Ciclo de vida do cliente: por que é importante?

Ciclo de vida do cliente: por que é importante?

A elaboração de uma estratégia de marketing e venda passa, inevitavelmente, pela consideração de algumas demandas do público. Por isso, é essencial entender um pouco mais a respeito do que significa o ciclo de vida do cliente.

Pensar no mundo comercial é, sobretudo, entender como lidar com as elaborações mais diversas de vendas.

Afinal de contas, é esse o elemento central para o crescimento empresarial em qualquer setor e, portanto, com o passar dos anos, há uma variedade grande de estratégias.

Do ponto de vista mais inicial, lidar com o cliente acabava sendo, por limitações técnicas, uma atividade muito mais direta. Ou seja, o vendedor estabelecia alguma dinâmica de abordagem e, com isso, a jornada era considerada de forma personalizada.

Durante muitos anos, esse aspectos funcionou muito bem, mas ele não conseguia dar conta do volume produtivo a ser instaurado pela indústria e, por causa disso, com o passar dos anos, essa estratégia ganhou novos desdobramentos.

Ou seja, na medida em que o marketing foi dominando as dinâmicas empresariais mais diversas, as abordagens personalizadas deram espaço a uma comunicação com grupos de pessoas.

Logicamente, há, ainda hoje, uma série de mercados que ainda lidam com o cliente de forma mais direta, sobretudo em atendimento de serviços, como é o caso de uma clínica especializada em cirurgia de redução de orelha.

Seja como for, o estabelecimento desse vínculo com o mercado é um aspecto bastante importante e, embora menos usual na modernidade, torna-se crucial saber como criar meios para garantir essa comunicação mais direta.

Todas essas elaborações, basicamente, estão vinculadas a uma lógica cada vez mais sólida a respeito da elevação de vendas e manutenção dos clientes. Por essa razão, é primordial pensar em meios para qualificar essa relação.

O estabelecimento, de modo geral, de algumas estratégias e abordagens dentro desses padrões pode fazer toda diferença na hora de se construir uma comunicação mais assertiva e personalizada com o cliente

Sendo assim, se uma autoescola estiver em busca de elevar o acesso ao seu serviço de CNH cassada reabilitação, torna-se imprescindível pensar em meios para comunicar, atender e vender.

Mundo digital e as novas demandas

De uma forma geral, o desenvolvimento do mercado garantiu um desdobramento bastante importante para os mais variados contextos de atuação dentro das mais diversas perspectivas de interações.

O mundo digital, nesse contexto, conseguiu consolidar de forma ainda mais assertiva todas essas dinâmicas e, por esse motivo, é imprescindível saber como interagir com cada um desses aspectos e estruturas.

De uma forma geral, o surgimento de todos esses softwares conseguiram, de fato, modificar algumas instâncias importantes de atuação. Sendo assim, o setor de vendas, de marketing e de atendimento passaram a ganhar uma lógica parecida.

Ou seja, quando um cliente pesquisa por retrofitting de máquinas, a partir do momento em que ele entra no site da empresa, ele terá contato com todas essas abordagens de forma bastante relacionada.

Com base nisso, há uma qualificação, também, da percepção de consumo e, por esse motivo, é essencial saber como desenvolver algumas relações essenciais com essas pessoas para que haja uma perspectiva de venda recorrente.

Considerar, então, a jornada do cliente dentro do funil de vendas pode ser uma ótima forma de convertê-lo. No entanto, para isso, é de grande importância saber como garantir uma dinâmica ainda mais voltada à atração.

Dessa forma, é indispensável qualificar a experiência do cliente para garantir uma lógica competitiva em um cenário onde a concorrência é um dos fatores determinantes para os mais diversos fins.

Assim, seja um síndico contratando um projeto AVCB para condomínio ou uma pessoa comprando um tênis novo, a experiência do cliente é o fator essencial para justificar todos os investimentos de marketing de uma empresa.

O que é ciclo de vida do cliente?

Quando se fala a respeito do consumidor, há uma variedade bastante grande de elementos a serem considerados para se qualificar uma abordagem de venda em todos os sentidos possíveis.

Com a chegada do mundo digital e a partir de todos os desdobramentos possíveis, é crucial pensar em algumas elaborações determinantes para cada um desses processos a serem consolidados de uma forma geral.

Pensar na jornada do consumidor em uma contratação de um auditório para 100 pessoas em uma palestra, é, nesse sentido, entender o contexto desse tipo de pesquisa e, com isso, qualificar a comunicação dentro desses padrões.

Além disso, é essencial pensar em meios para garantir uma dinâmica ainda mais assertiva dentro de todos esses padrões consolidados.

Sendo assim, a consideração a respeito do ciclo de vida do consumidor pode ser importante, uma vez que ele lida diretamente com todas as etapas de relação da empresa com o cliente.

Assim, pode-se considerar uma série de qualificações importantes para se consolidar uma dinâmica de impacto do ponto de vista do marketing.

Etapas do ciclo de vida do cliente

Por se tratar de uma visão completa da relação da empresa com o cliente, é possível considerar uma diversidade bastante grande de elementos que podem auxiliar na qualificação de todas essas perspectivas.

Entretanto, para começar a pensar nessas estruturas, uma empresa especializada em cuidador de idoso final de semana pode, em grande medida, entender as etapas do ciclo de vida do cliente. São elas:

  • Alcance;
  • Aquisição;
  • Rentabilização;
  • Fidelização;
  • Recuperação.

Todos esses processos são fundamentais para garantir uma dinâmica mais fluida na comunicação com o cliente.

O primeiro ponto tem a ver com o alcance ou a segmentação que a empresa vai implementar em seu marketing para atrair o consumidor para seu site.

A partir desse momento, a empresa precisa garantir uma lógica de conversão. Ou seja, o cliente precisa contratar o serviço ou comprar o produto.

O próximo passo é, justamente, a partir dessa primeira compra, estabelecer um vínculo para criar uma lógica ainda mais rentável.

Posteriormente, é essencial fidelizar o cliente com um bom pós-venda, mas, antes disso, é essencial pensar em meios para garantir uma boa experiência.

E, caso esse aspecto se perca, é imprescindível efetuar o estágio de recuperação dentro de todos esses padrões.

Qual a importância do ciclo de vida do cliente?

De uma forma geral, com base em todas essas etapas, é possível pensar na complexidade desse tipo de elaboração e, por essa razão, há uma dimensão cada vez mais sustentável do ponto de vista das estratégias de mercado.

Então, se uma companhia que trabalha com endereço comercial pessoa física estabelecer uma visibilidade nesse sentido, é bem provável que ela consiga mapear de forma bem elaborada as estratégias a serem implementadas.

Desse modo, a consideração desses aspectos pode trazer alguns benefícios importantes a serem construídos. São eles:

  • Redução de custos;
  • Aumento do ticket médio;
  • Aumento da credibilidade;
  • Redução de abandono.

Todos esses pontos fazem toda diferença em um mercado cada vez mais competitivo e, por causa disso, é essencial interagir com todos esses pontos.

Como calcular o ciclo de vida do cliente?

De uma forma geral, para calcular o ciclo de vida do cliente é bastante simples, basta considerar alguns números determinantes para esse tipo de elaboração.

O primeiro elemento a ser considerado é o ticket médio, ou seja, a média de valores de compras de um cliente. O segundo é a quantidade de transação em um ano. Já o terceiro é o tempo, em anos, dessa construção.

Caso esse número seja quebrado, basta multiplicá-lo por 12 e, assim, é possível pensar na quantidade de meses estabelecidas.

Sendo assim, para um negócio que constrói fachada de lanchonete consolidar uma visibilidade a respeito desses elementos, é possível pensar em uma conta simples: ticket médio x aquisições no ano x o tempo em ano.

Dessa maneira, o resultado gerado pode ser considerado como um valor fundamentado no ciclo de vida do cliente.

Como elevar esse ciclo?

Quanto mais o tempo passa, mais complexa é a perspectiva de se criar um ciclo de vida longo, uma vez que há uma diversidade bastante grande de empresas no mercado.

Contudo, é possível pensar em estratégias para aumentar essa dinâmica. Pensar, por exemplo, na experiência do cliente como um fator central pode ser importante.

Quanto melhor for sua navegação em um site, a elaboração de algumas dinâmicas de atendimento e, também, de condições de compra, melhor será essa orientação.

Além disso, é crucial saber qual é o momento de reter e qual é o momento de reconsiderar um contato com um lead inativo.

Seja como for, o importante, nesse contexto, é garantir uma abordagem bem orientada para esse tipo de perspectivas.

Considerações finais

Passam-se os anos e uma diversidade bastante grande de elementos passaram a fazer parte da vida das empresas de uma forma geral.

Considerar o cliente em toda sua complexidade pode ser um fator bastante relevante e, portanto, é preciso interagir com isso.

Quanto mais o tempo passa, maiores são os níveis estratégicos para qualificar essa relação e, por isso mesmo, é fundamental pensar em meios para qualificar esses aspectos.

Por isso, o ciclo de vida de um cliente é um dos fatores mais importantes para qualquer manifestação empresarial sólida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags:

Sobre o Autor

Ana
Ana

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.