Marketing digital: O que é e como funciona

Marketing digital: O que é e como funciona

Você já ouviu falar em marketing digital? Se sim, sabe o que significa e como ele funciona? Se não sabe, nesse artigo você entenderá os principais conceitos de marketing digital e como ele pode ajudar um negócio a se desenvolver na internet.

Para começar, é necessário entender que o marketing digital é a evolução do marketing tradicional focado no meio digital, baseado na internet. Com o crescimento do número de usuários e consequentemente de negócios que tem se baseado na internet, houve um aumento no uso da rede para oferta de produtos e serviços.

Para que uma empresa alcance clientes pela internet, é necessário que ela use estratégias de marketing adaptadas ao contexto virtual. Com o aumento do uso dessas técnicas desenvolveu-se o marketing digital, com ferramentas e estratégias que otimizam o uso de recursos especificamente em canais digitais.

Atualmente, existe um grande número de técnicas e estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas por um negócio. Profisionais especializados e agências de marketing oferecem um elevado número de serviços para divulgar empresas e produtos em diferentes canais virtuais.

Por isso, além da grande demanda por profissionais, o marketing digital também é muito relevante para qualquer negócio que queira se estabelecer e expandir no meio virtual.

O que é marketing digital

Marketing digital

Marketing digital é o conjunto de técnicas e estratégias de marketing aplicadas no contexto virtual. Existem vários tipos de técnicas que podem ser aplicadas, cada uma adaptada a necessidade específica de um negócio.

Por exemplo, o e-mail marketing é uma das técnicas mais utilizadas para marketing digital. Dentro de uma estratégia de qualificação de leads, ele é muito importante.

Para gerar leads é muito comum o uso de landing pages, que combinadas com o e-mail marketing formam a espinha dorsal de uma estratégia de vendas eficiente.

Outras técnicas de atração de clientes são, o tráfego pago, inbound marketing, SEO, marketing de conteúdo, entre diversas outras.

Evolução do marketing digital

Como em tudo o que envolve a internet, o marketing digital e suas técnicas estão em constante mudança e, por isso, profissionais e empresas precisam se adaptar a elas, de modo a manter a eficiência das estratégias traçadas.

O advento das redes sociais mudou profundamente a forma como o marketing digital é planejado e executado.

Antes, você focava em potenciais clientes vindo apenas de buscadores, agora, você pode interagir diretamente com eles através de perfis nas principais plataformas de mídia social.

Essa interação é uma forma de se aproximar ainda mais dos clientes e causar uma boa impressão, o que tem tudo a ver com marketing.

Enquanto o marketing tradicional começou como uma via de comunicação de mão única, o marketing digital, especialmente o marketing de midias sociais, tem se tornado cada vez mais uma via de mão dupla, onde o consumidor também tem voz na comunicação.

Por isso, é cada vez mais necessário que as empresas e profissionais dedicados de marketing se concentrem em evoluir junto às mudanças do meio digital, se adaptando e reinventando formas de comunicar a mensagem de marketing de forma cada vez mais satisfatória.

Como funciona o marketing digital

Apesar de estar em constante mudança, algo que não muda no marketing digital é a constante necessidade de manter a qualidade dos conteúdos apresentados ao público.

Como os conteúdos formam a espinha dorsal das estratégias de marketing digital, a qualidade e relevância deste representa grande parte do sucesso de sua estratégia.

Por ser extremamente dinâmica, a internet permite um nível de interação e feedback sem precedentes na história do marketing. Por exemplo, através das redes sociais, podemos ver em tempo real as reações dos consumidores com cada ação que realizamos nas redes.

Dessa forma, a medição do alcance e reação é muito mais rápida, permitindo ajustes dinâmicos de conteúdo e linguagem de acordo com o público e objetivo.

Essa medição é feita a partir de métricas de desempenho, sendo as principais denominadas KPI (Key Performance Indicator).

Aplicação do marketing digital

Com o tempo, fazer marketing digital se tornou cada vez mais fácil, já que muitas mudanças tornaram o processo de atração do público mais simples.

Porém, conforme o processo se tornou cada vez mais fácil de aplicar, os resultados também se tornaram cada vez mais difíceis de obter.

Por isso, muitas estratégias podem conferir resultados limitados, reduzindo o potencial de um negócio conseguir fazer sucesso nas redes.

Então, o que faz uma estratégia de marketing digital dar certo? Você verá a seguir.

As bases de uma boa estratégia de marketing digital

Embora a aplicação e o uso de estratégias de marketing digital estejam se tornando cada vez mais populares, sem lançar as bases de uma estratégia vencedora, as chances de conseguir resultados positivos é pequena.

Evitar os erros mais comuns na aplicação de técnicas de marketing digital é a forma mais fácil de garantir resultados melhores do que a maioria, destacando seu negócio na multidão.

Estudo das personas

estudo das personas

 

Um conceito muito importante e que por vezes é ignorado é o conceito de buyer persona ou persona de compra. Saber quem é a sua persona, ou seja, o cliente ideal para a sua marca é extremamente importante para conseguir segmentar seus esforços e atingir a parcela da população mais propensa a consumir o seu produto.

Para começar, você deve definir como é o cliente ideal do seu produto, ou clientes ideais, caso ele possa atender mais de um tipo de público.

Para que você possa entender a sua persona a fundo, algumas informações sobre o seu público serão necessárias. Como por exemplo:

  • Faixa etária
  • Hábitos de compra
  • Renda
  • Objetivos
  • Necessidades
  • Problemas enfrentados
  • Objeções de compra
  • Quais dores da pessoa a sua empresa pode ajudar
  • Produtos e serviços mais indicados
  • Linguagem mais adequada para se comunicar
  • Canais de comunicação mais utilizados
  • Tipo de conteúdo que costumam visualizar

Essas são apenas algumas das informações que ajudam você a definir e entender a sua persona.

Uma definição mais abrangente ajudará você a entender as necessidades e conseguir conversar com seu público ideal da forma mais eficaz, aumentando os resultados dos seus esforços.

Análise de concorrência

Para criar a sua estratégia de marketing digital, é muito importante analisar a sua concorrência, entender seus pontos fortes e fracos e quais são seus erros, de modo que você possa explorar as deficiências do seu concorrente e ganhar mercado.

As principais ações que você deve acompanhar dos seus concorrentes são:

  • Conteúdos publicados
  • Liguagem utilizadas
  • Reações do público
  • Erros que a empresa está cometendo
  • Ações bem sucedidas

Não se esqueça que você poderá assim entender muito melhor o posicionamento e a estratégia dos seus concorrentes e, assim, se preparar melhor de acordo com a sua estratégia.

Você também deverá saber quais são os concorrentes que deve acompanhar, sendo estes os mais bem sucedidos para que você possa emular algumas de suas técnicas na sua estratégia.

Palavras-chave

 

palavras chave

Esse é outro ponto de extrema importância, já que as palavras-chave determinam o posicionamento da sua estratégia em mecanismos de busca.

Portanto, conhecer a sua persona, tipos de conteúdo, assuntos e plataformas mais utilizadas é importante para entender como e de que forma você poderá atingi-lo.

Ferramentas como o SEMRush e o Google Keyword Planner ajudam você a verificar as melhores opções de palavras chave de acordo com os volumes de busca.

Utilize termos que facilitem o usuário a entender o que você oferece e também use tais termos como base para conteúdos segmentados de acordo com as preferências da persona.

Análise de canais

A análise de canais é um ponto muito sensível em qualquer estratégia de marketing digital. O principal motivo é que você precisa estar disponível nos canais mais utilizados pela sua audiência.

Você também deve se certificar de ter informações claras e acessíveis em todos os canais em que se encontra.

Por exemplo, se você tem um site, certifique-se de que ele possui todas as informações relevantes sobre o seu negócio, de modo que o seu cliente possa encontrar o que precisa através desse canal.

Ter um site que ofereça navegabilidade, clareza e conteúdos ricos aumenta a experiência do usuário e aumenta a eficácia da sua estratégia através desse canal.

Se você tem um blog, precisa dar atenção a elementos como design, navegabilidade, otimização dos conteúdos, qualidade de imagens, links quebrados e os resultados das páginas.

Busque também avaliar as redes sociais do negócio e verificar como está sendo a comunicação com seus clientes. Verifique os conteúdos, formatos e horários, de modo que possa ver onde possa melhorar e assim otimizar seus resultados.

Não se esqueça que é importante também verificar o engajamento e as reações dos clientes, para saber qual o impacto que os seus conteúdos e publicações estão causando na audiência.

Portanto, verificar cada canal de comunicação e os resultados que estão tendo, é uma forma de aumentar a eficácia e também melhorar as ações empreendidas neste.

Definir metas e objetivos

 

metas e objetivos

Por fim, para que você desenvolva a sua estratégia de marketing digital, você precisa saber quais são as metas e objetivos da sua empresa.

Sem as metas ou objetivos, você não saberá se as suas ações estão sendo efetivas e também não será capaz de mensurar os resultados sem as métricas adequadas.

Ao definir seus objetivos você define as métricas de desempenho mais importantes e assim poderá mensurar o progresso das suas ações.

A partir da medição dos resultados você verá se e onde são necessárias adaptações ou modificações na estratégia ou ações de marketing realizadas.

Conclusão

A partir do que falamos você entendeu em que consiste o marketing digital e o passo a passo para planejar as suas ações.

Existem diversas técnicas de marketing que você pode utilizar para atingir seus objetivos e falaremos sobre elas em futuros posts.

Por fim, se desejar saber mais sobre marketing digital, fique ligado nos próximos posts.Se você tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço

Gilberto

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.