Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

CRM de vendas: saiba o que é e como pode te ajudar a vender mais

CRM de vendas: saiba o que é e como pode te ajudar a vender mais

Para que uma empresa tenha melhor organização e consiga conquistar resultados mais efetivos, ela precisa contar com ferramentas que ajudem nas suas tarefas diárias. O CRM é um exemplo disso, sendo indispensável para quem deseja vender mais.

Quando um estabelecimento define os seus objetivos, ele deve saber como será possível buscá-los. É comum que companhias dos mais diversos segmentos tenham como uma meta comum a conquista de mais clientes.

De fato, qualquer empresa que se preze busca o aumento do seu faturamento, que na maioria das vezes só é possível se houver um trabalho específico para atrair as pessoas que têm interesse nos seus produtos ou serviços.

Assim, uma empresa que realiza manutenção de empilhadeira a combustão, por exemplo, deve estar preparada para abordar o seu público e conduzir a melhor forma de negociação para conseguir vender os seus serviços.

No entanto, como se sabe, a relação com o cliente faz toda a diferença no sucesso das vendas. Por isso, nada mais normal e necessário do que ter uma estratégia para conduzir as negociações e, para organizá-las, contar com uma ferramenta é importante.

É aqui que entra o CRM e a sua relevância para as empresas de todos os ramos de atuação. Isso porque ele oferece funções indispensáveis para que a ordenação do processo de vendas e do relacionamento com o cliente sejam feitos com excelência.

Para entender o que é um CRM, quais benefícios ele pode oferecer e para conhecer dicas de como essa ferramenta pode ajudar a vender mais, basta seguir na leitura deste artigo.

Definindo o que é CRM

Não importa qual seja o segmento de uma empresa, que pode ir desde locação rolo compactador até serviços de advocacia, ela precisa de clientes para que consiga alcançar o seu faturamento desejado.

Para isso, nada mais comum do que buscar ferramentas que permitam uma melhor atuação e, por consequência, a conquista desses compradores. Um dos recursos que ganha notoriedade no processo de aquisição de clientes hoje é o CRM.

O CRM, cuja sigla significa Customer Relationship Management, e que traduzido para o português quer dizer “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, se trata de um software capaz de registrar e de organizar dados de contato entre consumidor e vendedor.

Nesse sentido, quando um vendedor estabelece contato com os potenciais clientes da empresa, ele obtém e acaba gerando diversos dados que podem ser usados no trabalho de vendas. Algumas dessas informações podem ser:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Visitas ao site;
  • Interações realizadas.

De fato, qualquer contato com o cliente, esteja ele interessado em drenagens de solo ou em comprar um automóvel, é uma oportunidade para se aproximar e conquistar um pouco mais a atenção e preferência dele.

Como essas interações são essenciais e vão construindo um histórico, é altamente indicado que os dados desses clientes fiquem registrados, tanto para facilitar os próximos contatos quanto para otimizar o processo de vendas.

Dessa forma, em vez de utilizar folhas ou bloquinhos de papel para registrar dados importantes, a ferramenta que ajuda nessa necessidade é o CRM. Inclusive, ele é muito mais do que uma simples lista de contatos.

O CRM tem por objetivo ajudar as marcas a construírem relacionamentos de qualidade e de longo prazo com os seus consumidores, sempre primando pelo oferecimento das melhores experiências de compra para o cliente durante o processo de vendas que é realizado.

Por isso, o CRM é uma ferramenta de organização que ajuda a realizar abordagens cada vez mais eficazes. Nesse sentido, sempre que houver um contato com um potencial comprador, o vendedor poderá consultar o histórico do que já foi abordado com o cliente.

Ou seja, a sua abordagem para vender um produto como uma vela de ignição Ford Ka 3 cilindros, por exemplo, é muito mais eficiente, pois já se sabe em qual etapa o cliente está na negociação.

Vale mencionar que o CRM, durante muito tempo, foi uma ferramenta pouco acessível em termos de custos. Porém, essa realidade mudou e hoje qualquer empresa pode considerar ter o seu CRM, encontrando opções simples e baratas no mercado.

Com isso, não há desculpas para não implementar um CRM o quanto antes, bastando para isso conhecer opções e selecionar aquela que mais atende às necessidades da corporação.

Conheça as vantagens de usar um CRM

Como não poderia deixar de ser, o uso do CRM é vantajoso em vários sentidos. Por isso, acaba sendo um investimento cada vez mais realizado por empresas de diferentes segmentos, pois torna todo o trabalho mais prático e produtivo.

Para começar, o CRM é um sistema que permite uma organização e um maior controle do processo comercial. Empresas de diferentes segmentos podem não conseguir gerenciar bem essas rotinas se não investirem em um recurso próprio para isso.

Além disso, vale mencionar que o CRM é uma ferramenta que reúne todas as informações necessárias em um único local. Sendo assim, os vendedores conseguem diminuir os problemas relacionados à desorganização, realizando ações de venda mais práticas.

Outra questão na qual o uso do CRM se mostra preciso é a de focar nas necessidades do cliente. Com as abordagens acontecendo, os vendedores coletam dados importantes para a companhia.

Esse processo simples pode ser o responsável pelo desenvolvimento de novas abordagens, ou mesmo pela elaboração de novos produtos ou serviços, justamente porque foi possível estabelecer um contato com os clientes e registrar informações relevantes.

Além dessas vantagens, é possível vender mais rápido, fidelizar os clientes e subir as oportunidades para um novo patamar, conquistando consumidores de modo estratégico e com maior qualidade.

Dicas de como o CRM pode ajudar a vender mais

Toda empresa, seja ela especializada em divisória de ambiente fechada ou em outros tipos de produtos ou serviços, pode conquistar mais vendas se apostar no CRM como um recurso com grande potencial de ajudar no dia a dia.

Por isso, é necessário conhecer algumas dicas de como o CRM pode ser usado na rotina de uma empresa e de garantir que ela conquiste cada vez mais resultados. 

1. Condução do relacionamento com o cliente

Quem já precisou comprar um arco cirúrgico hemodinâmica ou qualquer outro produto sabe que a abordagem realizada pelo comprador faz toda a diferença.

Quando não há uma organização eficiente do processo de vendas, ele se torna chato e compromete a conversão da venda. Isso porque o vendedor acaba entrando no modo automático e repetindo as mesmas coisas sem saber onde parou na última conversa.

Mas, com o CRM, isso some do horizonte. Afinal, é possível inserir dados que permitam uma abordagem cada vez mais direta, partindo do último contato, o que também gera uma expectativa maior no cliente.

2. Fortalecimento da captação de leads

É comum que a companhia gere leads constantemente. Isso é essencial para que ela possa trabalhar e conquistar mais compradores. Quando isso acontece, é fundamental que ela conte com um CRM para organizar os seus contatos.

Com o CRM, é possível identificar mais facilmente, nutrir e qualificar os leads, permitindo que o trabalho com eles seja cada vez mais direcionado e efetivo.

3. Automatização de processos

Existem algumas funções que são feitas de maneira repetitiva. A aplicação de atividade para idosos terapia ocupacional, por exemplo, é composta de exercícios que devem ser repetidos para surtirem o efeito desejado.

Quando uma empresa já possui um processo de vendas estabelecido, boa parte das atividades são feitas repetidamente, pois já foi verificado que o método funciona dessa maneira.

O CRM ajuda também nessa questão, podendo ser eficaz para a automatização de processos. Com isso, os vendedores podem utilizar o seu tempo para outras frentes que dependem de ações específicas, ao mesmo tempo em que se otimiza o trabalho diário.

Com essas três dicas, é possível conquistar um desempenho muito maior nas demandas referentes ao setor de vendas de uma companhia, pois elas são indispensáveis para tornar o processo de aquisição de clientes muito mais prático e proveitoso no dia a dia.

Seja ao receber o contato de um cliente que estava pesquisando por “veterinário próximo de mim”, ou ao realizar as vendas ativas, qualquer empresa que tenha acesso a um lead pode trabalhar a relação com ele com muito mais excelência.

Considerações finais

Não importa qual seja o segmento em que uma corporação atua, ela precisa garantir que os seus processos possam ser cada vez mais eficientes e permitir que a gestão da rotina seja mais fácil e produtiva.

Diante disso, contar com um CRM é uma das melhores soluções que a entidade pode oferecer aos seus profissionais, que terão cada vez mais sucesso na conquista e manutenção dos clientes, graças à organização e gestão que um CRM oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.