Afiliados Iniciantes – Escolhendo seu nicho de mercado
Afiliados Iniciantes – Escolhendo seu nicho de mercado. Saber o seu nicho é conhecer o público que você se dirige. Escolha o nicho de mercado certo para o seu produto. Esta é uma etapa muito importante para todos que estão começando um novo negócio.
Como criar um produto que seja capaz de atender a necessidade de vários públicos é impossível, escolher um nicho de mercado é importante para pessoas que possuem interesses e perfis demográficos específicos.
Definindo o nicho de trabalho do seu negócio, você saberá qual é o público ao qual se dirige e, assim, saberá as estratégias necessárias para conseguir fazer as vendas.
Nesse post falaremos sobre o nicho de mercado e algumas dicas que podem ajudar você a escolher o seu e assim ter mais sucesso vendendo na internet.
O que é nicho de mercado?
Se você não sabe o que é nicho de mercado, veio ao lugar certo. Um nicho de mercado é a segmentação de um mercado em públicos que possuem perfis e interessantes parecidos.
Seu refinamento depende do segmento em que uma empresa se posiciona. Por exemplo, uma empresa no segmento de materiais esportivos pode se especializar em materiais para jogadores de basquete, isso é um nicho.
A persona, a definição do cliente ideal para o seu negócio é muito importante para entender as necessidades de quem você busca atingir, com a definição de uma persona fica mais fácil saber o nicho que você deve atuar.
Mas, além disso, saber o nicho certo para o seu negócio é importante para conseguir desbravar novos negócios e vender para quem não é atendido de forma satisfatórioa no mercado, além de muitas vezes encontrar áreas com menor concorrência.
Pare para pensar nas grandes lojas, como Magazine Luiza, Casas bahia, Lojas americanas e até a Amazon. Todas elas vendem de tudo e, por isso, atendem a um público muito amplo. Sendo assim, é impossível que uma empresa dessa atenda a todos os mercados de forma satisfatória. Daí a importância de se focar em um nicho.
Enquanto essas grandes empresas oferecem tudo para todos, você poderá se focar em um público específico com uma atenção especial e a capacidade de agregar mais valor ao cliente por cada venda.
Escolhendo o seu nicho de mercado
Antes de tudo o que você for fazer, seja o lançamento de um produto novo ou mesmo o início de um negócio, você deve escolher o seu nicho de atuação.
Definir o seu nicho é um trabalho muito sério. Por isso, todo o planejamento deve ser feito com muito cuidado ou você não conseguirá atingir o resultado que espera.
Liste temas da sua competência
Uma coisa muito importante na escolha do nicho que você deseja é que ele seja algo agradável para você. Não adiante entrar em um nicho que você não gosta, pois com o tempo você pode acabar sabotando as chances do seu negócio darem certo.
Além disso, esse assunto precisa estar dentro da sua esfera de competência, ou seja, você precisa sber o suficiente sobre esse assunto para criar conteúdos sobre ele.
Quando for entrar no nicho que deseja você deve precisar de muito estudo e dedicação como nunca. Sendo assim, se escolher algo que não gosta será obrigado a estudar e fazer algo que não gosta, o que é desestimulante.
Com uma lista de assuntos, procure reduzí-la para tudo aquilo que você sabe fazer bem. Você precisa ser bastante sincero consigo mesmo nessa etapa, já que o que você mais gosta pode não ser o que você faz de melhor.
O motivo para isso é que você pode gerar retorno com maior rapidez se focar em habilidades que você faz bem. Enquanto fazer só o que gosta pode significar amplos estudos e maior tempo até conseguir chegar em um patamar desejado.
Como você estará lidando com dores de potenciais clientes, seu produto ou solução deverá responder às perguntas seguintes:
• As conquistas que você tem na área que escolheu
• Você é uma referência nesse tema?
• Se já trabalhou com isso antes, quanto tempo de experiência você tem?
• Essa solução que você propõe funciona?
• Você pode atingir as pessoas com facilidade?
Você encontrará o nicho certo para você quando conseguir unir a sua experiência e interesse em torno de um assunto.
Aumente suas possibilidades
Se você quer começar a ganhar dinheiro na internet, busque achar um nicho que possua maior rentabilidade e consiga ser relacionado com as suas habilidades.
Você também pode pensar nas informações que talvez tenha procurado na internet sem conseguir os resultados que esperava. Isso pode acontecer pelos conteúdos não serem profundos o suficiente ou por inexistirem.
Isso é importante porque mostra algumas palavras-chave que não foram usadas pela sua concorrência ainda e portanto, são nichos em que ainda faz sentido investir.
Essas palavras-chave são as palavras utilizadas na pesquisa de determinados assuntos. Geralmente elas se dividem em duas, as genéricas (tambem conhecidas como head tail) e as específicas (também conhecidas como long tail).
As primeiras são amplas e geralmente trazem milhões de resultados, enquanto as segundas, costumam ser mais específicas e refinam mais a busca. Por exemplo, SEO é uma palavra-chave genérica, SEO para lojas virtuais é uma palavra mais específica.
Avalie a oferta e a demanda
Você não pode esquecer, na busca por um nicho de mercado, de saber se a procura pela solução que você se propõe a oferecer existe e quais são os concorrentes presentes no mercado.
Isso é importante já que ninguém quer pôr esforço em um segmento que não possui qualquer perspectiva, certo?
Para fazer essa pesquisa, busque as palavras chave no Google para saber a demanda sobre esse tema. Faça buscas semelhantes do que você quer oferecer. Elas podem ajudar a entender as necessidades do público.
Existem ferramentas que oferecem buscas segmentadas e completas por palavra-chave. Uma das melhores é oferecida pelo próprio Google, se chama Google Keyword Planner. Você também pode usar o SEMrush.
Na ferramenta você pode ver as buscas pelo tema que deseja e medir a demanda. Veja a frequência com as quais as palavras-chave são pesquisadas.
Você também poderá usar essas pesquisas para analisar a concorrência baseado nos produtos ou soluções vendidos nos sites que aparecem nos resultados.
E, ao analisar os dados de demanda e oferta, você saberá a viabilidade das opções que possui e assim saberá se o nicho vale a pena. Geralmente buscamos muita demanda e pouca competição, mas cada mercado tem a sua particularidade, portanto você deve escolher com cuidado.
Analise de tendências
Sabemos que as buscas por soluções como emagrecimento, ganho de massa muscular, renda extra, ganhar dinheiro de casa, dicas de produtividade, etc. são recorrentes.
Tendências são os assuntos que possuem maior demanda e, tradicionalmente, possuem maior oferta, logo, começar em um mercado altamente competitivo pode não ser a melhor escolha.
Portanto, você precisa pesquisar muito e saber quais são as melhores tendências dentro de um nicho e verificar as que possuem menor oferta e maior demanda.
Entre as várias ferramentas que existem para ajudar nesse sentido, recomendamos a Ubersuggest, que fazem a sugestão de palavras-chave específicas e aumentam o refinamento em palavras relacionadas ao assunto da pesquisa, usando dados reais de buscas.
O Google também pode ser uma fonte de inspiração. Através da pesquisa o Google tenta completar as suas palavras, as vezes sugerindo frases que estão entre as mais pesquisadas. Isso pode ser uma ótima maneira de conseguir mais inspiração sobre o nicho.
O Google Trends é uma ferramenta de tendências que pode ser muito boa para melhorar a sua decisão. Você poderá comparar palavras-chave para saber a melhor opção de segmento e posicionamento.
Análise de competição do nicho
Você deve ter em mente que ser um novo entrante em qualquer nicho não pe tarefa fácil. Você estará lutando contra soluções que podem ser consolidadas e manter o seu negócio no rumo pode não ser tarefa fácil.
Para isso, você precisará saber qual o diferencial competitivo que você apresenta em relação aos seus concorrentes e como você se destaca.
Você não precisa se desanimar por causa disso, sempre há espaço para mais um. Você pode entender o mercado e perceber oportunidades ocultas, visto que se possui demanda, você tem chance de ter sucesso com a solução que oferece.
Pesquise a sua concorrência, visite os sites e veja como eles realizam suas atividades, você pode até mesmo entrar em contato para saber como eles se relacionam com clientes.
Essa não pe uma tarefa fácil, já que você precisará pesquisar muitas empresas e ter dedicação e visão para explorar as lacunas do nicho, assim poderá posicionar seu produto e ser mais bem sucedido.
Foco em um público-alvo
Já nos referimos à persona em vários textos e vamos voltar a este conceito, visto que saber quem é o comprador ideal do seu produto pode ajudar você a tomar decisões na sua empresa. Avalie o seguinte:
• O conteúdo que você vai oferecer
• Necessidades do público (muito relacionados com o tópico acima)
• Redes sociais usadas pela sua audiência
• O que o público espera com a sua solução
Se você não tem definido o mercado que irá abordar, é mais complicado anunciar seu produto. Ter uma faixa etária é importante, mas não suficiente, sexo, atividade, situação financeira, quanto mais específicos forem os atributos do seu público-alvo, melhores serão seus resultados.
Afiliados Iniciantes – Faça muitos testes
Tendo escolhido o nicho certo, de acordo com a sua capacidade, você deve testar a sua ideia no mercado. Esse teste inicial é conhecido como MVP (Minimum Viable Product – Produto Mínimo Viável) que seria a versão de testes do seu produto e poderá ajudar você a compreender os clientes e poderá testar o mercado sem grandes custos.
Essa versão pode ser gratuita, trial ou como um aperitivo do seu curso e, assim poderá ver a reação do público com o material.
Outra ideia interessante é a realização de webinars. Essas palestras virtuais permitem a você interagir e conhecer as necessidades do público e assim conseguir aperfeiçoar o seu produto.
Afiliados Iniciantes – Vantagens de trabalhar em um nicho
Quando você pretende criar um negócio e possui um projeto mas não um mercado, você tem essencialmente duas escolhas:
1. Entrar em um mercado grande, com concorrência consolidada e, assim ter um público maior para vender seu produto.
2. Achar um ramo com menor presença e menor concorrência, buscar se consolidar como autoridade e oferecer produtos para essa audiência segmentada
Se você possui um grande valor para investir e competir com os grandes players de um mercado, a opção 2 deve ser a mais atraente para você.
Mas, se você ainda não está convencido, separamos alguns argumentos a favor de escolher um nicho:
1. Concorrência
Uma grande vantagem de entrar em um mercado mais segmentado é que a concorrência tende a ser menor e os players possuem menor porte.
Isso acontece pois a maior parte dos mercados segmentados serem pouco explorados ou de pouco interesse para grandes marcas.
Assim você economiza com um posicionamento voltado a um público mais segmentado, já que não precisa gastar para concorrer com grandes players, e consegue muito mais resultados.
2. Qualificação do público
Você já deve ter ouvido falar do funil de vendas, certo? Se não já falamos aqui no blog. Ele consiste em etapas que o seu cliente percorre durante a jornada de compra. Começando com a necessidade que leva a busca pelo produto até o pós-venda.
E a importância do funil de vendas reside no fato de que quando um usuário procura uma solução de forma segmentada, geralmente já está nas fases finais do funil, próximas da conversão.
Portanto, nesse situação o cliente estará muito mais propenso a converter, comprar o produto ou solicitar um orçamento.
Sendo um nicho pequeno, você poderá entender mais facilmente as necessidades desse público-alvo e assim criar conteúdos que consigam atendê-los na necessidade.
Afiliados Iniciantes – Seja pioneiro
Um nicho inexplorado pode fazer de você um pioneiro. Isso acontece quando açguém identifica uma necessidade que não é atendida por nenhuma solução do mercado.
No entanto, não é simples ser pioneiro, isso porque a maioria das pessoas nem saberá que o seu produto existe, já que muitas vezes já fizeram pesquisas anteriores e não puderam encontrar.
Assim, uma boa dose de perseverança pode ajudar você a se manter e estabelecer a sua autoridade em um nicho inexplorado.
A autoridade será muito importante para manter o seu público engajado e confiante em suas soluções.
5 ferramentas para ajudar você a encontrar o seu nicho
Conseguir inovar através de uma ideia não é simples, ás vezes, ter a persona, a análise da concorrência e até mesmo com um bom brainstorming você pode não conseguir.
Nesse caso, selecionamos algumas ferramentas para que você possa escolher o seu nicho de mercado utilizando dados segmentados e com maior precisão.
1. Google
Como dissemos anteriormente, a ferramenta de sugestões de pesquisa do Google mostra várias ideias de nichos de mercado.
Isso é simplesmente reflexo das palavras mais pesquisadas no buscador. Você só precisa digital o nome do produto ou mercado e alguma palavra, como “com”, “de” ou “para” e vai receber várias sugestões.
Um exemplo, quando você procura “curso de”, o Google sugere uma infinidade de cursos diferentes sobre vários segmentos.
2. Keyword planner
Outra ferramenta do Google que pode ajudar muito na escolha de um nicho de mercado. Essa ferrament faz muit mais do que apenas sugerir como na pesquisa do Google.
Ela vai além, permitindo você encontrar palavras-chave que possuem semelhanças com seu produto e assim criar novas oportunidades.
Você também poderá ver o volume de pesquisas por cada termo, assim como segmentar a busca por localização e competição.
3. SEMrush
Essa ferramenta é muito conhecida por ser uma das mais completas do mercado em termos de monitoramento e análise de concorrência na internet.
O SEMrush te ajuda a entender a existência de um mercado e analisar o tamanho da concorrência nele.
Ele também pode ajudar a descobrir quem são os seus concorrentes, as palavras-chave que utilizam e verificar os dados de tráfego.
Ele também permite que você crie uma estratégia de conteúdo, ajuda a otimizar o SEO das suas páginas, gerenciar os seus conteúdos e cuidar das redes sociais.
4. Google Trends
Já falamos sobre o Google Trends quando falamos em acompanhar as tendências de mercado. O motivo é que os interesses estão em constante mutação e o que hoje é tendência, amanhã não é.
Nesse caso, o Google Trends é a ferramenta perfeita para o acompanhamento de tendências. Assim você pode fazer uma pesquisa precisa das buscas por assuntos ao longo do tempo.
Para saber a demanda do seu nicho, você pode utilizar as palavras-chave das pesuisas no Google por exemplo e descobrir a evolução de tendência ao longo do tempo.
Mais interessante ainda é que dá para segmentar a pesquisa por localização e idioma. Assim é possível ter maior consciência da busca pelos seus serviços na localidade selecionada.
5. Google Maps
Sim, o Maps é mais do que um GPS. Ele é uma ferramenta que pode ajudar muito na definição de nichos de atuação.
Com o Maps você pode segmentar geograficamente uma área de atuação onde seu produto não pe explorado, por exemplo.
Você pode simplesmente procurar por “loja de ferramentas na zona sul de são paulo”. Assim você vai encontrar as lojas e verificar os locais onde não possuem lojas. Essa é uma possibilidade.
Por que devo ter um nicho de mercado?
Como já dissemos antes, ter um nicho é muito importante para uma estratégia de negócios sendo que existem várias razões para isso, a saber:
• Uso mais consciente e eficiente dos seus recursos, já que você deve focar no público que se interessa pelo seu produto e não uma abordagem mais genérica.
• A concorrência em nichos de mercado segmentado é menor, portanto, você pode aumentar mais os seus resultados nas pesquisas e se consolidar no mercado mais facilmente.
• Você deve encontrar seus clientes de fora mais fácil, já que eles pesquisam diretamente para aquilo que você oferece.
Se você tem alguma dificuldade em escolher seu nicho, ou alguma dúvida sobre qualquer outra questão no Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.
Forte abraço
Gilberto
Artigos Relacionados
Sobre o Autor
0 Comentários