Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Delivery: entenda como funciona o sistema de entrega

Delivery: entenda como funciona o sistema de entrega

Principalmente nos grandes centros urbanos, mas também em cidades menores, estabelecimentos comerciais que empregam um sistema de entrega em delivery ampliam, de forma considerável, a possibilidade de atendimento ao cliente.

Esse tipo de serviço é muito comum em restaurantes e lanchonetes, mas tem expandido o mercado e servido como um diferencial em farmácias, padarias, quitandas, lojas de autopeças, e qualquer outro mercado que atenda o cliente final e deseja agilizar o processo de entrega.

Ainda assim, é preciso entender quais os principais desafios que o mercado enfrenta, a importância sobre a economia e os negócios, e os benefícios que isso acarreta às empresas, principalmente na área de comida. 

Principais desafios de entrega

Com cada vez mais clientes optando por pedir comida online, a implementação de um sistema de entrega em delivery está em franca evolução, ao mesmo tempo que se mostra muito competitivo e desafiador, mesmo para entrega de documento de licenciamento ambiental

Considerando que identificar esses desafios e enfrentá-los adequadamente ajuda as empresas a se manterem atentas, verifique a seguir os principais fatores a serem considerados para implementar um programa de entrega efetivo.

  1. Relacionamento com o cliente

Aumentar a participação de mercado oferecendo o melhor valor possível aos clientes, com o melhor custo-benefício possível deve ser o foco principal do negócio de entrega entre estabelecimento comercial e cliente final. 

Muitos negócios recorrem ao sistema de entrega em delivery como um marketing, possibilitando que os clientes façam escolhas, mesmo quando a concorrência está crescendo, tornando a base de clientes instável e afetando a fidelidade à marca. 

Em busca de controlar a perda de clientes, as empresas podem implantar estratégias de marketing para aumentar o engajamento e espalhar o boca-a-boca, priorizando sistemas de fidelização e premiação por indicação/retorno.

  1. Instabilidade de preços de mercado 

Em geral, os preços de ingredientes para o preparo de alimentos e alguns outros produtos costumam apresentar instabilidade ou volatilidade.

Dessa forma, garantir o preço adequado a ponto de chamar a atenção dos clientes se torna um desafio corriqueiro. 

Os altos custos operacionais aumentam ainda mais a preocupação e, portanto, afetam a lucratividade.

Um sistema de entrega delivery ajuda a equilibrar esses custos, com a ideia de estabelecer um número de atendimento possível e escalonável.

  1. Aderindo aos padrões de qualidade

O aumento maciço de pedidos online faz com que as empresas se esforcem para manter os padrões de qualidade dos produtos – e esse potencial deve ser considerado ao estabelecer os negócios. 

Também é preciso considerar que haverá certa diferença na comida que é servida na hora no restaurante versus a que é entregue na porta, depois de viajar alguns minutos e, portanto, as empresas devem encontrar maneiras de preservar ao máximo o sabor e, ainda mais importante nas entregas, proporcionar uma experiência de valor.

  1. Manuseio indevido de alimentos

O manuseio incorreto de alimentos encomendados é o maior desafio enfrentado pelo setor de entregas relacionados aos setores alimentícios e outros produtos que demandam mais cuidados.

Assim, as empresas precisam tomar medidas adequadas para resolver o problema

A questão da higiene afasta muitos clientes, por isso deve ser tratada com cuidado. 

Fornecer treinamento para as equipes de solo, assim como para quem faz a entrega, é um importante passo nesse sentido e, por isso, as empresas devem investir nesse alinhamento.

  1. Desafios logísticos

Uma grande parte do negócio depende da eficiência com que a logística funciona para atender a uma geografia mais ampla. 

Alocar a equipe certa, assim como disponibilizar o número apropriado de veículos continua sendo fundamental, garantindo a qualidade adequada dos produtos. 

A presença de um sistema de entrega em delivery desempenha um papel fundamental, principalmente por meio de parceria com empresa de portaria para garantir clientes de condomínios satisfeitos. 

A importância do sistema de entrega em delivery

O estilo e o ritmo de vida moderna tornaram um pouco difícil para as famílias de dupla renda cozinhar uma refeição adequada. 

Além disso, a falta de tempo devido à agenda agitada do escritório torna ainda mais impossível sair para jantar e almoçar. E nesse tipo de cenário apenas os serviços e um sistema de entrega em delivery podem ser um verdadeiro salvador. 

O serviço de entrega de comida de maior variedade oferece uma infinidade de opções para escolher no conforto da casa dos clientes. 

As pessoas podem escolher um cardápio favorito, com uma ampla variedade de restaurantes e lanchonetes, assim como empresas de terceirização RJ de alimentos podem atender fábricas e corporações.

Seja um aperitivo, prato principal ou sobremesas, de diversas nacionalidades, quem está com fome pode escolhê-los facilmente. 

O consumidor também pode comparar os preços e a classificação de popularidade dos restaurantes antes de fazer o pedido. É fácil de encomendar e a transparência na transação também representa uma vantagem.

Eficiência de custo para os clientes

Um cliente que recorre ao sistema de entrega em delivery encontra economia ao fazer um pedido, pois isso proporciona diversas vantagens, como:

  • Deslocamento entre dois pontos;
  • Diversas formas de pagamento;
  • Local para estacionamento;
  • Tempo de viagem.

Além disso, o cliente pode aproveitar as ofertas e descontos que reduzem ainda mais as despesas.

Aplicativos que facilitam o pedido

Os celulares smartphones, entre outros gadgets, permitem a instalação de aplicativos que facilitam a solicitação de um pedido, levando em consideração que é possível até mesmo fazer a abertura de empresa Simples Nacional online.

Assim, o sistema de entrega em delivery funciona como um complemento, do momento da solicitação do cliente, até a chegada ao destino final. 

Alcance a mais clientes

Expandir os negócios online se faz necessário para toda e qualquer empresa que queira alcançar mais clientes. 

Oferecer pedidos online, em conjunto com um sistema de entrega em delivery, permite atender a um público-alvo mais distante da área de atuação tradicional do negócio, mais ainda, aqueles que dispõem de pouco tempo para algumas atividades, ou adotam um estilo de vida, como preferir aproveitar uma refeição no conforto do lar. 

Esses públicos podem, ainda, não ter tido nenhuma interação com a marca, até o momento em que a empresa começa a vender refeições online e possui uma entrega rápida e eficiente. 

Embora a entrega interna tenha várias vantagens, ter uma listagem em plataformas de terceiros aumenta muito a abrangência online, pois esses aplicativos são usados ​​por milhões de consumidores em todo o mundo e auxiliam na divulgação e credibilidade do negócio.

Oportunidades de negócios se ampliam

Um funcionário de um escritório contábil pode estar sem tempo para ir até um restaurante ou lanchonete ou mesmo não verificar um lugar disponível para a refeição, por exemplo. 

Ou, ainda, chegar até um estabelecimento de manutenção de eletrônicos e não concluir o ajuste, não conseguindo retornar ao espaço para buscar o celular.

Em diferentes situações, o espaço físico pode se mostrar limitado, seja pelo número máximo de clientes ou em tempo para concluir a atividade no período mais confortável para o cliente.

Contudo, com um sistema de entrega em delivery é possível atender mais clientes, seja realizando a entrega do pedido de refeição ou disponibilizando o delivery para o dispositivo móvel após o conserto. 

Além disso, ter uma oferta online é uma maneira de vender durante os momentos de menor movimento, principalmente quando um estabelecimento comercial pode estar com mais tempo livre.

Up sell e cross sell para delivery

Um cardápio incorporado a um sistema de entrada em delivery incentiva a venda no formato complementar, técnica conhecida como cross sell

Os clientes online conseguem percorrer pelo cardápio ou pesquisar diretamente o tipo de produto que procuram, sendo direcionado às lojas específicas para sanar suas necessidades.

Por isso as categorias e catálogos devem ser concisos, claros e categorizados corretamente, para auxiliar o cliente a tomar uma decisão. 

Ao procurar por uma sobremesa por fornecedores de brindes personalizados, é muito provável que esses consumidores adicionem mais itens aos pedidos, ou mesmo você pode disponibilizar itens complementares geralmente solicitados, levando a uma compra mais expressiva.

Incentivos como descontos para ofertas de pacotes ou entrega gratuita acima de um valor específico do pedido podem auxiliar no up sell, outra técnica importante, mas que tem como objetivo direcionar produtos e serviços mais complexos ou de categorias melhores.

Serviço de entrega abre espaço para experiências

Configurar um sistema de entrega em delivery oferece mais espaço para que os clientes possam experimentar, e o empreendedor pode fazer o gerenciamento de riscos de forma calculada.

O estabelecimento comercial pode segmentar facilmente a empresa em diferentes marcas virtuais, com o intuito de aumentar a capacidade de localização quando as pessoas estiverem procurando por um tipo específico de produto, como os alimentares. 

Também é bastante simples e sem riscos introduzir novos itens de menu, ofertas especiais e limitadas às promoções online.

Benefícios de um sistema de entrega em delivery

Um benefício visível quanto à implementação de um sistema de entrega delivery é quanto ao aumento das receitas, tendo em vista que há muito mais clientes fora do que dentro de um estabelecimento comercial. 

Mais do que isso, a entrega costuma ser mais lucrativa do que as vendas tradicionais.

Quando um empreendedor simplifica os serviços de entrega, principalmente integrando canais de comunicação a um sistema de PDV (Ponto De Venda), ele não precisa contratar pessoal adicional para lidar com pedidos online recebidos.

Todo o fluxo de pedidos será automatizado, o que permite começar a vender online sem precisar contratar funcionários extras para isso, e sem pagar mais custos. 

Além disso, o empreendedor não precisa alugar um novo local para atender clientes de pedidos online, ou mesmo mobiliar um restaurante ou comprar novos equipamentos e ferramentas de cozinha. 

Além disso, o custo do core pode permanecer o mesmo, mesmo que seja necessário a contratação de uma terceirização de limpeza. 

É seguro dizer que a recusa da entrega deixa um estabelecimento comercial com os mesmos custos básicos, mas impede que se aproveite as oportunidades adicionais que a entrega pode trazer.

Embora seja verdade que também é preciso levar em consideração as taxas de comissão mensais cobradas por um sistema de entrega em delivery de terceiros, não se pode esquecer que o consumidor está disposto a pagar pela conveniência da qualidade e rapidez. 

Conclusão

O argumento mais importante a ser feito a favor do sistema de entrega em delivery é, portanto, que um estabelecimento comercial entregue os produtos e uma experiência de valor ao cliente, mesmo quando o consumo não é feito em loja física.

Isso significa que é preciso entregar exatamente o que ele quer, de uma maneira conveniente, rápida e personalizada, mantendo as principais características da marca para criar mais relevância.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.