Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Importância do marketing digital no pós pandemia

Importância do marketing digital no pós pandemia

A pandemia de covid-19 trouxe um novo cenário para o marketing digital.

O isolamento social, o aumento das vendas online, a implementação de serviços remotos e o empreendedorismo digital fez o estudo e a aplicação dessa área ser cada vez mais visto e buscado.

É por isso que agora, com as vacinas sendo aplicadas e os protocolos rebaixados, começamos a pensar em um pós-pandemia. 

Nesse cenário, o marketing digital deve ser um dos principais atores, carregando uma importância enorme, seja qual for a profissão envolvida.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo para falarmos um pouco sobre a importância do marketing digital no pós-pandemia. 

Independentemente da área, da assistência de junta de vedação para a venda de móveis, esse novo modelo de divulgação deve ser pensado.

Se você está começando agora e começa a vislumbrar esse futuro ou já tem uma carreira na área e quer entender melhor, prossiga nos tópicos abaixo para saber mais sobre esse assunto.

O que é o marketing digital?

Para ficar mais fácil de entender o impacto do marketing digital dentro de um cenário de pós pandemia, é preciso saber o que de fato é o marketing digital. 

Esse termo diz respeito ao principal contraste com o marketing tradicional: a presença da marca em meios digitais, via internet. 

Se antes a sua marca aparecia apenas para quem andasse nas ruas em que o flyer foi distribuído, ou para a audiência que viu o comercial da sua marca, é com o marketing digital que você tem a possibilidade de fazer com que o cliente ideal vá até você, e não o contrário.

Não somente temos a possibilidade da marca aparecer para todos os usuários da rede mundial de computadores, como também podemos segmentar para qual público ela deseja aparecer, de qual forma, por meio de qual canal e mais outras especificações do marketing.

Além disso, a relação com o cliente e visitante é aprofundada ao optar pela aplicação do marketing digital. 

O responsável pelo atendimento pode conversar rapidamente com seu cliente, acompanhar o engajamento e tirar as dúvidas do público.

Tudo isso feito à distância, sem a necessidade de colocar um outdoor num ambiente urbano ou pagar por tempo de TV ou rádio a fim de anunciar o serviço da sua loja de conserto de Iphone. Mais eficiente, atrativo e econômico.

Qual a importância do marketing digital para as empresas?

Uma empresa que não aposta no mercado digital para divulgar os produtos oferecidos basicamente não se encontra no mercado competitivo de qualidade.

Isso se deve ao fato de que milhares de consumidores optam hoje em dia por fazer as suas compras, finalizar orçamentos ou realizar estudos, por meio da internet, acessando o notebook ou smartphone.

Os números só tendem a aumentar. Uma pesquisa feita pela Neotrust, instituto responsável por consultar e analisar o crescimento do cenário de e-commerce, constatou que em 2021, a área de vendas online faturou 161 bilhões, crescendo 27% em comparação com 2020.

Além desses dados que mostram o quanto as pessoas estão comprando por meios digitais, outros benefícios que as empresas podem conseguir com o marketing digital incluem:

  • Traz mais visibilidade para um público amplo e/ou segmentado;
  • Demanda baixo investimento inicial;
  • Aprofunda o contato com cliente;
  • Possibilita acompanhar o desenvolvimento das ações por meio de métricas.

Os quatro itens acima são algumas das vantagens que reforçam a importância da presença na internet. 

Somente assim, você terá mais precisão na análise do desenvolvimento de uma campanha além de poder fechar uma compra com o cliente na hora certa.

Quais as tendências do marketing digital no pós pandemia?

O marketing digital acontece de forma remota, com a mensagem chegando até o consumidor não importa onde ele esteja. Bem semelhante com o comportamento mais reforçado com o início da pandemia: os serviços remotos.

Nesse sentido, a empresa que não atender a alta demanda por serviços online não estará chegando até o cliente de forma adequada, perdendo chances de crescimento, tanto da marca em si quanto da receita no fim do mês.

Portanto, existem alguns movimentos essenciais para manter, ampliar ou começar a aplicar na relação da empresa com a presença online, a partir das técnicas de marketing digital. Vejamos algumas delas agora.

Presença nas redes sociais

Uma forma infalível para aumentar o contato com a sua base de clientes ou potenciais leads é por meio das redes sociais.

Seja por um aplicativo com foco em mensagens e ligações ou um preenchido por publicações de vídeos e imagens, a marca que está presente num canal de rede social tende a sair na frente daquela que não está em um canal.

Com a pandemia, percebemos a urgência desse movimento, tendo em vista que foi por meio do WhatsApp, Instagram, Facebook ou Twitter que passamos a concentrar a comunicação com familiares ou amigos.

Assim, estar em um desses locais fica muito mais fácil de conversar com um cliente, fechar um contrato ou compra. Num cenário pós pandemia é um dos primeiros passos para qualquer empreendedor, de qualquer profissão.

Compras online

O consumo online só tende a aumentar e para acompanhar esse já tradicional modelo de compra, a sua empresa deve oferecer a possibilidade de vendas por meio de sites de compra virtuais.

Além disso, investir numa plataforma de e-commerce pode aumentar bastante a sua chance de vendas para além do seu território. Isso porque um visitante distante do local onde você mora pode acessar a sua loja e rapidamente comprar o seu produto.

Dessa forma, você não perde um potencial cliente. Muito pelo contrário, tende a alcançar muito mais pessoas que você nem imagina se manter a venda apenas na sua cidade de atuação.

Para o fiel cliente da sua região, a confiança vai ser aumentada, já que com a compra online ele nem vai precisar sair de casa, comprando o seu produto com apenas um clique.

Atendimento online

De nada adianta estar online e vender online se você não investir num atendimento online. De preferência, personalizado para o público alvo da sua marca. 

O uso de chatbots também é uma prática bastante usada no e-commerce. Quando o cliente entra na sua loja, ele tem a chance de conversar com robô que tende a levar ele para o caminho mais adequado que ele procura.

Dentro dessa atividade, é ideal também prestar atenção na humanização da comunicação durante a conversa com a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal. 

O modo de atendimento deve mudar de contexto para contexto. 

Para alcançar a melhor forma de aprofundar no atendimento online, pode ser uma boa ideia contratar uma consultoria em TI a fim de aplicar uma ótima gestão dos sistemas de programação envolvidos.

Foque na experiência do cliente

Se o site da sua empresa está presente no mundo digital, porém, acaba demorando para carregar ou é difícil de ler quando o cliente o acessa pelo celular, você está afetando negativamente a experiência do cliente e perdendo boas vendas.

É necessário pensar não somente nas vendas, como também na experiência do seu cliente dentro da sua loja online. Ele deve conseguir acessar pelo celular, notebook ou tablet e fazer tudo que deseja na mais perfeita tranquilidade.

Esse é um fator para se ter em mente tendo em vista que cada vez mais pessoas acessam as redes sociais ou sites no geral por meio do celular. Para atingi-las, portanto, você deve se certificar que o seu provedor entrega um bom conteúdo em todo tipo de ferramenta.

Não importa o tipo de venda, seja uma loja que oferece manutenção de nobreaks ou uma pizzaria local. Você deve sempre pensar no cliente que vai acessar a sua loja primeiramente pelo celular.

O marketing digital é a solução

Todas as práticas acima são garantidas com o bom estudo e aplicação das técnicas e estratégias do marketing digital. A empresa que fica de fora desse cenário sai bem para trás da concorrência.

É a partir de pouco investimento que você verá a sua empresa crescer bem mais se não fosse o uso dos benefícios e facilidades garantidos pela presença digital. 

Se necessário, contrate uma agência especialista nesse tipo de trabalho. Ou, se preferir comece a estudar e aplique você mesmo, junto com a sua equipe, a estratégia perfeita para a sua empresa crescer e vender bem mais.

No cenário pós pandemia, além de todo o cuidado que devemos permanecer, com o uso de máscaras e álcool gel, o atendimento remoto e a presença digital devem ser ampliados. Comece agora a investir no marketing digital e faça sua empresa crescer como nunca!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.