Mini Treinamento Google Ads Gratuito

Mini Treinamento Google Ads Gratuito

curso grátis para afiliados iniciantes

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como estimular o desenvolvimento profissional?

Como estimular o desenvolvimento profissional?

Desenvolvimento profissional é um processo pelo qual um indivíduo torna-se, à medida que o tempo passa, apto e competente a compreender, a executar e a arcar com tarefas mais complexas e dispendiosas.

Como se vê frequentemente, esse processo implica, também, uma ascensão ou um escalonamento a níveis superiores em uma hierarquia corporativa ou empresarial.

Se, por sua vez, uma etiqueta digital gondola tem o seu design ou suas funcionalidades aprimoradas por algum terceiro, o profissional deve, ele também, encarregar-se dos atos que o aprimorem profissionalmente.

Hoje, o mercado exige que os especialistas dominem habilidades que concernem a muitos campos diferentes, visto que a grande capacidade de resolver problemas depende disso. 

Uma empresa que faz um banner 2×2 personalizado às vezes contrata profissionais que têm um cabedal gigantesco de habilidades, dos quais ela faz um grande usufruto.

O desenvolvimento profissional não é só uma questão de arrivismo ou busca pelo dinheiro: é a qualidade de poder exercer bem as funções que o seu cargo exige. 

Trata-se de exercê-las com a maior eficácia possível. Exemplifiquemos por meio de um aluguel de escritório:

Para que um escritório seja considerado bom, ele precisa corresponder às exigências de um locatário. Se se faz uma comparação, o locatário operaria, neste exemplo, como o mercado.

Um profissional considerado de alto padrão nunca deixa de se aprimorar na sua área de atuação. Mesmo um fabricante que faz, por exemplo, um transformador de máquina de solda necessita se aplicar na sua progressão.

Pois se ele se negligencia, ele estará, por consequência, atrasado em relação ao mercado e em relação às pessoas com quem ele concorre. Isso pode torná-lo obsoleto. 

Uma pessoa que termina a faculdade ou curso profissionalizante costuma crer que já está pronta para chegar a todos os objetivos da sua carreira, e percebe, de modo rápido, que está totalmente enganada. 

Basta achar a primeira oportunidade de trabalho para saber que o desenvolvimento profissional é um caminho contínuo e que precisa ser feito no decorrer de toda a sua trajetória. 

Pense numa camisa social feminina para empresa. Ela não necessariamente sempre foi o que ela é hoje. Ela precisou de melhoramentos e de aperfeiçoamentos, os quais a tornaram o que ela é hoje. 

É significativo destacar que aqui se fala não somente de um cargo que se anseia alcançar, mas de modo central do percurso a ser percorrido até chegar lá e, de modo especial, depois do alcançamento de todos os seus objetivos. 

Esse desenvolvimento profissional está muito mais ligado ao profissional como um todo do que ao cargo exercido. Como já foi mostrado anteriormente.

Outro ponto importante do desenvolvimento profissional é que diversas vezes ele pode ser confundido com o pessoal, mas, apesar de complementares, há diferenças importantes entre eles que precisam ser levadas em consideração. 

Conceito de desenvolvimento profissional

Engana-se quem crê que o desenvolvimento profissional se deve à razão de alcançar a tão sonhada possibilidade de emprego, como chefe de uma empresa, diretor do principal telejornal do país ou CEO de uma empresa de moveis planejados para loja de roupas

O conceito, na verdade, está ligado à capacidade de continuar obtendo conhecimento sobre a função que exerce mesmo quando já está no topo dela. 

O conceito central aqui é lembrar que o mundo está em contínua atualização, logo, o mercado de trabalho também se modifica a todo o momento, e o profissional que ficar parado, vai perder o seu espaço para outro melhor e mais preparado que ele. 

Assim, permanecer se desenvolvendo ou aprendendo habilidades e competências é importante para o sucesso. É preciso ter em mente que só a sorte e o acaso não são suficientes para chegar ao que deseja na sua carreira. 

É por isso que refletir sobre o que é necessário ajustar e planejar no seu desenvolvimento profissional, a procura dos objetivos é totalmente indispensável.

Como estimular esse desenvolvimento

Destaca-se no item anterior que as empresas devem investir em seus funcionários, pois as vantagens de ter profissionais bem preparados se refletem nos resultados do negócio. 

A dúvida dos gestores, todavia, pode ser como fazer para implementar um programa de desenvolvimento profissional na companhia. E isso é o mais complicado.

Esse planejamento, entretanto, não deve ser complexo e as ações simples já impactam de modo direto no desenvolvimento profissional dos funcionários. Algumas dessas ações são o fato de incentivar o trabalho em equipe.

Por exemplo, um simples carimbo para tecido personalizado que lhes lembre de onde estão e que os ajude a performar bem um trabalho pode ser útil.

Mais do que nunca, trabalhar em equipe tem uma essência singular em todas as empresas. A capacidade de escutar o outro, debater ideias e pensar em resolver problemas em conjunto são habilidades importantes para um bom profissional. 

Por isso, é necessário que seus colaboradores trabalhem em equipe. Para que a empresa tenha mais entrosamento e, também, tenha o maior engajamento dos funcionários nas atividades.

Mesmo em atuações que têm por aspecto o trabalho individual, crie chances de integração entre variados setores e dê estímulos ao entrosamento. É preciso que todos entendam a necessidade do trabalho do outro para o resultado final. 

Criar treinamentos e capacitações

Dar oportunidade de capacitação também é a função da empresa. Para isso, ache quais habilidades ou competências podem ser aprimoradas em seus profissionais e faça treinamentos empresariais com alguma periodicidade. 

O funcionário se sentirá muito mais valorizado e também motivado para procurar mais aprendizados fora do ambiente empresarial, o que é benéfico para os negócios.

Dê alguns cursos profissionalizantes

O mercado está em constante transformação. Por isso, é possível que seus melhores funcionários ainda não tenham habilidades para lidar sempre com um novo sistema ou não tenham o aporte profissional necessário em alguma tarefa da empresa. 

Essa, certamente, não é uma razão para não aproveitar o colaborador. Bons profissionais são como envelopes pequenos, precisam de bons cuidados.

É mais uma maneira de mostrar ao profissional o quanto o negócio acredita em sua capacidade, dando mais cursos para o desenvolvimento de novas habilidades.

Dar valor à autonomia

Para se desenvolver de forma profissional, é preciso que o funcionário tenha autonomia para a realização de todos os seus trabalhos. Caso contrário, estará acomodado ao entender que tudo que realizar vai passar por algum tipo de avaliação. 

Sendo assim, para ajudar com o seu desenvolvimento profissional, invista na liberdade. Treine os funcionários para que sejam totalmente responsáveis pelas suas tarefas sem a necessidade de supervisão constante. Isso é benéfico e economiza muito tempo.

As vantagens

Agora que foi explicado bem o que é o desenvolvimento profissional e de que forma funciona, é o momento de saber bem como esses aspectos podem impactar a vida e a carreira profissional. 

1. Treinar coisas novas

Seja na vida ou carreira, estamos em contínuo caminho de aprendizado. Ao investir em desenvolvimento pessoal e profissional, a pessoa expandirá seus saberes, mas, de modo especial, vai aprender coisas novas que devem ser aplicadas de formas diferenciadas. 

Por exemplo, ao aprender a usar um novo software, a pessoa vai conseguir fazer melhor o trabalho na empresa na qual ele trabalha.

2. Estar prontos para novos desafios

As pessoas às vezes recebem um desafio novo e se sentem em pânico por não entenderem se vão dar conta de atender às expectativas. Isso pode ocorrer, especialmente, porque, quando se realiza uma função por longo tempo, é normal que a pessoa se torne expert.

Mas, ao ser afrontado por um novo desafio, de modo especial no âmbito profissional, a confiança na sua capacidade pode ficar impactada.

Uma vez que a pessoa está enferrujada em todo o resto e não entende se tem as habilidades necessárias para a realização da nova atividade. 

Ao investir em sua qualificação, a pessoa estará constantemente entendendo algo novo e, de modo consequente, vai se sentir mais preparada para os desafios. 

3. Ter habilidades essenciais 

Ao investir no desenvolvimento profissional, uma série de competências são melhoradas, como autoconhecimento, autoliderança e também a inteligência emocional. 

Cada uma delas pode ser aplicada de variadas maneiras, mas o mais essencial é que todas ajudam a chegar nos melhores resultados em algo que se procura alcançar. 

4. Ter destaque na empresa

Foi citado o fato de estar preparado como uma vantagem, mas poucos já pararam para pensar em como isso pode ajudar a se destacar na empresa. Funcionários que investem no desenvolvimento profissional, no geral, podem se organizar bem e produzir mais.

Tudo isso, no espaço profissional, é essencial para se destacar, além de poder render promoções e um maior crescimento na carreira. 

Pontos importantes do desenvolvimento profissional

A seguir serão apresentados pontos importantes a serem trabalhados no desenvolvimento profissional, cada um desses pontos são importantes:

  • Autoconhecimento é o mais essencial;
  • Ter mais Inteligência Emocional;
  • Criar um planejamento de vida;
  • Por fim, avalie e celebre conquistas.

Após todas as avaliações e análises, o que a pessoa deve fazer é comemorar cada meta alcançada. Isso fará com que a sua vida seja melhor como pessoa e profissional. 

Considerações finais

O desenvolvimento profissional é muito importante para permanecer no mercado de trabalho, mas é bom dizer que, ocupar o cargo que sempre sonhou não significa que a pessoa já possui todo o conhecimento que é preciso. 

Isso vale para um profissional em começo de carreira ou que já atua há vários anos, sempre existe a possibilidade de melhorar ou adquirir novas habilidades ou competências. 

Logo, procurar chances de desenvolvimento profissional é quase que uma obrigação para quem quer ter uma carreira de muito sucesso. Isso porque o mercado não será sempre o mesmo e é preciso se adaptar a todas as mudanças. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.