O Marketing Digital SaaS é um conjunto de estratégias que envolve as práticas de Inbound Marketing. Ele é necessário porque compreende que negócios do setor não possuem tangibilidade em relação aos seus produtos.
Eles criam infraestrutura SaaS para que seus clientes tenham acesso aos recursos dentro de um software, ou seja, não trabalham com produtos e serviços físicos.
Vender softwares não é a mesma coisa que vender outros tipos de soluções, como uma peça de roupa, um imóvel ou até mesmo um computador. Esses recursos são soluções que ajudam uma empresa ou indivíduo em vários sentidos.
Com eles, os usuários vão segmentar sua audiência, aumentar a precisão dos processos internos, reduzir custos, entre outras possibilidades com sistemas de tecnologia.
Os desenvolvedores de produtos SaaS precisam atender necessidades específicas de uma empresa por meio de suas soluções, mas para convencer os usuários sobre o valor de uma oferta, precisam trabalhar com estratégias de marketing voltadas para o segmento.
É aqui que entra o marketing SaaS, mas para aproveitar os benefícios que ele oferece para os desenvolvedores de software, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Tendo isso em vista, este texto vai explicar o que é Marketing Digital SaaS, quais práticas precisam compor essa estratégia e quais são as melhores dicas para executá-la.
O que é Marketing Digital SaaS?
Marketing Digital SaaS é uma estratégia que utiliza diversas ações para promover ferramentas e softwares. Entre elas estão:
- Marketing de Conteúdo;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Marketing nas redes sociais;
- E-mail marketing;
- Campanhas Ads;
- Testes gratuitos.
Um dos requisitos indispensável para trabalhar esse tipo de marketing é a prova social, pois ela pode agregar informações em situações em que a tangibilidade não favorece a marca.
Por exemplo, divulgar acupuntura para artrose é muito mais fácil porque existe um serviço que pode ser visto pelo consumidor antes de ser comprado.
Quando se trata de soluções SaaS, o desenvolvedor pode investir em uma estratégia freemium, por meio de testes gratuitos. Esses testes são feitos com uma versão da ferramenta que possui menos recursos, mas que permite que o usuário a conheça.
O modelo de negócios SaaS é muito vantajoso porque pode ser contratado conforme as necessidades do usuário, por isso, são soluções flexíveis e escaláveis.
Também é visto como um segmento seguro e adaptável, de fácil manutenção e alta previsibilidade de receita. Se o cliente paga mensalmente pelo serviço, fica mais fácil alcançar o lucro promissor todos os meses.
Qualquer empreendedor que queira participar de um mercado com renda e crescimento notável, deve investir em Marketing Digital SaaS.
Na verdade, todo tipo de organização precisa investir em marketing, como no caso de uma escola que vende curso de reciclagem técnico em enfermagem. Mas no caso das empresas SaaS, esse investimento é ainda mais importante.
De acordo com a Cisco’s Global Cloud Index, 75% do fluxo de trabalho em nuvem são entregues em formato de software, como no caso da Microsoft e do Hubspot.
Práticas do Marketing Digital SaaS
O Marketing Digital SaaS é formado por estratégias orgânicas que alcançam bons resultados ao longo do tempo, aumentam o brand awareness e geram mais autoridade para a empresa.
Uma delas é o marketing de conteúdo, visto ser muito útil para gerar leads, desde que a organização reproduza materiais de qualidade em um cronograma previamente estabelecido.
Os conteúdos devem ser elaborados de acordo com o perfil da persona e com a ajuda de ferramentas de automação para determinar quais palavras-chave serão usadas e criar um calendário editorial.
A equipe de marketing é responsável por definir o tipo de conteúdo que será divulgado para os potenciais clientes dentro da jornada de compra.
Outra estratégia importante é o e-mail marketing, mas para funcionar, ele precisa de uma base de contatos real e bem estabelecida.
Para que um fabricante de balões de propaganda consiga se comunicar com pessoas que estão pesquisando sobre balão Blimp preço, é necessário criar uma Landing Page que vai coletar as informações dos usuários.
A prática é mais indicada para potenciais clientes que estão avançados no funil de vendas, pois já conhecem seu problema e estão considerando a compra de um produto ou serviço.
As empresas de software podem seguir esse mesmo procedimento e coletar e-mails de consumidores interessados para enviar newsletter, artigos relevantes, informações, promoções, entre outros materiais para se aproximar do público.
Uma boa estratégia de marketing SaaS também precisa do SEO para otimizar as páginas institucionais e torná-las mais relevantes nos resultados de pesquisa dos buscadores.
As ações de otimização melhoram o canal e as publicações para que apareçam entre as primeiras colocações nos resultados de pesquisa e recebam mais cliques.
O SEO também é muito útil para obter backlinks que aumentam a autoridade da marca e direcionam tráfego relevante para as páginas da empresa desenvolvedora.
Ao investir em SEO, um fabricante de bandeja rack servidor procura oferecer a melhor experiência para o usuário, por meio de palavras-chave relevantes, meta tags, entre outras ações.
As redes sociais também são muito importantes para as empresas do segmento, desde que a marca utilize uma plataforma condizente com as características de seu público-alvo.
Isso é importante para que o negócio possa interagir com os usuários e conquistar potenciais clientes que vão acompanhar suas publicações.
As redes sociais devem ser vistas como pontos de contato para fazer demonstrações, divulgar provas sociais, esclarecer dúvidas e lançar novas funcionalidades das ferramentas.
Elas também são ótimos canais para promover a cultura do negócio, mostrar os processos internos, entre outras iniciativas que aumentam o valor e o diferencial da marca perante os consumidores.
Melhores dicas de Marketing SaaS
Todos os segmentos podem adotar estratégias específicas de marketing para aumentar o retorno sobre os investimentos, desde um desenvolvedor de software até uma clínica de massagem modeladora abdominal.
No caso de negócios SaaS, existem algumas ações específicas dentro do marketing digital que podem fazer toda a diferença. São elas:
1. Aumentar a visibilidade com campanhas PPC
As estratégias orgânicas são mais baratas para gerar leads e seus resultados são de longo prazo. Entretanto, as organizações precisam investir em estratégias que aumentam o interesse dos usuários e sua relevância nos resultados dos buscadores rapidamente.
Para atender a essa necessidade, é interessante investir em uma campanha PPC (Pay Per Click), pois ela aumenta o tráfego e o volume de leads qualificados.
No entanto, para fazer uma boa campanha paga, é necessário trabalhar com palavras-chave relevantes, apresentar uma proposta de valor clara e esclarecer todas as informações que os usuários procuram.
2. Melhorar a experiência do usuário
Todo tipo de empresa, como uma escola que oferece curso de empilhadeira grande porte, precisa oferecer uma boa experiência aos usuários, e com os negócios SaaS isso não é diferente.
Eles precisam disponibilizar recursos de personalização, criar uma comunidade para que as pessoas compartilhem suas experiências e oferecer canais de comunicação onde possam receber informações privilegiadas e esclarecedoras.
3. Facilitar as inscrições
Uma desenvolvedora de software deve remover os obstáculos e informações que podem gerar objeções por parte dos consumidores, principalmente quando estão prestes a se inscrever.
Se o usuário quer testar uma amostra do recurso, não é interessante pedir informações financeiras para pagamento, como dados do cartão de crédito.
Em vez disso, a marca deve disponibilizar um formulário e solicitar apenas alguns dados simples para facilitar os testes.
Por exemplo, uma desenvolvedora de softwares CRM para fabricantes de palete de suculentas deve solicitar as informações necessárias para evitar problemas e garantir que os usuários tenham a qualidade esperada em suporte e atendimento.
4. Criar ofertas atraentes
A organização deve criar ofertas atraentes para incentivar os potenciais clientes a optarem pelos planos mais caros ou por períodos mais longos de assinatura.
Uma dica é oferecer descontos para planos de longo prazo, pois isso evidencia a economia que o cliente terá ao optar por eles.
Entretanto, não se pode oferecer muitas alternativas porque elas confundem os clientes, e isso acaba prejudicando as conversões.
Desse modo, o ideal é criar poucas variações do plano, disponibilizar apenas recursos e funcionalidades específicas e assim diminuir as dúvidas dos potenciais clientes.
5. Ser transparente
Todo tipo de produto ou serviço, como longarinas para recepção de clínicas, possui um preço, e ele precisa estar claro para os consumidores.
Mas mesmo que o preço tenha um impacto significativo na decisão de compra, a percepção de valor também é indispensável.
O tipo de cobrança deve estar claramente definido e a empresa precisa oferecer todas as informações necessárias para que o usuário possa basear sua escolha.
Considerações finais
O Marketing Digital SaaS é fundamental para as empresas que desenvolvem soluções dos mais variados tipos, tanto para pessoas quanto para outras organizações.
Elas precisam de estratégias específicas para tornar suas soluções mais tangíveis e com isso mostrar o valor do que estão oferecendo.
Por meio das boas práticas desse tipo de marketing e suas melhores estratégias, fica mais fácil mostrar para o público-alvo a importância e utilidade dos serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.