Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Instagram Collabs: Conheça os benefícios da ferramenta e como utilizar

Instagram Collabs: Conheça os benefícios da ferramenta e como utilizar

As plataformas sociais fazem parte do marketing digital e, dentre as muitas existentes, as facilidades proporcionadas pelo instagram collabs se mostraram uma maneira eficiente para profissionais da internet e usuários regulares aumentarem o alcance e engajamento. 

Com a ferramenta de instagram collabs, ou colaboração do Instagram, uma empresa pode marcar um influenciador digital ou marca parceira em ações específicas, como um novo post. 

Pela maneira como foi projetada, o intuito é fazer com que qualquer usuário do Instagram marcado como colaborador apareça como coautor na postagem e também consiga criar publicações neste formato.

O Instagram collab é a maneira mais recente dos usuários do Instagram publicarem em parceria com outras pessoas da plataforma, compartilhando uma mesma postagem do feed. 

A postagem aparece nas 2 linhas do tempo dos titulares da conta, e as curtidas e comentários compartilhados também são vistos em ambas as contas,visto que se trata do mesmo conteúdo, facilitando a integração e o alcance a novos potenciais clientes, por exemplo.

Do que se trata o instagram collabs?

No final de outubro de 2021, o Instagram revelou o modo “Collabs” para facilitar as colaborações de publicação. 

O princípio por trás do novo recurso é permitir que os usuários da rede social compartilhem a a mesma publicação ou Reels a partir da menção na postagem, tendo o conteúdo disponibilizado no feed ou reels. 

Este é um recurso revolucionário, que muda a forma como as marcas, KOLs (Key Opinion Leaders) e o público se conectam. 

A nível técnico, o Collabs se caracteriza pelos dois nomes de utilizador visíveis no topo da publicação transmitida no feed de notícias do Instagram, alcançando os seguidores das duas contas. 

Ou seja, as fotos de ambos os perfis são destacadas no topo e o público que visualiza o conteúdo é ampliado.

O Instagram vai mais longe por meio do modo “Collabs”, permitindo também que as pessoas e empresas que fazem projeto de cabeamento estruturado, por exemplo, que usam esse recurso, possam compartilhar:

  • Comentários;
  • Engajamentos;
  • Impressões;
  • Número de curtidas;
  • Visualizações.

Sendo apresentado como um novo recurso disponível para usuários da plataforma em todo o mundo, o instagram collabs permite fazer com que dois nomes de usuários apareçam no cabeçalho da publicação.

Além disso, as publicações ou Reels podem ser compartilhados com dois grupos distintos de seguidores envolvidos. 

Como funciona o instagram collabs?

De maneira geral, o Instagram está facilitando os processo para os usuários, tornando o modo “Collabs” acessível a todos. Com isso, além de todos os envolvidos poderem ver e replicar a publicação, podem tê-la evidenciada no feed e histórico.

Inclusive, essa tem sido uma opção para que pessoas com mais de uma conta vinculem seus conteúdos.

Para configurá-lo, nada poderia ser mais fácil do que estes poucos passos: 

  1. O primeiro é criar um post ou um Reels a partir dos recursos usuais do Instagram. Assim que o post for criado e a opção “Compartilhar” estiver disponível, basta clicar em “Identificar pessoas”. 
  2. A seguir, é preciso selecionar “Convidar um colega”, e procurar uma ou mais contas do Instagram com as quais deseja colaborar e confirmar.
  3. Por fim, basta pressionar “Concluído” para salvar, e então é possível clicar em “Compartilhar” o material.

No entanto, é preciso estar atento a certos detalhes. Para que essa nova forma de colaborar seja totalmente ativa, é necessário que os usuários identificados aceitem a proposta de colaboração. 

Para isso, assim que a publicação sobre o gerador silenciado é compartilhada, eles recebem uma notificação informando sobre o pedido de colaboração e se aceitam ou não o convite.

Quanto ao número de possíveis colaboradores em uma publicação compartilhada, o Instagram estabeleceu um limite de 20 menções e usuários em um único post ou Reel. 

Isso ainda deixa muito espaço para as pessoas que querem tentar a publicação colaborativa. 

Por fim, deve-se notar também que apenas contas públicas podem ser marcadas por meio do recurso “Collabs” da rede social. 

Instagram collabs na campanha de marketing digital

Com esse recurso, o Instagram também permite que marcas e KOLs integrem um novo formato criativo em campanhas de Influencer Marketing, por exemplo. E, por um bom motivo, o “Instagram Collabs” oferece muitas vantagens significativas.

  1. Velocidade

Ao compartilhar a mesma postagem ou Reel em duas ou mais contas do Instagram de forma simultânea, o modo “Collabs” facilita a colaboração em postagens comuns em apenas alguns cliques, o que evita conteúdo duplicado para marcas e influenciadores e permite criar um registro único nas colaborações, facilitando o acompanhamento de ambos.

  1. Simplicidade

Como mencionado acima, este novo recurso é acessível a qualquer pessoa e permite, no âmbito de um projeto, inclusive de influenciador, destacar uma colaboração sem a necessidade de capturas de tela ou aplicativos de terceiros.

Isso também permite uma melhor mensuração dos resultados, o que é muito vantajoso para o marketing de influência.

  1. Aumentar o alcance e impressões

Curtidas, comentários e outros compartilhamentos em uma publicação do instagram collabs são “compartilhados” entre as diferentes contas. 

Isso melhora muito o alcance da postagem ou Reels em questão, pois os usuários colaboradores têm acesso às respectivas comunidades e interagem em um mesmo post.

Essa é uma maneira simples, rápida e eficaz de conquistar novos assinantes, alcançar um novo público, incluindo o de outras contas, e obter engajamento adicional. 

  1. Confiança

Da mesma forma que as parcerias pagas entre uma marca e um criador de conteúdo são mencionadas de forma explícita e legível, o modo “Collabs” permite apresentar a colaboração aos públicos interessados ​​de forma 100% transparente, evidenciando colaborações (de forma mais direta) bem como publicidades.

Vale atentar que a modalidade “Collabs” não substitui a menção clara de uma parceria paga exigida. Ou seja, apenas é uma ferramenta que apenas complementa e qualifica essas ações, não devendo substituir o destaque da informação de anúncio.

Cabe destacar que o instagram collabs permite que as marcas aumentem a visibilidade e engajamento, e os criadores de conteúdo tornem as parcerias visíveis de forma mais fácil e simples. 

Tudo isso, oferecendo a possibilidade de marcas e KOLs criarem posts e Reels comuns em poucos cliques.

Por que experimentar o instagram collabs?

Existem alguns recursos conhecidos que permitem colaborações no Instagram, eles incluem o Post e o Reel, as duas contas estarem ativas e a familiaridade do perfil dos seguidores. 

O post ou o Reels são os principais canais de conteúdo, sendo o lugar em que os usuários acessam e compartilham o material sobre mini robô aspirador, por exemplo, que desejam promover, antes que qualquer tipo de colaboração comece a acontecer de fato.

Cabe ressaltar que a postagem pode ser feita em qualquer formato/elemento, como: 

  • Fotos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Vídeos.

No entanto, é preciso observar que a escolha precisa estar de acordo com o público e seus interesses. Além disso, a postagem que se deseja promover por meio do instagram collabs deve ser precisa, concisa e cativante.

Existem muitas razões para se adaptar ao método de colaboração do Instagram, mas há aqueles que se mostram mais relevantes. 

Por exemplo, quando uma colaboração no Instagram é bem feita, pode aumentar as vendas e o público. Para isso, é preciso encontrar o colaborador certo. 

Usar o instagram collabs ajuda uma empresa a economizar dinheiro em campanhas publicitárias, na maioria das vezes, usando anúncios pagos. 

Assim, a colaboração certa do Instagram é muito mais acessível e possibilita encontrar/interagir com novos grupos de potenciais clientes, inclusive de nichos regionalizados ou setorizados.

Por fim, o formato permite a integração de duas contas com facilidade. 

Assim, mesmo aqueles que não estão fazendo publicidade, mas desejam criar uma publicação no Collabs pode usá-la para sinalizar um material na conta pessoal e profissional, ou mesmo entre dois setores de uma empresa, por exemplo, criando um registro claro dessas informações e atingindo dois públicos distintos, como cliente e colaborador.

3 maneiras inteligentes de usar o Instagram Collabs

A seguir estão 3 ideias para fazer a criatividade fluir e garantir a vantagem com o conhecimento focado na plataforma social que é o o Instagram:

  1. Maximize o marketing de influenciadores

80% dos influenciadores preferem o Instagram a outras plataformas. Isso significa que há todo um estoque de indivíduos com visão de futuro que têm uma rede de seguidores leais na plataforma. 

Eles estão prontos para colaborar com as marcas, e esse novo recurso tornou mais fácil do que nunca fazer isso. 

Ambas as contas compartilharão o instagram collabs pagos, sem qualquer confusão sobre capturas de tela e aplicativos de regravação.

Importante destacar que, ao optar por fazer uma colaboração paga, é preciso adicionar a tag de conteúdo de marca. Também se faz necessário ser completamente transparente sobre quaisquer canais. 

  1. Desafios do Instagram

As colaborações podem se tornar uma maneira mais fácil e rápida de marcar pessoas em desafios de parceria. 

Isso aumenta o público e promove o desafio mais rapidamente. Semelhante aos duetos de outras plataformas sociais, com a ferramenta a empresa pode fazer parceria com alguém e criar uma tendência, expandindo a imagem da marca.

Se o desafio decolar, a marca pode ver mais e mais pessoas adicionando à cadeia de Collabs, essencialmente multiplicando o alcance todas as vezes. 

  1. Brindes

Os brindes gratuitos de produtos são uma ótima maneira de aumentar o engajamento e criar seguidores. 

Muitas marcas se unem para promover produtos, desde alimentos até transformadores de tensão para o setor industrial, por meio de brindes e competições em parceria. 

A parte genial do recurso Collabs é tornar ainda mais fácil para os espectadores verem o perfil da outra marca. 

Com apenas um toque, a empresa, e a marca em si, estarão lá, sem a necessidade de rolar pelas legendas ou clicar em hashtags.

Conclusão

O instagram collabs tem como finalidade aumentar o engajamento da marca, assim como lançar uma nova fase na comunidade de influenciadores do Instagram. 

Também se mostra uma maneira das marcas alcançarem diretamente os clientes em potencial mais rapidamente, em vez de depender de campanhas publicitárias que, geralmente, são executadas em algoritmos. 

Por isso, deixe a imaginação fluir e seja estratégico ao criar ações utilizando essa nova ferramenta do Instagram.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.