Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Marketing de serviços: entenda como vendê-los na internet

Marketing de serviços: entenda como vendê-los na internet

Quando se trata de estratégias de marketing de serviços, a maioria das empresas pensa em técnicas de saída e divulgações diretas, que são mensagens enviadas focadas em clientes e clientes em potencial. 

Na verdade, o objetivo dessa estratégia é persuadir o público a responder e se envolver com o serviço que está sendo entregue.

Enquanto a publicidade existir, essas estratégias de marketing de serviços serão, sem dúvida, populares. 

A forma como as pessoas compram serviços mudou. Elas estão mais propensas a realizar uma pesquisa na internet por uma plataforma de busca, a fim de saber mais sobre os serviços prestados pelas empresas e ler as avaliações dos clientes antes de uma contratação.

Definição sobre o marketing de serviços

A comercialização e a venda de produtos intangíveis são conhecidas como marketing de serviços, isto é, quando os produtos não são físicos, como a necessidade de alugar sala comercial para um advogado instalar um escritório. 

Os serviços incluem todas as comodidades pessoais de que a sociedade precisa regularmente, podendo exemplificar com:

  • Aluguel de espaços e veículos;
  • Assistência médica;
  • Aulas de dança;
  • Cortes de cabelo;
  • Educação;
  • Shows musicais.

No entanto, o objetivo do marketing de serviços é usar métodos eficazes de comunicação, como propaganda, ofertas promocionais ou descontos, e assim criar demanda por serviços entre os clientes. 

Cidades turísticas, por exemplo, podem recorrer a campanhas que envolvem a estratégia de marketing de serviços, para atrair turistas dos mais diferentes lugares, em conjunto com construtoras em SP para divulgar junto a clientes recorrentes. 

Podem ser criados slogans, disponibilizar serviços de guia turístico, sinalização adequada, com objetivo em oferecer aos turistas a melhor experiência possível. 

Diferenças entre marketing de produtos e serviços

A principal distinção entre marketing de produtos e serviços é que o marketing de produtos se concentra em objetos tangíveis, armazenáveis ​​e mensuráveis, enquanto o marketing de serviços se concentra em serviços. 

Por outro lado, a distinção entre marketing de produto e marketing de serviço abrange as diferenças entre o produto e o serviço, isto é, como as necessidades dos clientes que precisam de uma prestação de gestão condominial são atendidas.

Um produto ou serviço pode ser usado isoladamente, mas eles trabalham juntos para oferecer a melhor experiência ao cliente na maioria dos casos.

Características de marketing de serviço

Diferentes provedores oferecem vários serviços para empresas e clientes. 

No entanto, quando se trata de serviço como facilidade, várias características o distinguem dos produtos. 

A seguir estão algumas das características do marketing de serviços.

  1. Intangibilidade

Os produtos tangíveis são de natureza física. Por outro lado, os intangíveis carecem de qualquer existência física, textura ou cor que possa ser vista a olho nu. 

Como resultado, é difícil para os profissionais de marketing persuadir as pessoas da utilidade de algo que elas não podem ver, ao contrário quando se trata da venda de uma laje protendida para a construção de um imóvel.

  1. Inseparabilidade

Ao contrário de qualquer produto físico que alguém recebe do vendedor e depois consome, o marketing de serviços funciona de maneira totalmente diferente. 

O cliente recebe e consome o serviço ao mesmo tempo. É impossível separar o recebimento e consumo. 

Por exemplo, um barbeiro pode estar fornecendo um serviço de corte de cabelo enquanto o cliente o consome. Médicos e advogados online prestam serviços jurídicos e médicos aos clientes.

  1. Perecibilidade

Um cliente pode guardar produtos físicos para uso posterior, armazenando-os. No entanto, os serviços não podem ser salvos para uso posterior; eles expiram com o tempo. 

Por exemplo, se alguém reservar um assento de avião para hoje, não usará o mesmo assento amanhã ou em qualquer outro dia. Ele perecerá se não for usado quando tiver a chance.

  1. Variabilidade

Quando os prestadores de serviços são pessoas diferentes, os serviços podem ser diferentes. 

Por exemplo, se um cliente estiver recebendo uma aula de dança, atuação, música ou qualquer outro tipo de aprendizado, o método de treinamento e o material de conteúdo serão diferentes de treinador para treinador.

  1. Mude a demanda

A demanda do setor de serviços mudou com a estação. Os serviços de inverno são completamente diferentes dos serviços de verão.

Tipos de estratégia de marketing de serviços

Dito isto, como um serviço não pode ser visto ou tocado, a estratégia de marketing deve ser completamente diferente. 

No entanto, ao lançar uma campanha de marketing de serviços, é preciso incluir mais explicações e informações relevantes sobre o que está à disposição para consumo. 

Os clientes não podem ver ou tocar um serviço, portanto, deve-se fornecer a eles uma experiência de simulação, utilizando estratégias específicas e, em alguns casos, até mesmo didáticas.

1. Referência

O boca a boca é uma excelente estratégia para o marketing de serviços. 

Isso porque, se um cliente satisfeito com a manutenção de elevadores no condomínio onde mora, e contar dentro de um círculo social sobre a própria experiência, é altamente provável que outros venham a experimentar tal serviço. 

Algumas empresas até fornecem um serviço gratuito diferente para cada nova assinatura ou referência que os clientes trazem. 

É assim que se promove o marketing de referência para aumentar as vendas de serviços.

2. Educação do cliente

É preferível que um profissional informe aos clientes sobre o serviço que pretende lançar. 

Quanto mais conscientes os clientes estiverem, maior a probabilidade de eles solicitarem o serviço. Mais vendas resultam do aumento da demanda. 

Um profissional pode começar escrevendo um artigo sobre projeto elétrico residencial para ficar à disposição em um blog, ou mesmo em um jornal local, divulgando sobre o serviço, ou pode organizar encontros, seminários e vídeos sobre o assunto. 

Vale lembrar que, quando se está no estágio de marketing educacional, o melhor é se concentrar nos benefícios e na utilidade do serviço do que no preço. 

3. Redes sociais

A sociedade está inserida em uma era que as redes sociais dominam boa parte do tempo de quem está navegando na internet. 

O Facebook está no topo da lista de redes sociais, oferecendo uma oportunidade fantástica para pequenas empresas locais fazerem marketing de serviços. 

O interessante do Facebook é que se trata de uma plataforma que oferece algumas ferramentas básicas de publicidade gratuitamente e, se quem está divulgando preferir o método pago, permite personalizar o pacote com base no orçamento disponível.

O Facebook também permite que os usuários criem páginas de negócios gratuitas, onde os clientes podem deixar comentários sobre a necessidade de solo grampeado, se for o caso, ou outro serviço voltado para a proteção de pisos contra erosão. 

As pessoas também podem curtir, comentar e compartilhar as postagens diretamente da própria página,ganhando maior abrangência de forma orgânica.

4. Demonstração

As pessoas geralmente são hesitantes e tímidas em experimentar novos produtos, especialmente se nunca ouviram falar deles antes. 

No entanto, se uma empresa fornecer a eles uma demonstração gratuita e utilidade do produto, é mais provável que eles o comprem. 

A importância do marketing de serviços

Os serviços diferem em termos de recursos e qualidades pelo menos tanto quanto os produtos.

Os profissionais de marketing devem se diferenciar da concorrência e atrair clientes em um mercado de serviços altamente competitivo e saturado. 

Os fatores que diferenciam um serviço de um concorrente podem afetar significativamente a decisão de um comprador, e são esses que devem ser lembrados ao planejar o marketing do serviço colocado à disposição dos consumidores.

A seguir estão alguns exemplos de recursos de marketing de serviços que influenciam as decisões de compra dos leads, isto é, dos clientes em potencial.

  1. Acessibilidade

Implica determinar a faixa de preço apropriada para os serviços, como a gestão de condomínios, que os clientes aceitam, e que o empreendedor deve considerar lucrativa, tamanho os esforços empregados para atender bem o público-alvo.

  1. Funcionalidade 

De forma bastante simples, esse recurso refere-se à promessa de serviço e valor que atende melhor às necessidades dos clientes.

  1. Credibilidade

Como o serviço é intangível, grande parte da decisão de compra do cliente será baseada no quanto ele confia na empresa, ou em uma marca em particular.

  1. Experiência 

Trata-se de um recurso que pode ser empregado em diferentes campos de atuação, como profissionais médicos especializados, dentistas, advogados, contadores, entre outros profissionais que prestam serviço para a sociedade em geral. 

  1. Conveniência

Aqui, vale distinguir o quanto o público-alvo tem a facilidade e rapidez de acesso ao serviço, e como os clientes podem usar tais préstimos de maneira mais adequada.

  1. Variedade

Os clientes apreciam a capacidade de escolher, mas vale lembrar do equilíbrio adequado entre muito pouco e excesso em demasia.

  1. Autoatendimento 

O grau de controle que um cliente tem sobre a experiência de serviço, incluindo o que eles podem e não podem fazer por si mesmos.

O perfil do cliente pode fornecer informações sobre os fatores que influenciam as decisões de compra em determinado mercado consumidor, para enfim ter o alcance ao tipo de serviço prestado. 

Essa pesquisa usa questionários,ferramentas designadas ou provedores de serviços terceirizados.

Conclusão

O mais importante na criação de estratégias de marketing de serviços é não se acomodar com o desempenho profissional. 

Afinal, para encarar um cenário altamente competitivo nos mais diversos setores de serviços,qualquer empresa ou profissional deve examinar as técnicas de marketing de serviços regularmente, avaliá-las e identificar áreas de melhoria.

Dessa forma, é possível alcançar o sucesso empregando um marketing de serviços que atenda às expectativas dos clientes, levando a marca para mais e mais consumidores. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.