Ícone do site Gilberto Teixeira

6 dicas de como usar o e-mail marketing corretamente

6 dicas de como usar o e-mail marketing corretamente

A comunicação bem-sucedida com os clientes é feita por meio do email marketing, que consiste em enviar e-mails para o público-alvo de uma empresa, que pode existir no pool de contatos ou nos leads gerados.

O email marketing é uma das principais táticas de marketing digital e ajuda as empresas a se comunicarem diretamente com clientes e leads (clientes em potencial).

Com isso, fortalecem relacionamentos, geram leads e ainda aumentam o retorno sobre o investimento de um negócio que oferece serviço de tratamentos para pele, o famoso ROI.

Embora muito necessário, algumas organizações renunciam a essa estratégia. Isso acontece porque, no passado, o e-mail era visto como uma tentativa de resolver problemas como spam, métodos invasivos, golpes e muito mais.

Essa reputação negativa levou as pessoas a ignorar ou deletar as mensagens, mesmo antes de serem lidas.

No entanto, a tecnologia evoluiu e trouxe ferramentas para tornar essa ação mais eficiente, permitindo que chegue à pessoa certa no momento ideal com uma abordagem aprimorada.

Porém, isso é de suma importância: para isso, é preciso que as empresas entendam como utilizar esse recurso, além de saber as vantagens de uma boa estratégia de email marketing.

Email marketing: o que é essa estratégia?

É referido como e-mail marketing como o envio de e-mails para uma lista de contatos, com o intuito de estabelecer uma comunicação direta com os indivíduos e atingir objetivos de negócio.

Atualmente, para dar vida a essa ação, as marcas utilizam ferramentas automatizadas. Desde a sua criação, o envio de e-mail cresceu a ponto de ser uma comunicação direta entre dois contatos.

Destinado ao uso de empresas como as que trabalham com coworking sala de treinamento, tornou-se inicialmente uma identidade para os usuários da internet, o que facilitou a troca de mensagens e o cadastro na rede.

Os profissionais de marketing logo reconheceram seu valor e o converteram em meio de divulgação de produtos e serviços, discussão de ofertas e outras possibilidades.

Mas devido a alguns comportamentos, enviar e-mails começou a incomodar as pessoas. Algumas empresas persistem e enviam mensagens sem a autorização prévia do usuário.

Como resultado, a reputação dessa estratégia foi prejudicada, o que levou provedores de e-mail como Google e Yahoo a diminuir em popularidade para evitar qualquer tentativa de spam.

Por sua vez, os usuários começaram a excluir ou ignorar as mensagens às quais não queriam ter acesso em suas caixas de entrada.

Com isso, organizações de diversas áreas começaram a definir sua abordagem para as pessoas desse canal. Eles pedem autorização para enviar material, segmentar a base e criar conteúdos relevantes e específicos para cada um.

Isso reacendeu a prática do e-mail marketing, que antes se afastava de suas raízes: empresas, como as que oferecem vacina para gato v5, passaram a criar mensagens diretas e personalizadas que agregam valor aos destinatários.

Quais as vantagens do e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Sabemos que um site institucional é imprescindível, as redes sociais são indispensáveis ​​e o e-mail é tão importante quanto qualquer outro canal.

Como tal, existem várias razões pelas quais as empresas devem usá-lo, a começar pelo seu amplo alcance. Hoje, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usam e-mail, e espera-se que esse número continue crescendo.

Para fazer login em um site, os usuários também precisam ter uma conta de e-mail válida, por isso é uma parte importante do acesso à Internet.

Quando uma corporação gasta dinheiro em e-mail marketing, ela tem a capacidade de atingir um público maior que não está presente nas redes sociais ou outras plataformas digitais.

Se uma empresa que trabalha com envidraçamento de sacada com ar condicionado posta alguma coisa no Facebook, nem todos os seguidores vão conseguir ver, por causa dos algoritmos que determinam quais postagens são relevantes para os usuários.

Em outras palavras, o alcance orgânico não pode ser previsto porque não temos controle sobre quantas pessoas veem o que publicamos.

Além disso, esse é um formato versátil que pode ser personalizado para incluir diversos elementos e as empresas podem personalizar como quiserem.

As empresas de pintura fachada de loja não têm limite de caracteres ao criar mensagens de e-mail e contam com outras vantagens muito benéficas como:

Além disso, os layouts também podem ser criados de acordo com as necessidades e identidade visual do negócio, as marcas podem fazer os templates que quiserem, incluindo elementos gráficos ou apenas escrever texto.

Isso promove a personalização da mensagem e a transmite de forma mais eficaz ao destinatário pretendido, mais próximo dele, o que facilita a oferta de uma sessão câmara hiperbárica com muito mais facilidade ao público-alvo.

Em última análise, o retorno sobre o investimento do email marketing é um dos mais altos. Algumas pesquisas apontam que o retorno estimado é bem mais alto do que algumas outras campanhas ativas de marketing.

As recompensas para este segmento do negócio podem ser mais intrigantes. Isso ocorre porque a despesa desse empreendimento é baixa e a taxa de conversão é alta.

Tudo o que é necessário da empresa são apenas um domínio, um software de automação e um profissional dedicado a implementar o plano.

No entanto, ter acesso a todos esses benefícios depende principalmente da compreensão das marcas quanto ao valor do marketing por e-mail como um método.

Como utilizar a estratégia de email marketing?

As empresas que desejam fazer uso desta estratégia podem contar com algumas dicas essenciais que facilitam a aplicação e desenvolvimento de técnicas para enviar um email mais eficiente. Estas são:

1. Conhecer bem a jornada do cliente

Em qualquer negócio, existe um processo chamado jornada do cliente, que é dividido em quatro etapas: aprendizado e descoberta, consideração da solução e decisão de compra. 

Cada uma dessas etapas atende às necessidades do cliente, portanto, existem diferentes técnicas de email marketing para cada etapa e buscar entendê-las fará com que as empresas consigam desenvolver emails que serão difíceis de serem ignorados.

2. Criar um conteúdo genuinamente bom

As empresas precisam fornecer mais informações do que apenas vender um produto. Uma das melhores dicas de e-mail marketing é fornecer ao público conhecimentos e soluções valiosas para superar qualquer tipo de problema ou frustração.

Além disso, a qualidade do conteúdo associado a tudo o que é incluído nos e-mails, como texto e imagens, deve ser excepcionalmente empolgante.

Por isso, é fundamental que um fabricante de anel elástico trava externo, por exemplo, demonstre aos usuários que a empresa é profissional, criativa e disposta a ajudá-los no que for necessário.

3. Personalizar bem todos os emails enviados

Uma das dicas mais valiosas de marketing por e-mail é reservar um tempo para analisar e combinar os usuários com base nos dados demográficos.

As empresas ainda podem usar um questionário ou formulário de registro para isso. Isso ajudará a determinar a mensagem e o estilo de redação a serem usados ​​para diferentes grupos de clientes.

E se o negócio quiser ir um passo além, também pode escrever os nomes dos usuários no início do e-mail. Hoje, com a mídia de massa e a comunicação instantânea, os clientes apreciarão uma abordagem mais pessoal.

4. Realizar testes A/B

O teste A/B é uma ferramenta poderosa que pode ajudar um negócio que oferece produtos como um alinhador de aro de bicicleta, por exemplo, a encontrar a melhor versão do site que atrairá mais visitantes.

Essencialmente, esses testes se baseiam na comparação de duas versões da mesma página para determinar qual delas tem o maior efeito.

Usar o teste A/B como parte de uma campanha de marketing por e-mail é uma estratégia benéfica que pode ajudar qualquer negócio a ter sucesso.

5. Evitar o envio excessivo de emails

É inteligente informar ao público com que frequência a empresa envia e-mails. Seja uma vez por semana, duas vezes por semana ou uma vez por mês, elas têm de ser precisas e diretas.

O ideal é que as empresas nunca sobrecarreguem seus clientes com e-mails toda vez que fizer pequenas alterações em seus negócios. Se isso ocorrer, eles terão uma impressão negativa da marca e talvez nunca mais desejem receber as mensagens.

6. Desenvolver emails mobile friendly

Estudos apontam que 66% dos e-mails são acessados ​​em dispositivos móveis. E as empresas podem perder um grande número de clientes em potencial se não otimizar o conteúdo de seus e-mails para dispositivos móveis e tablets.

Outra peça vital do marketing por e-mail é tornar o site da marca otimizado e compatível com dispositivos móveis.

Se as pessoas seguirem os links e descobrirem que o site não está otimizado para os dispositivos móveis, poderá ser frustrante para um grande número de pessoas.

Considerações finais

Mesmo se tratando de uma estratégia relativamente conhecida no marketing digital, o email marketing vem se tornando um complemento muito essencial nas demais estratégias de todos os segmentos de negócio.

Para alavancar o resultado, o conteúdo da mensagem deve ser cuidadosamente elaborado e a campanha bem estruturada. Só assim será possível que as marcas atinjam os objetivos desejados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sair da versão mobile