O designer é um profissional que cuida do processo de criação, por meio de técnica e estética, visando solucionar problemas e agregar valor. Com seu trabalho, consegue melhorar a experiência do usuário.
Para entender o trabalho do designer, primeiro é necessário entender o design em si, visto que ele está muito além dos aspectos estéticos de produtos, serviços, marcas e as plataformas usadas pelas empresas atualmente.
Pensar sobre design é algo complexo porque envolve um processo de pensamento que compreende de que maneira uma solução deve ser criada para resolver problemas, pensando em seus aspectos funcionais e estéticos.
Só que o design envolve diferentes formas de idealização, especificação, desenvolvimento, sistemas, serviços e concepção. Mas de forma geral, está relacionado à projeção e hoje é sinônimo de trabalho técnico e criativo.
É um profissional muito importante dentro das agências de marketing porque elas precisam desenvolver campanhas criativas, que usam imagem e texto, capazes de transmitir a mensagem para o público e facilitar a interpretação.
Para compreender um pouco mais sobre o designer, este artigo vai explicar o que ele faz, de que maneira pode impactar a rotina da empresa e quais são os pontos que mostram sua importância em uma agência.
O que faz o designer?
Designer nada mais é do que responsável por conceber um produto, compreendendo os conceitos artísticos e funcionais, e com isso consegue idealizar um objeto e sua finalidade.
No marketing, o design é o profissional que monta ilustra peças de comunicação visual comuns em propagandas e outros elementos como:
- Comunicados;
- Material interno;
- Material externo;
- Fachada;
- Adesivagem.
Uma loja de locação fantasia utiliza esses e outros tipos de expressão visual para se comunicar com as pessoas, mas o designer também trabalha em cima de outros itens importantes para as marcas.
Por exemplo, ele é responsável pela criação de logotipo, animações, fontes de escrita, embalagens, marcas e até mesmo tipos específicos de conteúdos, como quadrinhos, infográficos, entre outros.
Para criar esses elementos é necessário uma equipe multiprofissional e o designer pode trabalhar com jornalistas, administradores, profissionais de marketing, publicitários, programadores, editores e engenheiros.
Seu trabalho é criar projetos gráficos, desenvolver a comunicação visual de uma marca e produzir peças de vários tipos.
Pode atuar em área gráfica para criar logotipos e layout de jornais e revistas, desenvolver sites, interfaces de dispositivos móveis, aplicativos e jogos, e atuar até mesmo no desenho industrial para desenvolver eletrodomésticos, móveis e outros.
Como o designer pode impactar a rotina
O designer gera muitos impactos na rotina da empresa, a começar pelo seu ambiente. Em uma farmácia especializada em remédio manipulado para ansiedade, ele pode arranjar espaços, combinar elementos de maneira funcional e trazer mais segurança.
Também é muito útil para elaborar projetos de lojas de varejo, eventos, feiras, restaurantes, hotéis, entre outros.
Pode trabalhar com comunicação para planejar e realizar atividades que ajudam a construir mensagens de maneira direta ou indireta para o público. Geralmente, isso é feito para aumentar a comercialização e divulgação de produtos e serviços.
É nessa área que ele vai pensar em embalagens, identidade visual, estamparia, tipografia, material promocional, divulgação, design digital e sinalização.
Muitas organizações contratam designers para ajudar na elaboração dos produtos. Eles conseguem compreender o uso criativo e científico e com isso determinar a forma, função, uso e tecnologia de um produto.
Seu campo de atuação permite desenvolver atividades voltadas para diferentes áreas, e por isso o designer também atua no setor de serviços.
Nessa área, seu trabalho é muito importante para satisfazer as necessidades dos consumidores, agregar valor às soluções e o resultado pode ser tangível ou intangível.
O designer é quem se encarrega de avaliar e combinar técnicas e tecnologias, processos produtivos e métodos, além de materiais e custos.
Outra atribuição são as normas técnicas e legais para que a companhia possa atender todos os requerimentos de um projeto de maneira compatível ao seu investimento e necessidades.
Em uma oficina arco íris funilaria e pintura, pode atuar como contratado, atender em um escritório próprio ou trabalhar como consultor autônomo para fazer mudanças pontuais e isoladas.
Durante o processo de design, também pode atuar em várias etapas, indo desde o planejamento até a criação e desenvolvimento de produtos e serviços, passando pela gestão integrada do projeto e acompanhamento de produção.
Mas o designer só consegue colaborar dessa forma com a empresa se for criativo na hora de propor soluções, tiver formação e capacitação técnica para desenvolver projetos, além de capacidade para analisar e solucionar problemas.
É um profissional que precisa saber trabalhar em equipe, pois como mencionado anteriormente, vai atuar com pessoas de outras áreas. Por fim, precisa ter responsabilidade e ética para colaborar com os valores da sociedade.
Em uma agência de filmagem de eventos corporativos, assim como nas agências de marketing e publicidade, o designer tem um papel muito importante.
Importância do designer para a agência
Uma agência de marketing desenvolve estratégias para alavancar os negócios e para alcançar esse objetivo precisa de uma equipe de profissionais, e entre eles está o designer gráfico.
Sua função está além de questões estéticas, pois em meio a tantas informações recebidas, é necessário que ele consiga chamar a atenção do público e transmitir uma mensagem relevante.
Também é conhecido como diretor de arte e é responsável por criar campanhas com profissionais de redação e o pessoal de criação. É um trabalho que depende de vários aspectos, como:
- Escolha de materiais;
- Técnicas de produção;
- Sustentabilidade;
- Ergonomia;
- Cores;
- Texturas;
- Beleza;
- Estética.
Entre os motivos que explicam sua importância está a capacidade desse profissional em agregar valor à marca. Uma pessoa que precisa comprar divisória de gesso para quarto vai confiar muito mais em uma empresa que ela já conhece.
É por isso que um dos principais trabalhos desenvolvidos pelo designer no marketing é agregar valor a uma marca, além de mostrar os benefícios e valores dos produtos e serviços oferecidos por ela.
A agência também precisa do designer porque ele consegue transmitir credibilidade para uma empresa. De acordo com uma pesquisa conhecida como Diagnóstico do Design Brasileiro, o design estratégico tem peso para o ganho de mercado.
Diante de uma enorme quantidade de informações, cabe ao design aproximar e integrar a solução e o público-alvo.
Com a intenção de promover a marca, seus produtos e serviços, o designer também busca maneiras de inovar para propor soluções que estejam de acordo com os desejos e necessidades dos consumidores.
Por meio das técnicas corretas, as campanhas de marketing se tornam muito mais eficientes quando são trabalhadas também pelo designer. Um exemplo disso é um anúncio de casa de repouso para idosos com alzheimer criado por esse profissional.
A campanha não vai apenas divulgar o serviço prestado pela casa de repouso, mas também mostrar para o público o quanto os serviços prestados por elas são realmente úteis e podem ajudar idosos que dependem de cuidados específicos.
Criar um anúncio, um conteúdo ou até uma página que consiga transmitir esse valor para os usuários acaba aumentando a confiança das pessoas na marca, e isso é fundamental para vencer a concorrência no mercado.
Mas a importância do designer não se limita apenas na hora de criar anúncios e outras campanhas sobre os mais variados produtos e serviços, como aula de aromaterapia.
Na verdade, ele também é muito importante para transmitir a qualidade do que é oferecido pelo negócio. Se o marketing trabalhar em conjunto com um design objetivo, bonito e bem trabalhado, vai atrair a atenção dos consumidores.
Muitas pessoas acreditam que podem trabalhar como designer, mas quando o indivíduo não domina o assunto, pode até prejudicar os resultados do negócio.
Assim como no caso de outros profissionais, o designer presta serviço de qualidade e que realmente vai trazer os resultados que a organização espera.
Trata-se de alguém capacitado por meio de estudos que explicam conceitos essenciais para que a estratégia consiga alcançar os objetivos da organização.
Em uma escola de natação para cães, ele ajuda a desenvolver diversos tipos de materiais que vão mostrar para o público o valor do serviço prestado e por que as pessoas deveriam investir em determinadas soluções.
Considerações finais
A principal característica do marketing e da publicidade é pensar em estratégias bem sacadas, capazes de atrair a atenção da audiência, transmitir uma mensagem de maneira assertiva e convencer o consumidor a comprar.
Mas esse trabalho não fica a cargo apenas dos profissionais do setor, mas também de outros especialistas, como no caso do designer.
Uma agência precisa contar com esse profissional para que suas estratégias estejam de acordo com as necessidades do cliente e sejam capazes de trazer os resultados esperados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.