Afiliado Digital: O que é e como fazer para ganhar dinheiro na internet?

Afiliado Digital: O que é e como fazer para ganhar dinheiro na internet?

Um programa de afiliados consiste em dibulgar produtos ou serviços de terceiros em troca de uma comissão por venda realizada.

No meio digital, a principal forma de divulgar esses produtos é através das redes sociais ou através de um blog ou site próprio, focado em divulgação. Alguns tipos de anúncios também costumam ter bons resultados.

Atualmente o marketing de afiliados é o ramo de vendas na internet que mais cresce, com cada vez mais produtos e vendedores. Isso pode garantir uma renda extra para quem souber como anunciar e vender produtos de terceiros.

Entre as grandes vantagens estão o fato de poder trabalhar de qualquer lugar, bastando um computador ou smartphone e uma conexão com a internet. Também é interessante o fato de não precisar ter um produto para vender, o que significa que você é responsável apenas pelas vendas, sendo toda a parte de suporte e atendimento, responsabilidade do produtor.

Obviamente, será necessária uma boa dose de trabalho e esforço para que o seu trabalho gere bons frutos, por isso, você precisa fazer a diferença para concorrer no mercado.

Porém, depois que você conseguir entender e estabelecer o seu negócio, poderá até mesmo trabalhar em tempo integral nele.

Nesse artigo, pretendemos ensinar o que é necessário saber sobre como você pode se tornar um afiliado digital.

O que é um afiliado digital?

o que é um afiliado digital?

O afiliado é um participante de um programa de afiliados, seu principal objetivo é vender um produto ou serviço de uma empresa em troca de uma comissão pela compra.

Vender como afiliado é uma estratégia de marketing muito comum, utilizada há muito tempo e que sempre produziu grandes resultados. Por isso, é uma ideia atrativa para quem deseja vender produtos sem precisar de uma ideia ou estoque.

Seu trabalho é realizar o marketing do produto ou serviço que deseja vender e, assim, levar até o consumidor as vantagens da solução que você oferece.

Os afiliados digitais vendem os chamados infoprodutos, produtos digitais que normalmente são baseados em informações, como cursos, palestras e treinamentos.

Atualmente, muitas pessoas ganham bastante dinheiro na internet focando seus esforços em vender infoprodutos aos consumidores.

Contudo, uma parte desses ganhos é gasta na promoção dos produtos. Esse é o custo principal de qualquer negócio de afiliados.

Onde você pode se tornar um afiliado digital?

Tanto para quem desenvolve produtos, quanto para quem vende como afiliado, existem diversas plataformas que permitem que você se cadastre gratuitamente e venda os produtos que quiser.

Entre as mais conhecidas estão a Hotmart, Eduzz e Monetizze. Nestas plataformas, você terá acesso a milhares de infoprodutos que você poderá vender.

Depois de realizar o cadastro gratuito em qualquer dessa plataformas, você pode começar a escolher os produtos que deseja vender. Dependendo do produto, você deverá aguardar a autorização do produtor para começar a vender.

Após a autorização, esse produto poderá ser selecionado no seu perfil, onde você verá o link de afiliado que você poderá usar para divulgar seu produto.

Tenha atenção: esse link é único e exclusivo seu, a partir dele é que serão rastreadas as suas vendas. Portanto, modificar esse link pode impedir você de receber as comissões pelas vendas realizadas.

Com esse link, você deverá começar a divulgação do produto em redes sociais, anúncios ou um blog próprio.

Cada vez que alguém clicar no seu link e comprar o produto, você receberá uma comissão. Assim imagine se você anunciar e vender diversos produtos diferentes, o potencial da sua renda se torna inimaginável.

Remuneração

A remuneração varia de acordo com o programa de afiliados. Embora todas as remunerações sejam baseadas em comissões, nem todas utilizam o mesmo formato para remunerar o afiliado.

Portanto, vamos conhecer os principais métodos de remuneração.

CPA – Custo Por Ação

Nessa modalidade, a remunceração do afilliado é baseada nas ações realizadas pelo usuário. Por isso, é importante ter atenção ao que o produtor solicita.

Uma das ações mais comuns para gerar comissão é a venda realizada. Porém, existem alguns tipos de comissão baseadas nos cadastros realizados ou a partir do acesso a uma página específica.

Custo por clique

Essa remuneração também é baseada na ação do usuário, nesse caso o custo por clique. Em algumas estratégias de marketing, dependendo do objetivo, você pode ser comissionado apenas com o clique do usuário no link.

Custo por visualização

Alguns programas também oferecem remuneração baseado no número de visualizações geradas. Portanto, cada vez que um usuário ver a página, você será remunerado.

Vantagens do programa de afiliados

 

vantagem do programa de afiliados

Existem vários benefícios e vantagens de ser um afiliado e, como já dissemos, com dedicação e esforço você pode conseguir muito mais do que imaginou através desse segmento.

Separamos algumas vantagens de ser um afiliado para você entender melhor:

  • Facilidade de execução: Entrar em um programa de afiliados é extremamente simples, bastando que você se cadastre em uma ou mais dentre as diversas plataformas disponíveis, escolher os produtos que deseja vender e começar a divulgar seu link exclusivo de afiliado.
  • Você não precisa dar suporte: Em caso de dúvidas ou se precisar de mais informações, o cliente entrará em contato com o suporte do produto, que é de inteira responsabilidade do produtor, não sua. Portanto, você pode focar em apenas vender seu produto.
  • Não precisa ter especialidade no ramo: Você não precisa de qualquer conhecimento técnico do produto que irá comprar para ser um afiliado de sucesso. Basta se cadastrar, ter um conexão com a internet, um computador ou smartphone e começar a divukgar seu link pelos meios que dispor.
  • Baixo risco: Como o produtor tem a responsabilidade de criar, produzir e entregar o produto, você apenas foca em vender. Portanto, sua única função é trazer clientes e receber a comissão pelos que comprarem o produto.

 

Como você pode ver, existem muitas vantagens de ser um afiliado, sem contar com a chance de ser seu próprio chefe e trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Divulgando seus produtos

Conhecendo em detalhes um programa de afiliados, como funciona e as vantagens de ser um afiliado digital, você agora precisa saber como fazer a divulgação dos produtos para começar a ganhar dinheiro.

Para que consiga garantir mais vendas e comissões, é necessário que você saiba levar o produto aos seus potenciais clientes e isso você consegue através do marketing.

Divulgação Orgânica

Esse é o método mais barato de divulgar seus produtos, pois não envolve gastar dinheiro com anúncios em plataformas como Google, Facebook e Youtube.

Geralmente, você precisa de um site ou blog para realizar essa divulgação, que serão as plataformas de contato com os potenciais clientes.

Uma das formas que você pode utilizar é criar um blog ou site de um assunto relacionado com o produto que você vende e inserir banners do produto no site para que aumente as chances dos clientes se interessarem pelo que você vende.

Você também pode inserir os links de afiliado nos textos que criar e assim aumentar as chances de que um usuário clique, se interesse e compre o produto.

Outro local onde você poderá fazer a divulgação orgânica é nas redes sociais. Divulgue novidades e promoções e assim fortaleça a imagem dos produtos que você divulga.

Para não parecer vendedor de um produto, você também pode buscar criar páginas de um determinado assunto em redes sociais e, assim, divulgar para os participantes materiais sobre o assunto com o link de afiliado.

Você deve buscar inclusive aumentar o seu alcance a partir dessas soluções. Uma possibilidade é que você crie conteúdos persuasivos e instigantes de forma regular, com uma boa frequência, de forma a engajar mais pessoas e assim aumentar o tráfego para a sua página e, dessa forma, atingir mais potenciais clientes.

Divulgação paga

Assim como você pode divulgar de forma gratuita, existe a opção de divulgação paga ou patrocinada. Nela você pode impulsionar a sua estratégia atingindo mais potenciais consumidores.

O mais comum é investir nas principais plataformas de anúncios, Google Ads e Facebook Ads. Com posições privilegiadas nas páginas dessas plataformas, você tende a conseguir maior visibilidade e isso pode se traaduzir em mais pessoas alcançadas, mais cliques e potencialmente, mais vendas.

Você já deve ter visto em alguma pesquisa do Google a palavra anúncio ao lado de algum resultado. Isso significa que esse link na verdade é de um anunciante do Google.

Você já deve ter reparado que os anúncios tendem a ficar em destaque e que muitas vezes clicamos neles como um resultado comum.

Por isso, anunciar no Google é uma excelente alternativa para aumentar o alcance das suas estratégias, do seu blog ou mesmo diretamente, do link de afiliado que você possui.

Para ter sucesso nesse caminho você deve selecionar as palavras chave mais relevantes. Escolha cuidadosamente pois as palavras chave tendem a impactar diretamente no resultado da sua campanha.

Assim, tendo mais cliques e mais visitantes, as chances de você conseguir aumentar as suas vendas através de campanhas de marketing é maior.

Facebook Ads

Outra potência dos anúncios é o Facebook. Com mais de 2 bilhões de usuários esta ainda é a maior rede social do mundo.

Porém, com o crescimento de usuários, cresce também a concorrência para aparecer para eles.

E, com o intuito de se destacar e conseguir ser mais relevante e alcançar as pessoas certas com seu conteúdo, a empresa oferece alternativas para que o seu conteúdo seja dibulgado de forma mais ampla, atingindo mais pessoas.

Para isso você deve configurar parâmetros de segmentação, que garantam que os seus anúncios serão veiculados de forma segmentada para o público alvo dos seus conteúdos.

Você ainda pode potencializar o efeito das suas estratégias aplicando a divulgação gratuita e paga ao mesmo tempo, trazendo resultados mais consistentes a curto, médio e longo prazos.

Conclusão

Ser um afiliado digital não é tarefa fácil. Você vai precisar de muito suor, esfotço e perseverança para conseguir sucesso verdadeiro e duradouro.

A seu favor pesa o fato de que as coisas se tornam mais fáceis conforme o tempo passa, pois você vai aumentando a sua autoridade e experiência.

Porém, você não pode descuidar e sempre se manter atualizado com as melhores técnicas de marketing, de forma a se manter na vanguarda e aumentar o sucesso das suas ações.

E não se iluda com promessas falsas, há muito dinheiro para ganhar como afiliado digital, mas o sucesso não ocorre do dia para a noite, ele vem com o tempo.

Também não imagine que você fará a sua venda no primeiro dia, se fizer parabéns, mas compreenda que a maioria costuma esperar dias e até semanas para que os primeiros frutos apareçam,

Por fim você também não deve esquecer que existem muitos produtos diferentes e muitas plataformas diferentes e você pode experimentar tudo para ver algo que faz mais sucesso com você.

Desejamos a você muito sucesso na sua empreitada e nos colocamos a sua disposição caso queira saber como potencializar as suas estratégias de marketing na internet.

Se você tem alguma dificuldade ou alguma dúvida sobre Marketing Digital? Deixe um comentário ou mande um email para [email protected] e ficarei muito feliz em responder.

Forte abraço

Gilberto

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.