pessoas usam cada vez mais o smartphone para realizar as funções do dia a dia. Dito isso, a criação de um aplicativo e a disponibilização do seu download é uma boa oferta.
Um número de downloads alto pode ser também, mas, ele pode enganar assim como outras métricas.
O aplicativo da sua empresa de motoboy SP Zona Sul pode estar conquistando muita gente, com muitos downloads realizados.
Mas, analise com cuidado, pois outros dados podem ser levados em conta.
Métricas que contam a taxa de desinstalação, os usuários realmente cadastrados, a diferença entre os pagantes e os somente cadastrados e outros itens podem interferir para mensurar o real sucesso da marca.
Compartilhamentos
De forma semelhante aos indicadores acima, uma taxa de compartilhamento pode ser boa, mas de nada serve se não for analisada com cuidado.
Isso porque muitos compartilhamentos permitem a adição de textos, e eles podem ser tanto positivos quanto negativos, irônicos e maldosos.
Preste muita atenção no que estão dizendo, para assim melhorar e ampliar outras áreas.
Além disso, com o compartilhamento realizado e um possível cliente indo até o seu site, assim, é a hora de apostar na nutrição de conteúdo, para que ele continue contigo até o final do Funil de Vendas.
Seguidores
Para um gestor de primeira viagem, pode ser ótimo visualizar as centenas ou milhares de novos seguidores nos canais das redes sociais.
Mas, novamente, esse número deve ser analisado com cuidado.
O número de seguidores pode ser alto e não afetar os objetivos financeiros da sua empresa.
De modo geral é preciso considerar que há uma jornada a ser cumprida, e que é mais importante ter poucos seguidores, mas que interagem e são fidelizados.
Isso porque os algoritmos entendem essa movimentação e entregam para mais pessoas nas redes sociais, por exemplo.
Isso vale para diversos segmentos, da empresa com foco em manutenção hidráulica predial para uma agência de publicidade.
Visualizações de página
Uma das principais métricas de vaidade é a visualizações de página. Pois, o número de pessoas que estão te vendo não estão diretamente ligadas com o seu desenvolvimento, seja pessoal, empresarial, estratégico e afins.
Esse é um dado que pode agradar de primeira ordem, mas iludir no final. É diferente do número de visitantes únicos, uma métrica que pode ser analisada com mais atenção.
Taxa de rejeição
Essa é uma das métricas de vaidade que mais merece atenção. Dependendo de qual página do seu site apresentar uma taxa de rejeição considerável, você deve sim pensar em medidas para ampliar o conteúdo.
Do contrário, é comum que algumas páginas apresentem algum nível de taxa de rejeição, pois são aquelas com alto tráfego e alta rotatividade.
Mas, se o usuário não interagir com nenhum dos links do conteúdo, é um sinal de alerta de que a otimização deve ser ampliada naquele caso em específico.
Muito cuidado com as métricas de vaidade
O uso das métricas de vaidade não pode ser totalmente descartado. É sempre bom observar o seu crescimento em termos de reações ao seu conteúdo e, conforme os objetivos, eles podem ser bastante válidos.
Apenas é importante lembrar que os indicadores de vaidade isolados podem comprometer a visão macro das metas e do planejamento do negócio.
Portanto, o auxílio de outros dados de base e o reforço do que importa realmente no seu Plano de Marketing devem ser analisados nesse momento.
As métricas relevantes, como as citadas no começo deste artigo, são ótimas para serem analisadas e acompanhar a evolução da sua empresa, seja ela com foco em tratamento de água ou na área de tecnologia.
Com as métricas relevantes, você tem mais dados para alterar ou seguir com seu projeto. Elas também servem para balancear com as métricas de vaidade, a fim de entregar um veredito mais consistente acerca dos trabalhos.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre as métricas de vaidade e as métricas relevantes, já pode começar a trabalhar com elas, pensando no que pode ser comparado e o que pode ser deixado de lado para a análise final.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.