ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que está revolucionando a maneira como os textos são produzidos. A plataforma está em funcionamento há poucos meses e já conquistou milhões de usuários.
Mas existe muita discussão em torno dela, principalmente em relação aos impactos que pode gerar no mercado de trabalho, na educação e na sociedade.
O lançamento da plataforma é recente, mas já é capaz de criar textos e automatizar tarefas rotineiras. A grande questão é que suas possibilidades de aplicação estão levantando debate sobre os limites éticos da inteligência artificial.
Também é motivo de preocupação para muitos profissionais de áreas como marketing, comunicação, jornalismo e TI. Até mesmo pessoas que trabalham com atendimento ao cliente se perguntam até quando serão insubstituíveis.
Mas também existe muita polêmica envolvendo o recurso porque é muito comum que entregue respostas equivocadas, informações ultrapassadas e dados incorretos, principalmente sobre os acontecimentos após 2021.
Mas ela está no auge das discussões, por isso é interessante conhecer um pouco mais sobre essa plataforma.
Abordando isso, este artigo vai explicar o que é ChatGPT, quais são os seus impactos e dar algumas dicas sobre seu funcionamento na prática.
O que é ChatGPT?
ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é uma plataforma de linguagem que se baseia em de deep learning, uma das tecnologias de inteligência artificial.
Utiliza um algoritmo que se baseia em redes neurais e que conseguem estabelecer conversas com o usuário, por meio do processamento de uma grande quantidade de dados.
Também se apoia em vários exemplos de linguagem humana, permitindo que a tecnologia compreenda profundamente o contexto do que foi solicitado pelos usuários, podendo responder às demandas precisamente.
Se alguém perguntar sobre as atividades desenvolvidas na educação infantil jardim 2, a ferramenta traz informações sobre o assunto.
Foi desenvolvida em 2019 pela empresa OpenAI, que atualmente funciona como laboratório de pesquisas em inteligência artificial. Também recebem incentivo financeiro de outras empresas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Trata-se de um modelo de linguagem capaz de compreender o significado de frases, diferentemente de um chatbot que utiliza regras estabelecidas previamente.
Essa característica faz do ChatGPT uma plataforma que estabelece conversas complexas e é capaz de responder a uma grande quantidade de perguntas, sendo uma tecnologia mais flexível e dinâmica.
Quanto ao chatbot, precisa ser programado e seguir um script definido manualmente. Por essa razão, não consegue responder às dúvidas dos usuários, apenas as que foram programadas para serem respondidas.
Se o usuário entrar em um site e conversar com um chatbot, a ferramenta é programada para seguir caminhos específicos para oferecer a resposta.
Se uma pessoa perguntar sobre como funciona a instalação de painel tv e o recurso não souber responder, direciona o usuário para um atendente humano.
Mas no caso do ChatGPT, a plataforma consegue decodificar perguntas e respondê-las, mesmo que seja a primeira vez que alguém pergunta sobre o assunto. Isso acontece, porque a plataforma não depende de um contexto pré-definido.
Impactos do ChatGPT
Uma das maiores preocupações e que levanta muitas discussões sobre o ChatGPT, essa ferramenta vai substituir o trabalho humano.
Isso começou a acontecer porque uma grande plataforma de comunicação demitiu redatores e adotou a tecnologia para produzir conteúdos simples de listas e testes.
O mercado de trabalho é sempre muito afetado pelo desenvolvimento tecnológico, mas no caso do ChatGPT, embora possa ser adotado pelas organizações, o ideal é que seja usado apenas para automatizar algumas tarefas.
Isso libera os profissionais para outras atividades estratégicas e relevantes para a organização. Desde seu lançamento oficial, muitas situações parecidas estão acontecendo.
Por exemplo, uma notícia mostrou que a ferramenta conseguiu superar 80% dos candidatos em um processo seletivo. De igual modo, chamou a atenção por ter passado em um teste do Google, em que se contratavam engenheiros.
Mas se um fabricante de persiana rolô dupla quiser utilizar essa plataforma para produzir conteúdos na internet, não pode simplesmente publicá-los sem nenhum tipo de correção e revisão do material.
Isso porque a ferramenta comete muitos erros de informação e pode até mesmo incluir respostas consideradas racistas e machistas, como já aconteceu.
Com relação ao mercado de trabalho, ainda é cedo para mensurar quais serão exatamente os impactos do ChatGPT.
O que se sabe é que a tecnologia vai continuar sendo desenvolvida e transformar diversas áreas, como:
- Comunicação;
- Marketing;
- Atendimento ao cliente;
- TI.
Por hora, é interessante saber como ela funciona e de que maneira pode ser aproveitada pelas pessoas.
Como funciona a ferramenta?
ChatGPT é uma ferramenta conversacional online que funciona por meio de uma base de conhecimento atualizada que decodifica palavras e oferece respostas para os usuários.
Por exemplo, se alguém perguntar como é feito caderno personalizado feminino, a plataforma responde a essa pergunta porque é treinada a partir de textos disponíveis na internet.
Ele passa por constantes atualizações e é alimentado com novas informações que vão evitar mensagens erradas ou imprecisas. É possível usar a versão gratuita, mas também existem os planos pagos.
Para os usuários, é possível estabelecer uma conversa com a ferramenta, fazer perguntas sobre diferentes assuntos, conhecer conceitos, pedir letras de músicas e poemas e pedir informações.
É um modelo que funciona de maneira colaborativa e os usuários podem corrigir as informações fornecidas pela plataforma. As conversas ficam armazenadas e podem ser consultadas posteriormente e o software é treinado para recusar solicitações inapropriadas.
Pode ser integrado a outras ferramentas, como Word, Bing, Chatbot e WhatsApp Business. Isso expande ainda mais as possibilidades de uso, e diferentemente de ferramentas de busca como o Google, não é capaz de recuperar informações.
Se alguém pedir para construir um texto sobre cobertor microfibra branco casal, a plataforma vai criar frases completas e em tempo real.
Relação com a educação
Da mesma forma como a ferramenta pode ser usada para auxiliar a escrita, também pode apoiar o aprendizado. Também, é possível utilizá-la para conversas em diferentes idiomas, o que facilita o aprendizado de uma língua.
Isso ajuda muito as pessoas que estão estudando outras línguas por conta, sempre possível descobrir vocabulário, fazer revisão de erros ortográficos e reforçar a pontuação.
Outros exemplos de aplicação da tecnologia no aprendizado é a gamificação, digitalização do ensino, discussões éticas sobre os limites da tecnologia, além de expansão e reforço de conhecimento por meio de perguntas específicas.
A capacidade da plataforma impressiona, porque foi capaz de superar alunos de MBA e ser aprovada na prova final da Universidade de Wharton.
É uma plataforma capaz de escrever sobre vários assuntos, por exemplo, sobre limpeza e manutenção de condomínio.
Entretanto, a ferramenta ainda não é boa para resolver questões matemáticas. Mesmo assim, é utilizada por alunos de diferentes níveis de ensino, e isso faz com que escolas e universidades tenham interesse em adaptar seus modelos a esse contexto.
Mas ao mesmo tempo que pode servir de apoio para o aprendizado, é necessário ter alguns cuidados com essa ferramenta. Por facilitar a vida das pessoas, pode ser usada para outras finalidades inadequadas.
Isso porque já existem relatos de alunos que usam a plataforma para fazer provas e trabalhos, e isso prejudica o aprendizado dos conteúdos.
Da mesma forma como é capaz de falar sobre corte dobra chapa, também pode falar sobre qualquer assunto que o aluno esteja estudando.
As instituições de ensino precisam prestar atenção nisso, porque nem sempre os mecanismos anti-plágio são capazes de identificar se o texto foi escrito por uma pessoa ou não.
Justamente, por isso, os desenvolvedores do ChatGPT criaram uma ferramenta para identificar os conteúdos que são reproduzidos por inteligência artificial.
A plataforma também levanta discussões éticas, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Além disso, as organizações precisam estar atentas, porque a ferramenta nunca será perfeita.
Ela se baseia em acontecimentos e precisa ser atualizada para que possa escrever sobre esses assuntos. Portanto, mesmo que evolua muito, ainda assim precisa assimilar o que acontece para criar um conteúdo.
Falar sobre a produção de bateria de carro 60a é possível, mas se alguma coisa importante para o mundo acontecer agora, ela vai levar um tempo para incluir essa informação em sua base de conhecimento.
Justamente por isso pode gerar informações falsas e incorretas, fornecer instruções perigosas e conteúdo enviesado, além de ter conhecimento limitado sobre o.
Considerações finais
O ChatGPT vai mudar muita coisa da sociedade, mas precisa ser usado com discernimento, uma vez que se trata de uma fonte que não é e nunca será totalmente confiável.
Mesmo assim, ele pode agilizar muitas tarefas, no dia a dia, servindo como uma ferramenta que vai auxiliar as pessoas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.